Evocar o pioneirismo de Augusto Xavier da Silva Pereira na senda da História do Jornalismo em Portugal

Autores

Resumo

Esta apresentação pretende evocar o pioneirismo bibliófilo de Augusto Xavier da Silva Pereira (1838- 1902) e do seu Diccionário Jornalístico Portuguez (vols. I-XIII, manuscritos), uma ferramenta de auxílio quase desconhecida da Historiografia do Jornalismo português e brasileiro. O objectivo primordial do Diccionário Jor- nalístico Portuguez foi, essencialmente, compilar o volumoso conjunto de informações dispersas sobre os jornais portugueses desde o nascimento da imprensa periódica, iniciada na óptica do Autor em 1625, até ao marco cronológico de 1889, coincidindo com a morte de D. Luís I. Esta obra seria comprada pela Academia Real das Ciências de Lisboa à viúva do Autor, D.a Maria Francisca de Sá da Silva Pereira, em 1914, com o compromisso da sua imediata impressão, o que não sucedeu, não obstante a sua edição digital em 2008. Estas informações bibliográficas devem ser entendidas na perspectiva metodológica do Diccionário Bibliográphico Portuguez (vols. I-XXIV, 1858-1972), iniciado por Inocêncio Francisco da Silva (1810-1876). Não obstante a sua edição limitada em formato digital, aquela obra encontra-se praticamente inexplorada, justificando-se a sua edição transcrita e crítica. Repositório das manifestações políticas, sociais e culturais desde a Restauração de 1640, percorrendo o Século das Luzes, as lutas liberais e a Regeneração, o Diccionário Jornalístico Portuguez é considerado unanimemente uma fonte histórica incontornável para os órgãos noticiosos portugueses, sem descurar a imprensa periódica brasileira e europeia.

Palavras-chave: Augusto Xavier da Silva Pereira; Sebastião da Silva Leal; Diccionário Jornalístico Portuguez; Academia das Ciências de Lisboa; Jornalismo; História.

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Dias , E. J. G. ., & Moreira , N. B. . (2021). Evocar o pioneirismo de Augusto Xavier da Silva Pereira na senda da História do Jornalismo em Portugal . Livros ICNOVA, (2). Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/31