
301

Síntese histórica da imprensa 
de expressão portuguesa 
na Ásia

Historical synthesis of the Portuguese expression 
press in Asia

António Hohlfeldt1

Pontifícia Universidade Católica 
do Rio Grande do Sul / Escola de Comunicação, 
Artes e Design
a_hohlfeldt@yahoo.com.br
ORCID ID: 0000-0001-5284-8730

DOI: https://doi.org/10.34619/tfhy-izxk301

https://orcid.org/0000-0001-5284-8730
https://doi.org/10.34619/tfhy-izxk


302 António Hohlfeldt

Resumo: O artigo busca organizar a história do jornalismo nas duas antigas colónias de Portugal na Ásia, Goa 
— na Índia — e Macau — na China. Houve especial preocupação não só em identificar títulos, mas tendências no 
processo do desenvolvimento destes dois jornalismos que, inclusive, evidenciam contatos com o jornalismo de 
outras colónias portuguesas, seja na África, seja no Brasil.  

Palavras-chave: história do jornalismo; jornalismo de expressão portuguesa na Ásia; jornalismo de Goa; jor-
nalismo de Macau; jornalismo comparado.

Abstract: This text intents to organize a journalism history in the oldest colonies of Portugal in Asia: Goa — in India — 
and Macau — in China. The text pays special attention to identify titles of newspapers but also understand tendencies 
on the development process f these two journalisms. It is important to realize that they have many common points with 
the African and Brazilian journalism. 

Key-words: history of journalism; journalism of Portuguese expression on Asia; journalism in Goa; journalism in 
Macau; comparative journalism.

1

Há antigas narrativas manuscritas, que podem ser consideradas jornalísticas, antece-
dendo a introdução da imprensa em Portugal, como as Novas da infelicidade da armada de 
Sua Majestade que escreveu o Mestre da Sota Capitania, de 1558, que documentam as primeiras 
viagens de conquista e de colonização, com suas glórias mas também, seus riscos. Evidencia-
-se que a introdução da imprensa facilitou este tipo de relato, que se popularizou, mesmo que 
a Corte portuguesa fosse avessa à demasiada publicização das viagens que se faziam sob seus 
auspícios, graças às disputas com Espanha, num primeiro momento e, posteriormente, com 
França, Inglaterra ou Países Baixos (Hohlfeldt, 2009).

Comparativamente, a existência de prelos é mais antiga na Ásia do que na África, não 
apenas porque os chineses possuíam impressoras xilográficas2, pelo menos desde o século 
XIV (Gonçalves, 1967, p. 67 e ss.), mas também porque os jesuítas levaram, desde sua chegada 
ao continente, um prelo, de onde, a partir do século XVI, houve livros impressos em Macau. 
No entanto, a ascensão do Marquês de Pombal fez com que todo e qualquer impresso ficasse 
proibido naquela região, de modo que só depois da retomada liberal, em 1821, voltassem a 
se imprimir, não apenas livros, quanto jornais. Por consequência, a história da imprensa pe-
riódica de ambos os continentes termina por ser mais ou menos paralela, já que o registro do 
primeiro jornal de Macau é o Abelha da China, de 1822, de qualquer modo, antecipando-se ao 
já antes mencionado decreto do Primeiro Ministro Sá da Bandeira, de 1836. 

1	 A pesquisa para esta primeira parte do capítulo teve, originalmente, a participação da aluna bolsista de iniciação 
científica, Bruna Santos de Souza. 

2	 Trata-se de impressoras cujos tipos são feitos em madeira. O modelo chinês, inclusive, será copiado pelos padres 
jesuítas quando de sua chegada, e sempre que enfrentaram problemas com os prelos europeus, de metal. 



303

O exercício jornalístico em Macau, contudo, foi muitas vezes bastante conflituoso com 
as autoridades, de modo que alguns jornais em língua portuguesa acabaram impressos em 
Hong Kong ou em Cantão, do mesmo modo que alguns periódicos em língua inglesa termi-
naram por ser impressos em Macau, conforme os ventos políticos soprassem mais ou menos 
liberais, numa ou noutra região. Quanto à Índia Portuguesa, houve, depois de iniciada aquela 
imprensa periódica, uma certa continuidade mais evidente, ainda que, em muitos períodos, 
como ao final do século XIX, acontecimentos pontuais e regionais também a tenham por ve-
zes interrompido durante curtos períodos de tempo.

A imprensa periódica de Goa

Foi em Goa, na Índia, que a imprensa se antecipará, no âmbito das demais colónias, em 
geral, e da Ásia, em particular, já que, em setembro de 1556, publicou-se o livro Conclusiones 
Philosophicas, no Colégio de São Paulo, graças a uma tipografia trazida pelo Patriarca da Etió-
pia, D. João Nunes Barreto (1519-1562). Este é considerado o primeiro livro impresso na Índia 
portuguesa. Essa tipografia foi também a primeira a produzir impressos na Índia e em todas 
as demais colónias portuguesas. Os impressores pioneiros foram o espanhol Juan Bustaman-
te, natural de Valéncia, e um indiano, que mostrou conhecer muito bem tais afazeres, mas 
cujo nome ficou no anonimato, infelizmente.  Segundo António Maria da Cunha, os jesuítas 
estabeleceram também uma máquina de tipos, na qual fundiram caracteres do abecedário 
tamul e de outras línguas orientais, de que se utilizavam nos seus trabalhos de catequese e 
propaganda pelo sul da península indostânica (Cunha, 1923, V. 1, ps. 1 e 2). 

Um pouco da história de Goa

A ocupação de Goa foi realizada de forma diferente à praticada nas outras colónias. A 
Índia não era a África ou a América. O embate político que os portugueses enfrentaram, ao 
chegar ao Oriente, resultava de sociedades e civilizações mais antigas que as européias. Ho-
mens mais educados e instruídos do que os próprios portugueses. Havia religiões, línguas, 
códigos e instituições próprias, cuja opulência se dava pela antiguidade. Finalmente, os tur-
cos constituíam outra potência formidável a afrontar, crescente e conquistadora, um verda-
deiro terror para o mundo (Pinto, 1923, p. 60). 

Deve-se também levar em conta que a história de Goa não começou com a chegada dos 
portugueses. Nem propriamente o Estado da Índia, ou a Índia Portuguesa. Em 1498, com a 
chegada de Vasco da Gama a Calicute, foi estabelecida a primeira rota entre Portugal e o sub-
continente indiano, no qual os europeus pretendiam estabelecer um sistema de fortificações, 

António Hohlfeldt



304

feitorias e colónias. Mas a situação era instável, dependendo de cada mandatário da região. Em 
1500, Pedro Álvares Cabral, depois de ter deixado o território da Terra de Santa Cruz, recém 
descoberto, chegou à mesma Calicutee e parece obter melhores resultados com sua diploma-
cia. Houve, contudo, ainda antes do final daquele ano, um ataque surpresa dos nativos contra 
os portugueses, o que levou o comandante lusitano a bombardear a cidade, incessantemente, 
para evidenciar seu poderio. Mas os europeus se davam conta de que possuíam pouca gente 
para os objetivos de ocupação e colonização, almejados. Por isso, pretendiam assinar alguns 
tratados com os governos nativos, mas nada se alcançou e a cidade voltou a ser bombardeada. 

