Dos arquivos às exposições: fotografia pública e história em ‘Conflitos’ (2017)

Autores

  • Ana Maria Mauad Universidade Federal Fluminense, Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História, Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI-UFF); pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) https://orcid.org/0000-0001-8973-5238

Resumo

No artigo apresento a noção de fotografia pública refletindo sobre o trânsito das fotografias dos arqui-vos históricos para as exposições. Apoio-me na análise da exposição fotográfica 'Conflitos', montada no Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, em 2017. Avalio como partir dos anos 1980 a gradual presença dos arquivos fotográficos como parte de exposições sobre a história contemporânea, tanto no Brasil quanto internacional- mente, fazem parte de um período em que a fotografia emerge no espaço público visual como objeto portador de história. Um movimento que se consolidaria nos anos posteriores pela compreensão da prática fotográfica como parte da experiência histórica. Afirma-se, na contemporaneidade, o papel do arquivo fotográfico e sua curadoria como parte importante da trajetória do objeto fotográfico. Assim, as fotografias quando apresentadas nas narrativas visuais das exposições tornam-se plataformas de produção de história pública.

Palavras-chave: Fotografia pública; exposições fotográficas; arquivos fotográficos; prática fotográfica; história pública.

Biografia Autor

Ana Maria Mauad, Universidade Federal Fluminense, Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História, Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI-UFF); pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)

No artigo apresento a noção de fotografia pública refletindo sobre o trânsito das fotografias dos arquivos históricos para as exposições. Apoio-me na análise da exposição fotográfica 'Conflitos', montada no Insti- tuto Moreira Salles, Rio de Janeiro, em 2017. Avalio como partir dos anos 1980 a gradual presença dos arquivos fotográficos como parte de exposições sobre a história contemporânea, tanto no Brasil quanto internacionalmente, fazem parte de um período em que a fotografia emerge no espaço público visual como objeto portador de história. Um movimento que se consolidaria nos anos posteriores pela compreensão da prática fotográfica como parte da experiência histórica. Afirma-se, na contemporaneidade, o papel do arquivo fotográfico e sua curadoria como parte importante da trajetória do objeto fotográfico. Assim, as fotografias quando apresentadas nas narrativas visuais das exposições tornam-se plataformas de produção de história pública.

Palavras-chave: Fotografia pública; exposições fotográficas; arquivos fotográficos; prática fotográfica; história pública

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Mauad, A. M. . (2021). Dos arquivos às exposições: fotografia pública e história em ‘Conflitos’ (2017). Livros ICNOVA. Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/57