Um olhar sobre a imprensa periódica de música na década de 1920, em Portugal

Autores

Resumo

Durante as primeiras décadas do século XX, a imprensa periódica de música em Portugal está em expansão, no seguimento do desenvolvimento do género na segunda metade do século XIX. Sucedem-se projectos, alguns associados a estabelecimentos de ensino e associações, outros especificamente dedicados à divulgação do fado, à propagação da música sacra e à edição de partituras; a maioria são genericamente consagrados à vida musical portuguesa (em particular a de Lisboa, onde quase todos estes periódicos eram editados) e anun- ciavam-se com os objectivos de orientar o público e de contribuir para o desenvolvimento da cultura musical no país. Porém, à medida que novos títulos surgiam, muitos depressa se extinguiam, sendo poucos os que foram capazes de se manter em circulação, facto que sugere um meio incerto e sujeito à instabilidade económica e social que afectou o país nesta época. Neste artigo pretende-se revelar algumas luzes sobre o movimento da imprensa periódica de música em Portugal na primeira metade do século XX, focando em particular os jornais e revistas lançados na década de 1920, que foi particularmente fértil em novas publicações, o ambiente em que estes se desenvolveram e os elementos que os caracterizavam. A partir da análise de conteúdo de um conjunto de jornais datados de 1927, são observadas mais concretamente as características, orientações, matérias contempladas e percursos deste género de imprensa.

Palavras-chave: música na imprensa periódica; imprensa musical; crítica musical; história da música; história do jornalismo.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Calado , M. . (2021). Um olhar sobre a imprensa periódica de música na década de 1920, em Portugal . Livros ICNOVA, (2). Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/12