Um ponto de encontro móvel: o logótipo tridimensional como centro simbólico das cidades

Autores

  • Luiz Fernando Manhães da Silva Universidade do Minho/CECS fernandomanhaes@prix.com.br
  • Ana Duarte Melo Universidade do Minho/CECS

Resumo

Este artigo tem como objetivo observar e refletir sobre as percep..es, efeitos e consequ.ncias da exibi..o de log.tipos tridimensionais que v.rias cidades em Portugal adotaram como sua pr.pria marca no espa.o p.blico, seguindo o exemplo do caso “I Amsterdam” (Allam, 2020; Zenker & Braun, 2017), uma tend.ncia de branding territorial, que exibe as marcas em espa.os centrais e emblem.ticos das cidades. Entendemos como log.tipos tridimensionais das marcas-cidade, os nomes das cidades e/ou as suas marcas constru.das como estruturas visuais s.lidas, que de alguma maneira impactam o espa.o, os transeuntes e a paisagem urbana. Tendo como foco particular o caso da cidade do Porto e a marca-cidade “Porto.” (Porto ponto), aborda-se o potencial comunicacional da marca a partir dos suportes tridimensionais, refletindo sobre a influ.ncia e a intera..o que estabelecem com moradores e turistas da cidade. Busca-se assim um novo olhar sobre conceito marca-cidade, a partir dos log.tipos tridimensionais como centro simb.lico das cidades em v.rias dimens.es: 1) a sua mobilidade por v.rios espa.os da cidade; 2) o relacionamento presencial com os cidad.os; 3) a apropria..o destes log.tipos em publica..es nas redes sociais. A base metodol.gica deste estudo explorat.rio . a observa..o in locco das pessoas que tiram fotos juntas com os log.tipos, complementada com uma busca aleat.ria de publica..es nas redes sociais com a exibi..o da marca territorialmente reconhecida como “Porto.”.

Palavras-chave: Marca-Cidade; Branding Territorial; Log.tipos Tridimensionais; Publicidade Urbana; “Porto.”

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Manhães da Silva, L. F., & Melo, A. D. (2022). Um ponto de encontro móvel: o logótipo tridimensional como centro simbólico das cidades. Livros ICNOVA. Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/94

Edição

Secção

Artigos