Utopia e mito nos jornais portugueses em Londres (1808-1822)

Autores

Resumo

Como os jornalistas portugueses, por meio de seus jornais, utilizaram utopias e mitos para refletir a enorme imprecisão do tabuleiro europeu no início do século XIX? Com a insegurança gerada pela aceleração do tempo e a implosão das realidades nacionais durante a expansão napoleônica, os jornalistas buscaram se refu- giar em tempos e espaços estáveis, para tanto entrecruzando a tradição inerente à nação, as promessas da razão e, não menos importante, a utopia e as mitologias políticas. Os periódicos que darão sustentação a este estudo, e que foram fundamentais no delineamento de uma esfera pública em língua portuguesa, englobam a produção de Hipólito José da Costa (Correio Braziliense entre 1808 e 1822), João Bernardo da Rocha Loureiro (O Português entre 1814 e 1822 e O Espelho entre 1813 e 1814) e José Liberato (O Investigador entre 1814 e 1819 e O Campeão Portu- guês entre 1819 e 1821). A análise dos periódicos está dividida em três seções, cada uma delas dedicada a um jorna- lista: Hipólito da Costa permite ver uma utopia que tem como cerne o paraíso idílico no Brasil, terra caracterizada pela promessa da virgindade e da distância do caos europeu; João Bernardo da Rocha Loureiro, em seu retorno ao caráter pastoril e ao mesmo tempo imperial de Portugal no século XV, busca reavivar a grandeza pretérita do povo lusitano nas páginas de seus dois jornais; José Liberato, por fim, por meio de uma razão que se atrela à virtude religiosa, imagina a política portuguesa como um mecanismo revitalizado. O avanço desse raciocínio mostra que a utopia é uma característica inerente de jornais criados no espaço da modernidade, mas que, apesar do seu apelo constante à razão, ela persiste fundada e atravessada por várias formas de mitologia política.

Palavras-chave: jornalismo português; iluminismo; utopia política; Correio Braziliense; João Bernardo da Ro- cha Loureiro.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Francisco Munaro, L. . (2021). Utopia e mito nos jornais portugueses em Londres (1808-1822). Livros ICNOVA. Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/40