Vasco da Gama organiza uma nova frota, em 1502, com 15 navios e mais de 800 homens, 
chegando a Calicutee em outubro daquele ano. Mas, nada conseguiu e Calicutee voltou a ser 
bombardeada pelos portugueses. Em 1505, Francisco de Almeida foi nomeado vice-rei com 
a tarefa de criar quatro fortes na costa sudeste da Índia, na ilha de Angediva, em Cananor, no 
Cochim e em Coulão. A 13 de setembro daquele ano, Almeida chegou a Angediva, onde ime-
diatamente iniciou a construção do forte. Um mês depois, com o apoio dos nativos, iniciou o 
forte de Cananor. Em outubro, estava em Cochim, fortificando as construções portuguesas 
ali já existentes. Em 1507, a esquadra de Tristão da Cunha veio reforçar a tarefa de Francisco 
de Almeida. Os portugueses avançavam em suas fortificações, mas os administradores mu-
çulmanos resistiam em lhes ceder territórios. Em março de 1508, ocorreu a batalha de Chaul, 
em que o comandante português perdeu a vida, mas logo depois, com a batalha do Diu, o 
chefe local foi definitivamente derrotado e os portugueses se estabeleceram na região. 

O primeiro mandatário nomeado para administrar aquela região, enquanto vice-rei, 
foi Francisco de Almeida, que estabeleceu sua sede em Cochim. Em 1510, com a tomada de 
Goa, a sede administrativa foi transferida para aquela cidade.  Isso ocorreu após acordo en-
tre Afonso de Albuquerque e Timmaya3. Ocorre que a população nativa hindu não via com 
bons olhos a dominação muçulmana da região. Templos haviam sido destruídos e as práticas 
religiosas dos nativos eram perseguidas. Assim, houve uma aliança entre os nativos e os lusi-
tanos, visando a expulsão dos árabes, o que de fato ocorreu. Mas os portugueses assumiram 
alguns compromissos fundamentais para o bom andamento da futura colonização: os hindus 
seriam mantidos na posse de seus direitos, propriedades, leis e instituições, governados por 
funcionários indianos e sujeitos apenas aos mesmos impostos antigos. O regime de proprie-
dade, de aldeia, de casta4, de família, de sucessões, dentre outros, continuou o mesmo. A 

3	 Timmaya (ou Timoja), um hindu exilado de Goa, almirante de uma frota Honavar, vinculada ao Império Vijaya, que 
havia recebido apelos da população hindu de Goa para libertá-la do domínio muçulmano então vigente.

4	 Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é 
endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. As castas hindus, segundo a 
tradição milenar, é composta pelos brâmanes, sacerdotes e letrados, que nasceram da cabeça de Brahma; os xátrias, 
guerreiros, que nasceram dos braços de Brahma; os vaixás, comerciantes, que nasceram das pernas de Brahma; e os 
sudras, que são os servos em geral (camponeses, artesãos e operários), nascidos dos pés de Brahma.

António Hohlfeldt



305

organização financeira obedecia a este princípio fundamental: “a gerência comunal, por seus 
exatores, cobrava contribuições de aldeia perante a qual esses respondiam pela soma integral 
da receita” (Pinto, 1923, vol. 1, p. 101). Cada comunidade aldeada respondia integralmente 
por ela perante a câmara geral da província que, por sua vez, respondia ao Estado. 

Embora ele não tivesse ordens de Lisboa para ocupar Goa, Afondo de Albuquerque foi 
instado a auxiliar a resistência de Goa contra o senhor muçulmano da cidade, o turco-persa 
Yusuf Adil Khan. Como suas tropas achavam-se ausentes, em uma guerra local, os portugueses 
e os hindus, liderados pelo Príncipe hindu Mal’har Rao (Pinto, 1923, vol. 1, p. 73) aproveitaram 
o ensejo e atacaram a cidade, que se rendeu sem grande resistência. Albuquerque, contudo, foi 
logo cercado pelos muçulmanos e, depois de algumas perdas, teve de se retirar da região, à qual 
regressou, contudo, com maiores tropas, derrotando definitivamente os árabes e entrando na 
cidade, onde os portugueses foram recebidos com festas, em 25 de novembro de 1510.   

 A política administrativa adotada por Afonso de Albuquerque foi extremamente prá-
tica. Além de respeitar as estruturas sociais hindus, tratou de promover casamentos entre 
portugueses e nativos, o que fez surgir um número significativo de mestiços. Em geral, pos-
suíam o apoio do governo de Albuquerque. Isso ocorreu porque o governador sabia que, em 
Portugal, não havia pessoas suficientes para a ocupação de Goa, território já amplamente 
miscigenado, com mouros, hindus — e suas profundas separações sociais, graças às castas, 
antes mencionadas — turcos, etc..

Esta multiplicidade de raças seria um dos motivos (dos mais poderosos) para que o seg-
mento que combatia a política de Albuquerque pressionasse o rei D. Manoel pelo imediato 
abandono de Goa, considerando esta retirada como a política mais segura5.  Para o historiador 
Cristovão Pinto, contudo, Albuquerque foi vítima das intrigas palacianas na corte de Lisboa. 
Acusaram-no de desperdiçar o orçamento e da insensatez em seus planos. Depois de justifica-
do o seu proceder, em relatório ao rei D. Manuel, foi-lhe permitido, como reconhecimento, con-
servar Goa. Mas os que eram contra o projeto insinuaram ao monarca que o governador preten-
dia e ameaçava tornar-se príncipe soberano e independente, com o título de Duque de Goa, o 
que lhe valeu a sua demissão, sendo substituído por Lopo Soares de Albergaria, cujos principais 
conselheiros eram adversários declarados e alguns deles, inimigos pessoais, também, do antigo 

	 À margem dessa estrutura social, há os dalits, que vieram da poeira debaixo do pé de Brahma. Mais conhecidos como 
párias, ou sem casta, eram considerados os mais atraídos por todas as castas.

5	 Isso ocorria porque, originalmente, Albuquerque fora enviado com a tarefa de capturar Ormuz, Áden e Málaca. 
Afonso de Albuquerque decidiu por conta e risco o ataque a Goa, reconhecendo, acertadamente, aliás, sua posição 
privilegiada (quase uma ilha) e sua potencial importância como praça comercial e militar. O primeiro ataque, pelo 
almirante António de Noronha, em fevereiro de 1510, levou-o a uma fácil vitória sobre o administrador muçulmano 
Ismail Adil Shah. Mas os árabes retomaram a praça em maio do mesmo ano, após sitiar os portugueses; recuan-
do para Cananor, Albuquerque organizou uma frota mais poderosa e retomou definitivamente a cidade, em 10 de 
dezembro ainda de 1510. A posse de Goa foi contrária à vontade de seus capitães, do mesmo modo que contra a von-
tade do rei. Mas a Côrte o apoiou. Toda esta situação fez com que os primeiros anos da administração de Afonso de 
Albuquerque e a própria colonização lusitana se tornassem extremamente instáveis, como se verá a seguir.     

