Número Atual

2024: Fundamentos e Inquietações do Jornalismo
					Ver 2024: Fundamentos e Inquietações do Jornalismo

Marisa Torres da Silva 

Doi: https://doi.org/10.34619/wjpr-nphb
ISBN: 978-989-9048-41-6 [Suporte: Eletrónico] 978-989-9048-40-9 [Suporte: Impresso]

Este livro visa favorecer uma problematização abrangente e multifacetada sobre o jornalismo, em torno da sua missão e funções, os valores e os contextos em que opera, assim como os quadros analíticos que têm sido mobilizados na sua problematização científica. Tomando em consideração a (cada vez mais premente) importância do jornalismo na sociedade, pretende analisar de forma crítica os enquadramentos sociais, políticos, económicos ou tecnológicos mais vastos em que o jornalismo tem operado, sinalizando processos de mudança, desafios e oportunidades no contexto de transformações atuais.
A obra tem, assim, como propósitos fundamentais: compreender o papel e a relevância do jornalismo em democracia e o seu impacto em diferentes esferas sociais, culturais, políticas ou económicas; examinar a emergência do jornalismo moderno e a afirmação de uma identidade profissional, bem como, em paralelo, captar dinâmicas estruturais e conjunturais de transformação, bem como as suas implicações nas funções e princípios básicos do jornalismo; confrontar a dimensão normativa do ethos jornalístico com vetores de discussão já recorrentes (tanto no interior da própria profissão como ao nível da sua reflexão académica) e outros emergentes, face a uma ecologia mediática em mutação; identificar as oportunidades e os desafios do jornalismo enquanto instituição e enquanto atividade social e cultural, assim como tendências e linhas de pesquisa contemporâneas dos estudos de jornalismo; problematizar a relação paradoxal de proximidade e de distância entre o jornalismo e os seus públicos, procurando contribuir para a discussão de uma temática menos explorada na pesquisa e no ensino do jornalismo.

Palavras-chave: jornalismo, notícias, estudos de jornalismo, crise do jornalismo, democracia, ethos jornalístico, valores-notícia, públicos, audience turn

Publicado: 2024-07-08

Download integral

Ver Todos os Números

Uma publicação do Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA