Singularidades do jornalismo português nos Estados Unidos: lingua, diplomacia e publicidade (1920-1940)

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Resumo

Após um período em que numerosos meios de comunicação impressos em língua portuguesa floresceram nos Estados Unidos, graças ao afluxo maciço de novos imigrantes entre 1890 e 1920, o jornalismo português afirmou-se gradualmente como uma actividade profissional interessante para aqueles que tinham a formação e a capacidade de fundar um jornal e atrair um número suficiente de anunciantes e leitores para o tornar sustentável. Alguns meios de comunicação foram editados por famílias num ambiente quase doméstico, feitos por e para imigrantes portugueses de origens muito específicas, provenientes de pequenas aldeias açorianas, madeirenses ou de Portugal continental, e com perfis socioculturais particulares. Durante o processo de consolidação deste modelo de jornalismo desenvolvido com enormes limitações, surgiram circunstâncias singulares, não só na forma de produzir e narrar as notícias, mas também na tipologia dos anunciantes e no formato dos seus anúncios publicitários. Esta comunicação estuda algumas das marcas que distinguiram este tipo de jornalismo durante o período de 1920 a 1940, quando o governo dos EUA começou a restringir a entrada de novos imigrantes portugueses e a concorrência tornou-se cada vez mais feroz devido ao declínio do público. Além disso, a emergência de um novo meio, a rádio, provocou uma redução significativa da publicidade, obrigando ao encerramento de muitos jornais. No meio desta dinâmica de sobrevivência, surgiu um debate entre os imigrantes sobre o uso da língua por alguns jornalistas, que foram acusados por alguns diplomatas portugueses de maltratar a língua de Camões e criar uma espécie de neolinguagem. Através de uma metodologia que utiliza técnicas qualitativas como a análise do discurso, estudam-se alguns dos jornais mais relevantes deste período, como Alvorada de New Bedford, ou o Heraldo Português de Taunton, em que se pode apreciar o estilo da narrativa jornalística e publicitária dos imigrantes.

Palavras-chave: jornalismo; imprensa; história; imigração portuguesa; Estados Unidos.

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

Pena-Rodríguez A. (2021). Singularidades do jornalismo português nos Estados Unidos: lingua, diplomacia e publicidade (1920-1940) . Livros ICNOVA, (2). Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/21