António Hohlfeldt



306

mandatário (Pinto, 1923, vol. 1, p. 75). Em 1516, porém, o monarca expediu novas ordens e de-
terminou que Lopo Soares se limitasse ao governo de Calicute, Cochim e Málaca. Albuquerque 
deveria voltar a ser governador, com o título de vice-rei (fato que acabou se tornando público 
apenas depois de sua morte) dos mares da Índia e da Arábia. São esses detalhes que evidenciam 
as contradições da história da colónia indiana e mostram o porquê de ela se diferenciar das de-
mais que, durante séculos, estiveram nas mãos dos portugueses. 

Nos anos seguintes, Portugal ratificou a política de Albuquerque, de sorte que os solda-
dos e administradores que saíam da metrópole, em direção à Ásia, levavam suas famílias, ou 
seja, iam se estabelecer, de fato, na colónia. A metrópole também decidiu mandar para Goa 
as órfãs — jovens pobres, ainda que bem nascidas, que o rei D. João III enviava para constituí-
rem família nas novas terras.

Sucederam-se conquistas de territórios ocupados pelos árabes, como Damão, Salsete, 
Bombaim e Diu, que constituíram a “Província do norte” da Índia; o Império Portugues atin-
gia proporções gigantescas. Por exemplo, a cidade de Macau foi arrendada pelo imperador 
chinês aos portugueses, em 1557, graças à ajuda que os mesmos lhe haviam prestado contra a 
guerra dirigida aos japoneses. Com isso, Portugal dominava a rota comercial de Macau a Na-
gazaqui, que trazia seda e ouro chineses, bem como prata e cobre japoneses, o que fortificava 
as rendas do império. Na verdade, não podendo dominar todos esses territórios, Portugal 
havia optado por dominar suas rotas comerciais, o que constitui a chamada talassocracia. Isso 
fez com que Goa se tornasse fundamental para garantir a segurança de tais intercâmbios. 
Em 1543, pode-se dizer que este processo de conquista e de fixação, mais o domínio das ro-
tas marítimas, havia chegado ao auge de seu desenvolvimento. Todo este processo fez com 
que Portugal se decidisse por fortificar significativamente as embocaduras dos rios Mandovi 
e Zuari, em meio aos quais se localizava Goa (ilha de Tissuari). Esta política mostrar-se-ia 
estratégica para o século seguinte, quando, sobretudo na região norte, a ascensão do reino 
marata, de Shivaji Maharaj (1630-1680) traria lutas e revoltas contra os portugueses, quando 
Goa se tornou centro militar fundamental, além de importante porto comercial. 

Desde 1661, porém, a região de Bombaim fora formalmente cedida à Inglaterra, como 
dote de casamento da infanta Catarina de Bragança, Princesa da Beira, com o rei Carlos II.  
Outras regiões foram perdidas para os maratas, até que uma força armada da nova nação, re-
conhecida independente, pela Inglaterra, em 1947, de 40 mil soldados, atacou e ocupou Goa, 
encontrando pouca resistência dos portugueses. E embora a ONU pretendesse condenar o 
ataque, o mesmo foi sustentado pela representação da União Soviética. Apesar de tentativas 
diplomáticas para resolver a questão, o chefe político português da época, António Oliveira 
Salazar, não aceitou negociar o reconhecimento da independência da Índia, o que só viria a 
ocorrer após a revolução de abril de 1974.  

António Hohlfeldt



307

A imprensa na colónia de Goa 

O segundo documento a ser impresso na colônia indiana, de que se tem notícia, foi o Ca-
thecismo da doutrina christã, material que visava doutrinar os nativos. Foi publicado em 1557, 
cinco anos após a morte do seu autor, o padre S. Francisco Xavier (1506-1552), co-fundador 
da ordem jesuítica, com Inácio de Loyola. Neste período, eram responsáveis pelas prensas 
de Goa os padres da Companhia de Jesus. Em 1541, inaugurava-se a Confraria da Santa-Fé6, 
construída pelo padre Diogo de Borba, pelo vigário geral Miguel Vás e pelo governador D. 
Estevam da Gama, que também fundaram o colégio de S. Paulo, com o objetivo de promover 
a instrução e a educação religiosa dos filhos da Índia. 

No ano de 1561, foi publicado o Compéndio espiritual da vida christã tirado pelo primeiro 
Arcebispo de Goa e por elle pregado no primeiro anno a seus fregueses.  Para o erudito bibliógrafo 
Innocencio Francisco da Silva, “este foi o primeiro livro impresso em Goa” (Gracias, 1880). 
Observa-se, pois, que há contradições, entre os pesquisadores, a respeito desses pioneiris-
mos. Em virtude dos decretos do primeiro concílio provincial, ordenou-se ao arcebispo D. 
Gaspar as Constituições Synodaes do Arcebispado de Goa, que saíram publicadas em 8 de abril 
de 1568, em folhetim, por João de Edem. Sua segunda edição ocorreu em 1643, contendo 115 
páginas. Trazia as licenças para impressão assinadas, entre 1640 e 1643, pelos Inquisidores 
Antonio de Faria Machado e George Seco Macedo. O arcebispo D. Gaspar de Leão Pereira 
publicou, em 1573, Os desenganos perdidos, de João de Edem. Este livro foi escrito em forma 
de diálogos, sendo personagens um cristão e um mouro que se encontravam entre Suez e o 
Cairo. Foi examinado pelo padre Francisco Rodrigues, provincial da companhia, e aprovado 
pelo doutor Bartholomeu da Fonseca, Inquisidor. O seu preço era de quatro tangas7 de boa 
moeda. Ainda que aprovado pelos representantes da Igreja na Índia, o livro foi proibido de 
circular em Portugal, pela Inquisição, no ano de 1581. Havia uma grande censura aos livros e 
folhetos impressos, mesmo que fossem de pessoas reconhecidas e tidas como de confiança 
por parte do governo colonial. Isso não ocorreu apenas na colônia indiana, mas em todas as 
demais, e até mesmo a metrópole foi vítima da Inquisição.  

As últimas publicações das tipografias das ordens monásticas foram as dos Solilóquios di-
vinos, que datam de 1640; e uma nova edição, a terceira, de O Purana8, de 1654. Em 20 de março 
de 1754, uma ordem foi enviada, em nome do rei, pelo Secretário do Estado, Diogo de Mendon-
ça Côrte Real, para não se consentir estabelecimento algum de imprensa, “não só particular, 

6	 Trata-se de uma das organizações da Inquisição da Igreja Católica. 
7	 O antigo sistema hindu de moedas compreendia a rúpia, denominação vinda do sânscrito rupya, que significava boa 

moeda de prata. No sistema da Índia Portuguesa, até 1871, cada rúpia valia 10 tangas ou 60 réis, na moeda da metrópo-
le portuguesa. Depois deste ano, e até 1958, cada rúpia passou a valer 6 tangas, ou 60 reis. A partir de 1958, o governo 
português impôs o escudo, sendo que 1 rúpia valia 6 escudos.    

8	 Extenso poema de 11.018 estrofes escrito em marata concani a partir de narrativas míticas.

António Hohlfeldt



308

mas ainda nos conventos, colégios ou qualquer outra comunidade por mais privilegiada que 
seja” (O Chronista de Tissuary, volume 2°, p.95). Assim procurava o enérgico ministro D. José 
(Marquês do Pombal) neutralizar todos os meios de ação de que dispunha a então ultrapoderosa 
Companhia de Jesus (Cunha, 1923, p. 3). Estabelecia-se, pois, a censura sobre os prelos na Índia.

