O ensino do jornalismo em Portugal: da “tarimba” ao ensino “à distância”

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Resumo

Este capítulo é um contributo para a história do ensino do jornalismo em Portugal. Contempla a intersecção e articulação de diversos campos — religioso, político, social, económico, cultural ou tecnológico — na construção desse percurso, bem como a evolução do próprio jornalismo e das políticas de educação. Organiza--se em quatro etapas: a primeira, a que chamamos de “pré-científica”; a segunda, de controlo político ou “ditatorial” que vigora durante o Estado Novo; a terceira, de consolidação e de convergência europeia, coincidente com a criação dos primeiros cursos superiores e com a Declaração de Bolonha; a etapa final, aberta, caracterizada pelo ambiente digital, nas redações e no ensino, e pela emergência de novos perfis profissionais. Identifica-se como marca identitária desta evolução a relação entre a classe jornalística e a academia.

Palavras-chave: ensino superior; formação; jornalismo; história; Portugal

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Marinho, S. (2022). O ensino do jornalismo em Portugal: da “tarimba” ao ensino “à distância”. Livros ICNOVA. Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/128