Para uma História do Jornalismo no Meio Invisível

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Resumo

A rádio é um meio de comunicação conhecido pela sua resiliência, tendo-se mantido socialmente relevante até ao presente, não obstante as muitas alterações tecnológicas, de produção e de consumo que testemunhou ao longo do último século. Se é verdade que o aparecimento da televisão despojou a rádio do papel central que outrora havia ocupado enquanto meio de informação e entretenimento, o medium sonoro relevou a capacidade de se reinventar, introduzindo novas lógicas de programação e de produção informativa e adotando novas tecnologias que viriam a favorecer a escuta em contextos diversos, nomeadamente em mobilidade. Já no século XXI, não obstante a discussão sobre a disrupção do modelo de negócio dos media ditos tradicionais, em sequência da transferência de uma parte substancial dos investimentos publicitários para as plataformas digitais (Napoli, 2019), a rádio tem conseguido adaptar-se ao cenário de convergência, diversificando os meios de transmissão, a tipologia de conteúdos oferecidos, mas também o modo de programar as estações e de estimular a sua presença online, o que lhe tem permitido contactar com novos públicos e aprofundar a relação que mantem com os ouvintes.

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Ribeiro, N. (2022). Para uma História do Jornalismo no Meio Invisível. Livros ICNOVA. Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/108