A colónia já sofrera um grande hiato nas suas publicações, entre 1574 e 1616, pois não há 
obras conhecidas, impressas durante este período. Não se sabe se houve interdição das im-
pressoras ou o que foi produzido no período está perdido. Nesta nova interrupção, até 1821, 
não se conhece qualquer trabalho nas tipografias, pelo motivo da expulsão dos jesuítas da Ín-
dia Portuguesa. Durante esses 67 anos de paralisação, um grande número de obras literárias 
ficaram inéditas ou foram publicadas em outros países. Devi Vimala e Manuel de Seabra des-
tacam que Goa, pioneira da imprensa do oriente, viu-se desprovida desse valioso veículo de 
civilização: “Por isso o primeiro número da Gazeta de Goa, em 22 de dezembro de 1821, marca 
uma das mais importantes datas da história cultural de Goa, marca o início da sua renascença 
literária e cultural” (Devi & Seabra, 1971, p. 134).

O renascimento cultural e a imprensa

O século XIX terá enorme relevância para as letras goesas, coincidindo com as novas 
descobertas em todos os domínios das ciências e das artes que, desde a Europa, naturalmente 
eram passadas para as colónias, o que contribuiu para estimular os naturais pela busca de uma 
definição mais precisa de sua consciência cultural. Produziu-se, assim, um inovador surto cul-
tural. Ao surgir, naquele momento, na sua forma mais moderna, o jornalismo transformou-se 
em um veículo de progresso: “As lutas ideológicas da época serviram naturalmente da sua fle-
xibilidade e para as mais ardorosas polêmicas em que estava em jogo o destino do mundo”.

Goa, Damão e Diu constituíam a chamada Índia Portuguesa. “Foram publicados sete 
órgãos da imprensa oficial, 104 de significado informativo, 17 políticos, 13 diários, 23 literá-
rios, 15 de interesse científico, cinco de direito, quatro de história e arqueologia e 20 que tra-
tavam de questões religiosas, impressas em português e noutros idiomas” (Neves, 1989, p. 
103), indica um levantamento de João Alves das Neves. O primeiro jornal goês foi a Gazeta de 
Goa, de edição semanal. Seu redator fundador foi José Aniceto da Silva. Continha as delibe-
rações do governo, o cadastro mensal da receita e despesa do tesouro público, do Senado da 
Câmara, da Santa Casa da Misericórdia, e notícias nacionais e estrangeiras. Contudo, com 
o passar dos anos, “foi perdendo muito o seu primitivo valor, após a morte trágica de seu 
segundo redator, Luís Prates, convertendo-se em um veículo de dissensões e animosidades” 
(Cunha, 1923, p. 5).

A Junta administrativa que sucedeu ao vice-rei D. Manuel da Câmara lavrou, em 29 de 
agosto de 1826, uma portaria mandando cessar a sua publicação no final de setembro, sob o 

António Hohlfeldt



309

fundamento de que “sempre o governo passou sem imprensa e sem gazeta até a infeliz época 
da revolução e nestes tempos desastrosos só produziu males, e achando-se actualmente os 
tipos imprestáveis, não havia inconveniente em se suspender a Gazeta” (Cunha, 1923, p. 6).

O segundo jornal oficial surgiu em 13 de junho de 1835 e se chamava Chrónica Constiticio-
nal de Goa, semanal. Foi redigido pelo mesmo José Aniceto da Silva, que cuidava da parte não-
-oficial do semanário. Consagrou-se com a política de combate violento junto aos jornais por-
tugueses que defendiam, em Bombaim, a causa do administrador deposto. Teve apenas quatro 
edições, sendo a última em 8 de agosto daquele ano. Era editado na tipografia do governo. 

Seu sucessor foi o jornal oficial O Boletim do Govêrno do Estado da Índia, que começou a 
ser editado em 7 de dezembro de 1837, já em harmonia com o decreto de um ano antes, que 
exigia que cada colónia imprimisse um boletim, tendo por redator o Secretário do Governo, que 
se tornou o responsável por sua administração. O primeiro redator foi o secretário António Ma-
riano de Azevedo, auxiliado pelo cônego Caetano João Peres e por Cláudio Lagrange Monteiro 
Barbuda. No princípio, era semanal, com exceção dos cinco primeiros meses de 1843, como se 
veio fazendo depois, desde o começo de 1856 até agosto de 1879 (Cunha, 1923, p. 7). 

De setembro de 1879 a 30 de abril do ano seguinte, foi semanal. Por recomendação do 
Secretário Geral, Eduardo Balsemão (do jornal Portugueses do Oriente), publicou-se três vezes 
por semana, às terças, quintas e sábados, até 1º de maio de 1822, ano em que circulou diaria-
mente, com exceção dos feriados e dias santificados.  Voltou a ser tri-semanal em 1º de de-
zembro de 1887 e durou ainda dez anos. Em 1898, passou a bi-semanal, circulando às terças 
e sextas-feiras. Um ano depois, deixou de editar a sua seção noticiosa e histórica. No seu últi-
mo ano de publicação, passou a chamar-se apenas Boletim Oficial, conforme uma lei de 1869. 

O semanal Echo da Lusitania foi o primeiro jornal político da Índia Portuguesa. Era im-
presso nos prelos do governo, pois não havia outra tipografia no país. Era redigido pelo de-
sembargador Manuel Felicíssimo Lousada de Araújo, tendo cunho oficial, sendo um jornal 
daquele mesmo capitão José Aniceto da Silva. Iniciou-se em 7 de janeiro de 1836 e encerrou 
suas atividades em 5 de março de 1837. 

Naquele período, a maioria dos jornais publicados em Goa tinha cunho político. O jor-
nal político, para António Maria da Cunha, precedeu a todos, acirrando ódios e rancores, pois 
os fomentava graças à linguagem virulenta e insolente (Cunha, 1923). 

Em Damão, circulou O Portuguez em Damão, semanário político fundado por Bernar-
do Peres da Silva, prefeito, e por Constâncio Roque da Costa, secretário da prefeitura9. Foi 
criado para combater a Chrônica Constitucional de Goa. Dele se publicaram apenas quatro 
edições, de 4 de julho de 1835 a 8 de agosto, na tipografia do governo, em Goa. Em Bombaim, 

9	 Na organização administrativa portuguesa, o prefeito é o Presidente da Cámara Municipal.  

António Hohlfeldt



310

circularam o Investigador Portuguez e a Sentinela da Liberdade10, jornais políticos assinados 
por João de Sousa Machado. 

A Abelha de Bombaim, semanário político, literário e comercial, era redigido por Luís 
Caetano de Menezes que, na opinião de António Maria Cunha, era um vigoroso jornalista. 
Começou a ser publicado em setembro de 1848, alcançando em 31 de agosto de 1861 a sua 
última edição. Teve “uma popularidade jamais excedida pelo desassombro, vigor e conhe-
cimento com que era redigido, mantendo polêmicas em que sempre triunfou mercê de seus 
botes certeiros” (Cunha, 1923, p. 7). 

A primeira tipografia particular surgiu em 6 de abril de 1859, com a publicação da edição 
de lançamento de O Ultramar. Foi de Bernardo Francisco a glória de criar em Goa o primeiro 
jornal não-oficial, que marcou o início de um período de progresso com grande repercussão 
na vida social do país (Lopes, 1971, p. 7).

O Ultramar executou toda a espécie de publicações, produzindo uma larga atividade 
literária até então desconhecida. Como Bernardo Francisco foi eleito deputado às Cortes, 
ficou responsável pelo jornal, seu irmão, António Anastácio Bruto da Costa, desde 23 de ou-
tubro de 1884. Após a sua morte, em 24 de abril de 1891, quem assumiu a direção foi o filho, 
Brás Condorcé Bruto da Costa, advogado.  O jornal então passou a ser bi-semanal, desde no-
vembro de 1905. Foi o primeiro jornal goês a comemorar o seu cinquentenário.  

Em setembro de 1894, O Ultramar publicou uma série de artigos sob a epígrafe “Fas-
tos do fanatismo”, de autoria de Bernardo Francisco da Costa. Os artigos provocaram uma 
circular do Arcebispo Valente, condenando como heréticos e opostos à fé esses e outros tex-
tos, proibindo que O Ultramar tivesse ingresso no seminário ou nas residências dos párocos 
e missionários, bem como nas suas diversas dependências.  Essa proibição durou 26 anos. 

A Índia Portuguesa, da redação de Manuel Lourenço de Miranda Franco, surgiu em 4 de 
janeiro de 1861. Era composto por oito páginas de formato tablóide. No seu primeiro aniver-
sário, ampliou seu formato.

É necessário ressaltar que, durante esse período de ressurgimento da imprensa, na co-
lónia indiana, não havia nenhum tipo de restrição aos jornais. Assim, as publicações não in-
dicavam os nomes de seus redatores nem de seus editores. Contudo, nova censura começava 
a vigorar, pois uma legislação, posta em vigor em 1895, preocupava-se em controlar as publi-
cações periódicas11. 

10	 Mais um jornal com o título Sentinela da Liberdade, influenciado por periódico semelhante, editado no Brasil, e sobre 
o que comentamos na nota 4, no capítulo dedicado ao jornalismo na África.

11	 Houve, nesta época, uma revolta por parte dos soldados hindus a serviço do império português, os cipaios: a designa-
ção vinha da Índia Inglesa, mas foi adotada pela administração portuguesa. Inácio Caetano Felícíssimo de Carvalho, 
nativo hindu, foi acusado de sedição e derrotado pelas tropas do Capitão Manoel de Oliveira Gomes da Costa, o 1º. 
Visconde de Bardez. Há informações desencontradas a respeito do episódio, por parte dos historiadores, sendo que 
a autoridade portuguesa deixou, em livro, seu depoiment0o oficial. Esta sedição foi especialmente incentivada pelos 

António Hohlfeldt



311

No dia 2 de dezembro daquele mesmo ano, publicou-se uma portaria determinando que 
cessasse em Goa “a publicação de todo e qualquer periódico ou panfleto ou ainda manuscrito a 
que se desse publicidade”, contendo assuntos proibidos. Já por outra portaria anterior, de 15 de 
novembro. A restrição durou até 9 de setembro de 1897. Reapareceram, então, O Ultramar e A 
Índia Portuguesa. Esse repouso forçado não impediu que a imprensa goesa tivesse defensores, 
como os jornais anglo-indianos de Bombaim e também da imprensa de Lisboa (Cunha, 1923, p. 11).

A expansão da imprensa 

Em Lisboa, no ano de 1899, foram colocadas as bases para a fundação de um jornal diário 
em Goa. Em 15 de dezembro daquele ano, lançava-se um prospecto impresso para a criação da 
“Casa Luso-Francesa” e a criação do Diário da Índia, sob a direção política do Conselheiro Fer-
nando Cláudio da Cunha Pinto. Era responsável pela criação da Casa Luso-Francesa, António 
Maria da Cunha. Contudo, a ideia do jornal foi abandonada após o lançamento de O Heraldo. 

No dia 22 de janeiro de 1900, circulava o primeiro número de O Heraldo, de Messias 
Gomes. Tinha um formato tablóide. Um ano após Gomes partir para a capital portuguesa, as-
sumiu a direção do jornal António Maria da Cunha, no dia 3 de setembro de 1901, passando a 
ser também um dos proprietários do jornal. Como conquistou um grande público, modificou-
-se seu formato, ampliando-o e assim dando-lhe a dimensão de standart. A primeira edição a 
rodar neste novo formato foi em 7 de janeiro de 1902. Esse impresso tinha por objetivo, desde 
a sua fundação, “fazer do jornal um instrumento de educação popular, ensinar ao povo o ca-
minho das atividades construtivas, levantar o nível mental das massas” (Lopes, 1971, p. 28).

António Maria da Cunha permaneceu na direção do jornal até 8 de maio de 1908, quan-
do assumiu a responsabilidade de outro jornal diário, Heraldo, que teve como redator efetivo 
o general-médico José Maria da Costa Álvares, considerado um dos maiores propulsores da 
imprensa diária em Goa. 

O Heraldo experimentou diversos formatos e algumas interrupções, até que seu fun-
dador o retomou, fazendo-o ressurgir após um intervalo de mais de 21 meses, no dia 10 de 
janeiro de 1923 (Cunha, 1923, p. 23).

No ano de 1905, iniciava-se, em Margão, a publicação semanal de O Echo da Índia, cuja 
primeira edição saiu em 9 de setembro. Em 1907, parou de ser impresso. Também em 1905, 
publicou-se, na capital do estado, O Diário de Goa, que acabou um ano após. 

Surge, então, O Pygmeu, em 4 de fevereiro de 1908, com um formato bem pequeno, 

rane, uma casta de nobres hindus, que começava a organizar com maior consistência um movimento de resistência 
ao domínio lusitano. 

António Hohlfeldt



312

como indica o seu título. Em 31 de dezembro de 1909, mudou o seu tamanho, passando al-
gum tempo depois a ser publicado três vezes por semana, com outra chefia de redação. Em 1º 
de dezembro de 1919, nasceu outra publicação em formato tablóide, o Diário da Noite.

A partir das conclusões tiradas pelos autores até aqui pesquisados, pode-se dizer que 
o jornalismo diário em Goa provocou certa estranheza. Afinal, sua linguagem cortês e se-
rena diferenciava-se dos antigos pasquins políticos. Também a sobriedade e, sobretudo, a 
delicadeza das frases e a atenção devida aos adversários, que não estavam acostumados com 
esse tipo de leitura, chama a atenção, ao se perceber que o jornalismo diário, mesmo na sua 
origem, fez com que, aos poucos, quase toda a imprensa goesa aprendesse a utilizar uma lin-
guagem moderada e menos agressiva.    

Outros tipos de jornalismo

O jornal literário da Índia Portuguesa também fez história.  O primeiro jornal com esse 
foco, a ser editado, foi A Biblioteca de Goa, da Imprensa Nacional. Sua redação era coletiva, 
sendo seu principal responsável João Antônio de Avelar. Contudo, dele se publicou apenas 
um único número, em janeiro de 1839. 

O bi-semanal Encyclopedico circulou de 31 de julho de 1841 até 30 de junho de 1842, sob 
a direção de Cláudio Lagrange Monteiro Barbuda. Suas edições eram ilustradas com duas 
estampas litografadas e encartado no Boletim do Govêrno. Seu idealizador tinha “um entu-
siástico interesse pelas elocubrações do espírito e animador incentivo para as manifestações 
do pensamento” (Cunha, 1923, p. 25). 

O Compilador foi um poderoso jornal no progresso literário goense, pois se diferenciava 
dos demais por seu senso estético e também porque trazia, nas suas edições, os melhores 
artigos do jornal O Panorama, de Lisboa12. 

Houve ainda outras publicações que duraram muito pouco tempo, dentre elas O Mosai-
co, de Manuel Joaquim da Costa Campos, de que António Maria Cunha diz ter sido uma das 
organizações mais simpáticas de Goa. Esse jornal literário viveu apenas seis meses.

O tenente do exército de Portugal, João Felipe de Gouveia, cujo nome está ligado a vá-
rias publicações em Goa e em Bombaim, publicou o semanal Recreio das Damas, voltado ao 
público feminino letrado. A primeira edição saiu em 9 de maio de 1863, sendo a última de 5 de 
outubro do mesmo ano. Rodava na Imprensa Nacional. 

12	 Pode-se consultar, a respeito, “Uma descrição de Porto Alegre n´O Panorama (1843)” (Hohlfeldt; Sousa & Lourival, 
2012, pp. 29-56). Estampava imagens produzidas pelo processo de xilogravura. Sua redação era coletiva e tinha como 
diretor João Antônio de Avelar, o mesmo de A Biblioteca de Goa. Publicou-se em duas séries: a primeira, de 7 de outubro 
de 1843 a 28 de dezembro do ano seguinte, e a segunda, a partir de 15 de julho de 1847, até dezembro do mesmo ano.

António Hohlfeldt



313

De 30 de novembro de 1864 até 31 de dezembro de 1866, circulou a Ilustração Goana, 
sendo seu diretor e proprietário o escritor Luís Manuel Júlio Frederico Gonçalves. Os dois 
primeiros números foram impressos na Imprensa Nacional e os demais na tipografia do Ul-
tramar. Ali se manifestaram importantes pensadores goeses (Cunha, 1923, p. 26).

Em 1865, publicou-se Harpa do Mandovy13. Sua redação era coletiva, tendo como editor 
Ubaldo da Costa Campos. Era um jornal de poesia e sua impressão ocorria na Imprensa Na-
cional. Dele se editaram seis números, de 7 de junho de 1865 a 20 de novembro do mesmo ano. 

Esse foi considerado o período mais brilhante da literatura, principalmente a partir de 
1870, ano da chegada de Tomás Ribeiro, Secretário Geral do Governo. Sua presença na coló-
nia indiana impulsionou a literatura local e estimulou muitas vocações.  O “Instituto Vasco 
da Gama” foi a agremiação literária de maior prestígio, fundada em Goa, à qual pertenciam 
todos os valores culturais daquela terra.  Teve seu jornal, com a mesma denominação, Insti-
tuto Vasco da Gama, mensal, impresso na Imprensa Nacional. Inseria as memórias lidas nas 
suas sessões. Tendo-se editado o primeiro número em janeiro de 1872, terminou com a edi-
ção de 1875, já sob a direção de Cunha Rivara. Seu encerramento decorre de acontecimentos 
políticos que provocaram a saída do Visconde de S. Januário, do Governo Geral, bem como do 
Secretário Tomás Ribeiro (Cunha, 1923, p. 27). 

Com o aparecimento da imprensa diária e independente, surgiram revistas de todos 
os âmbitos. Primeiramente, circularam como suplementos dos jornais. A Revista da Índia é 
um exemplo. Foi publicada como suplemento literário do semanário Boletim do Comércio, 
tendo por diretores o poeta Paulino Dias e Adolfo Costa. Dela saíram doze edições, de julho 
de 1913 aos últimos meses de 1914. Outra revista também publicada no mesmo jornal foi A 
Revista Académica, composta pelos estudantes do Liceu Central, de Nova Goa. Seus redato-
res eram António Cunha Gomes, Marcos Caetano Colaço e António de Noronha Rodrigues. 
Durou um ano, de 1919 a 1920. 

António Maria da Cunha ressalta que, desde 1862, não faltaram revistas que tivessem 
por objetivo popularizar o estudo das ciências (Cunha, 1923, p. 32). Em 15 de janeiro daquele 
ano, surgiu o Jornal de Pharmacia e Sciencias Medicas da India Portuguesa, impresso na Im-
prensa Nacional, mensalmente. Era redigido pelo primeiro farmacêutico do quadro de saúde 
e professor na Escola Médica de Goa, António Gomes Roberto. Foi publicada com esse nome 
até 15 de dezembro de 1863, sendo que, em janeiro, foi substituída pelo Archivo de Pharmacia 
e Sciencias Accessorias da India Portuguesa. Sua última edição é de dezembro de 1871.

Com o mesmo assunto, aparece o Jornal de Pharmacia e, poucos meses depois, em 1° 
de outubro de 1862, a Revista Medico-Militar da Índia Portuguesa, do cirurgião-mor Augusto 

13	 Alusão a um dos dois rios que formam a embocadura na qual se encontra a ilha de Tissuari, onde foi edificada a ci-
dade de Goa. 

António Hohlfeldt



314

Carlos de Lemos, ambos impressos mensalmente.  O último circulou em Nova Goa, até 1° 
de janeiro de 1864. 

A tipografia Rangel, de Bastorá, foi a primeira a ser montada para a impressão de mate-
riais literários, o que facilitou a publicação de vários livros. Nela, foi criada a revista mensal 
O Arquivo Médico da Índia, circulando no período de julho de 1894 a maio de 1896. Eram seus 
editores os médicos de Bardês, Luís Napoleão de Ataíde e Angelo Custódio Martins. Assim 
como as demais publicações científicas daquele período, também foi vítima da portaria de 
1895 que proibiu, na colónia luso-indiana, a edição de periódicos. 

A revista médica que mais acentuadamente firmou o grau do progresso científico local 
foi o Boletim Geral de Medicina e Farmácia, fundada em 1911, pelo Professor Froilana de Melo, 
que nela publicou trabalhos originais de empolgante atualidade e de reconhecida importân-
cia (Cunha, 1923, p. 32). Em 1917, passou a ser órgão oficial do governo. Em virtude do dispos-
to em seus Estatutos, denominou-se, a partir do número I da série IV, Associação Médico-Far-
macêutica da Índia Portuguesa. 

Foram poucas as publicações com foco no Direito, durante o período de colonização. A 
mais importante delas é A Revista dos Tribunais, do advogado Ascanio Sebastião dos Remédios 
Costa, cujo primeiro número saiu em 2 de abril de 1893. Foi reeditada em 15 de abril de 1921, 
pelo seu filho, o advogado Emílio da Costa Martins, que dela reproduziu alguns exemplares. 

Desde a Inquisição, não havia nenhum registro de qualquer impresso de cunho religio-
so em Goa, até a publicação do Oriente Catholico, de 1867, editado pelo Pe. Casimiro Cris-
tóvão de Nazaré. O Oriente era quinzenal, impresso pela Imprensa Nacional de Nova Goa, 
tendo terminado em dezembro de 1870. 

Em 15 de julho de 1867, começou a circular o mais polêmico dos impressos religiosos, 
A Cruz, quinzenal. Em 26 de julho de 1879, passou a ser in folio, época em que, no combate 
violento contra a Propaganda Fide14, o jornal assumiu um cunho mais político do que reli-
gioso. Seus redatores eram os padres Manuel Agostinho de Carvalho, António Francisco 
Xavier Alvares e Mar Julius. Por ser político, o arcebispo D. António Sebastião Valente, que 
depois se tornou primeiro patriarca das Índias Orientais, proibiu, em julho de 1882, a sua 
circulação.

O proprietário do jornal recorreu à Coroa, contra o ato do Prelado, sendo que a Relação 
de Goa deu provimento ao recurso, condenando o Arcebispo a revogar a proibição, sob pena 
de perder as suas temporalidades. Contudo, o governo da Metrópole ordenou, por telégra-
fo, ao agente do Ministério Público, que interpusesse recurso contra o acórdão da Relação. 
De seu lado, o Supremo Tribunal de Justiça de Lisboa, por acórdão de 13 de julho de 1885, 

14	 A Propaganda Fide é a congregação que examina e julga se determinados livros podem ser lidos por católicos. Foi 
criada em Roma, no século XVII. Popularmente é conhecida simplesmente como a Inquisição.

António Hohlfeldt



315

não tomou conhecimento do recurso, ficando apenas o acórdão da Relação. “Mesmo assim A 
Cruz deixou de existir em 18 de julho de 1882” (Cunha, 1923, p. 37). 

Um ano depois, começou-se a imprimir O Crente, em Orlim, redigido pelo Monsenhor 
Francisco Xavier de Loiola. Passou a ser órgão oficioso da Arquidiocese, pois tendo o governo 
português admoestado, em portaria de 25 de novembro de 1894, o prelado, por ter publica-
do no Boletim Oficial uma pastoral, em 1° de setembro do mesmo ano, contendo a encíclica 
Humanum Genuas, que ainda não havia recebido o indispensável beneplácito régio, o mesmo 
prelado deixou de mandar à folha oficial os diplomas emanados de sua secretaria, como era 
de uso até então, dando-lhes, porém, publicidade, que seria considerada oficial, nas colunas 
do Crente (Cunha, 1923, p. 37). O jornal foi impresso em Orlim, até 3 de dezembro de 1894. No 
ano seguinte, monsenhor João Excelso de Almeida assumiu a sua direção e passou a publicá-
-lo em Nova Goa, até a transferência da tipografia do Crente para Pondá.

Impressos periódicos de reconhecida utilidade contribuíram poderosamente para a 
vulgarização de documentos inéditos, que jaziam nos velhos arquivos oficiais, como o Ga-
binete Literário das Fontainhas, na direção de Felipe Neri Xavier. Esse impresso trazia impor-
tantes curiosidades e variadas informações de estatísticas e descrições de usos e costumes. 
Começou em 1846, mensalmente, até dezembro de 1848, constituindo três volumes. Depois 
de 1848, passou a se publicar de forma irregular, o que fez perder seu caráter de jornal, embo-
ra o nome continuasse o mesmo. 

Também a A Colecção das Leis Peculiares das Comunidades Agricolas dos Concelhos das 
Ilhas, Salcete e Bardez foi publicada em duas partes. A primeira, em 1852 e a segunda, em 1855.

Por seu lado, o Conselheiro Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara empreendeu a repro-
dução de vários documentos sob o título de Archivo Portuguez Oriental, cujo primeiro fascículo 
saiu em 1857 e o último em 1875 (foi dividido em duas partes: a primeira, publicada em 1875, e 
a segunda, no ano de 1876). Cunha Rivara também publicou o periódico mensal o Chronista de 
Tissuary15, impresso de janeiro de 1866 a julho de 1869. Continha reproduções de valiosas infor-
mações e documentos históricos. O Governo Central, por portaria do ministro Sá da Bandeira, 
de 31 de maio de 1858, o incumbiria de continuar a obra de João de Barros e Diogo de Couto16, 
autorizando-o a deslocarse, a fim de “colher nos próprios lugares as memórias dos feitos portu-
gueses nas regiões do oriente” (Cunha, 1923, p. 37). Para tanto, a Fazenda iria custear as despe-
sas do jornalista, quando necessário. Contudo, Cunha Rivara jamais se valeu de qualquer ajuda 
do governo, coligindo, sempre que se lhe ofereceu ensejo para tanto, “informações, memórias 
e relações de sucessos antigos e modernos”, todas registradas no Chronista de Tissuary. 

Em 1° de abril de 1894, o médico Pitagoras da P. Lobo iniciou a publicação de um jornal 

15	 Conforme já se registrou antes, refere-se à ilha sobre a qual foi edificada a cidade de Goa.
16	 Os primeiros cronistas das colonizações portuguesas, em especial na Ásia.

António Hohlfeldt



316

quinzenal. O periódico se chamava O Indispensável. Era impresso na tipografia Rangel, de 
Bastorá. Foi suspenso um ano depois. Tratava-se de um jornal de ciências, artes e indústria. 
Reapareceu em 1° de outubro de 1906, com uma seção musical dirigida por V.J. Janim Rangel.  
Em 29 de janeiro de 1913, passou a ser semanal, com a mesma seção dirigida por F.X. Pinto. 
Essa seção sobre música deixou de ser publicada em 17 de janeiro de 1914. Poucos meses 
depois, o jornal tem a sua direção abandonada pelo fundador. Voltou a ser editado em 17 de 
julho do mesmo ano, ainda sob a direção do mesmo Janim Rangel. Passou a chamar-se In-
dispensável e, como subtítulo, revista quinzenal enciclopédica, biográfica, scientifica, histórica, 
social, jurídica, medica, musical, literária, artística, noticiosa.

Os distritos de Damão, Diu e Bombaim também tiveram os seus jornais indoportuguêses. 
Entre os diversos títulos, destacam-se O Portuguez, de Damão, de 1835, e a Sentinela da Liber-
dade na Guarita de Damão, de 1837 (Cunha, 1923, p. 44)17. Porém, não há registros de outros 
jornais até 1890, ano em que se começou a cirular O Damense, jornal tablóide, impresso men-
salmente em Bombaim. Seus redatores eram os advogados Manuel Sebastião Vaz e Luís Dio-
go de Brito. O primeiro número saiu em 1º de julho, sendo o último a sua 44º edição. De Diu, 
o único jornal de língua portuguesa que se conhece é o Diuense, publicado entre os meses de 
maio e agosto de 1892, terminando como suplemento em um jornal regional, no mês de se-
tembro. Provavelmente, o seu editor era Berlamino do Rosário (Cunha, 1923, p. 44). Bombaim 
teve grande influência no jornalismo indo-português, ainda que fosse um território colonizado 
pelos ingleses, pois era um núcleo de cidadãos portugueses (Cunha, 1923, p. 45). A imprensa em 
Bombaim passou por duas fases similares às vividas por Goa que, ao longo desta síntese, está 
sendo descrita. A primeira (mais política e ideológica, polémica) destaca os jornais Investigador 
Portugues, Pregoeiros da Liberdade, Observador e a Abelha de Bombaim que, em luta ao lado dos 
jornais de Goa, defendiam as oligarquias portuguesas, no tempo em que as convulsões políti-
cas do constitucionalismo predominavam. A segunda fase (imprensa diária mais informativa e 
menos agressiva) aconteceu a partir do nascimento do impresso O AngloLusitano e, mais tarde, 
de Horas Vagas, A Colonia Goana, O Boletim Indiano e o Portugues Britanico. Todos exaltavam o 
sentimento patriótico dos filhos da terra e “todo o seu amor por Portugal” (Cunha, 1923, p. 47). 

Com a emigração, formaram-se novas aglomerações, ao mesmo tempo em que se de-
senvolvia a cultura concani, sobretudo graças à publicação do Dicionário Português-Concani, 
do Monsenhor Rodolfo Delgado e de outros trabalhos de vários concanistas, habilitando a ler 
e escrever muitos goeses que desconheciam a língua portuguesa. 

17	 A 9 de abril de 1823 surgiu o jornal Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco, que defendia a Independência 
do Brasil, com mudanças radicais, e era contra a escravatura. Recebeu vários complementos no nome, de acordo com 
o lugar em que Cipriano Barata, seu fundador, esteve preso. O Sentinela da Liberdade inspirou a criação de dezenas 
de outros jornais com esse nome pelo país e fora dele. Editou-se na mesma época em Porto Alegre um jornal de igual 
título, de Claude Dubreuil, francês. O jornal foi editado entre 1831 e 1836. De linguagem virulenta, era contrário aos 
farroupilhas, que lutavam pela independência da província em face do Império.

António Hohlfeldt



317

Em uma nova fase, a imprensa concani se difundiu criando novos métodos de escrever. 
Para tanto, imprimiu-se o Alfabeto Mariano, de Eduardo Bruno de Sousa, que editava o Udeb-
techém Salok, com o intuito de tornar popular o seu sistema gráfico. 

O primeiro jornal marata18, segundo Cunha, apareceu tardiamente, em 1872, com 
Dexassudaranetxo (Amigo do Progresso da Pátria), surgindo outras publicações a posterióri, 
como o Kesry e o Marata, que nasceram graças à difusão da imprensa na Índia vizinha, além 
das revistas ilustradas, como Pathea-Bodha, do médico Ramachondra Panduroga Vaidya e a 
revista literária Prachi Praba. Também havia O Pathea-Bodha (Conselhos Higiênicos), revista 
médica, mensal. Começou a sua publicação em novembro de 1888, tendo, no ano seguinte, 
uma versão em português. Era impressa em Nova Goa, até o mês de abril de 1891, passando a 
ser editada em Bombaim, de outubro de 1892 a dezembro de 1894. O mesmo editor também 
publicou a revista literária e científica Luz do Oriente. Esta revista tinha por objetivo a difusão 
da literatura oriental, até então pouco conhecida. 

Merece destaque a revista literária Prachi Praba, pois possuiu uma editora hindu, Saras-
vatiba Vaidya, esposa de Ramachondra Panduroga Vaidya, a primeira mulher hindogoesa a 
figurar no campo das letras. 

No ano de 1902, em Combarjua, começou-se a publicar o jornal marata O Satsang, que 
mantinha uma campanha de hostilidade contra o domínio britânico. O jornal era bastante lido 
na Índia-Inglesa, cujo governo protestou junto à administração indo-portuguêsa, que fez sus-
pender essa campanha em 1907, desaparecendo ao mesmo tempo o jornal (Cunha, 1923, p. 48).

Em suma, o jornalismo indo-português, não apenas influenciou à colónia hindu-lusa, 
como também às colónias inglesas mais próximas a Goa. António dos Mártires Lopes defen-
de a ideia de Gilberto Freyre, dizendo que, se a cultura luso-tropical madrugou em Goa, nas 
diversas manifestações do pensamento humano, não é menos certo que a imprensa periódica 
da Índia Portuguesa teve a sua primazia, no tempo e no espaço, como poderoso agente de civi-
lização e melhor instrumento para a vulgarização de ideias e princípios europeus brancos, para 
o progresso do saber humano e a elevação do nível intelectual dos povos (Lopes, 1971, p. 7).

Na primeira fase dessa história, os jornais foram armas de combate dos partidos e oli-
garquias, sendo o principal meio de propaganda de ideias ou de ataque aos adversários. Neste 
período, dois fatos, na primeira metade do século XIX, tumultuaram e dominaram o ambien-
te político de Goa, o que ocasionou um grande número de violências e mortes, com lutas in-
cruentas na imprensa, todas visando as ideias igualitárias proclamadas pelo criador do Esta-
do da Índia, Afonso de Albuquerque, e pelo Marquês de Pombal. 

18	 Mas escrito em língua concani. A língua concani era aquela mais popularizada quando da conquista portuguesa. É 
um idioma indo-ariano, a partir do sânscrito. Na região norte da Índia, contudo, firmou-se a língua marata, que se 
tornou um dos 18 idiomas oficiais do Estado hindu, após 1985.   

António Hohlfeldt



318

O primeiro momento agitado foi a implantação do regime constitucional em Portu-
gual. O regime liberal apenas serviu para dividir o país em numerosos grupos que se di-
gladiavam violentamente em busca do poder, refletindo as disputas que ocorriam na me-
trópole (Cunha, 1923, p. 50). Este período político, porém, foi fértil na fundação de jornais, 
órgãos dos diversos partidos.

Outra convulsão ressaltada pelos autores aqui citados foi o conflito religioso entre o 
Padroado do Oriente e a Propaganda Fide. O Padroado era uma instituição com seu centro 
em Goa. Com a expulsão dos jesuítas, em 1759, pela administração do Marquês do Pombal, 
Primeiro Ministro de Portugal, todas as missões sofreram grandes reveses e teriam ficado 
consideravelmente reduzidas, se o clero não desse o seu auxílio. A Propaganda achou o mo-
mento oportuno para se infiltrar nas missões do Padroado, que começou a retirar-se dos seus 
campos de evangelização. Em 1853, o breve papal Probe Nostis excomungou quatro sacerdo-
tes goeses que, depois de doze anos, através de uma campanha do padre Estêvao Jeremias 
Mascarenhas, no Parlamento português, foram declarados beneméritos da Nação.

No segundo período jornalístico de Goa, nasceram as tipografias particulares, em que 
foram divulgadas novidades e conhecimentos úteis e, sobretudo, importantes aos “interes-
ses do povo” (Cunha, 1923, p. 49). Aparece, naquele período, O Ultramar, de Bernardo Fran-
cisco da Costa, marcando um momento de progresso, com grande repercussão na vida social 
do país. Por natural evolução, chegou-se ao terceiro período. 

Ele se iniciou em 1897, após dois anos de proibição da imprensa. Houve uma espécie de 
evolução e surgiu, assim, o jornal diário. Havia a necessidade de se fundar um “jornal neutro ou 
incolor, imparcial e cordato, que pela correção inabalável do seu porte perante o país e perante 
os poderes públicos” (Lopes, 1971, p. 23) alcançasse credibilidade. Nasce, naquele momento, O 
Heraldo. A imprensa diária acaba por ser “mais intensa, porque passa a ser o que é em toda par-
te: uma escola de educação pública, uma valiosa força dirigente, exercendo diariamente uma 
influência subtil, mas benéfica em todas as camadas da sociedade” (Cunha, 1923, p. 50).

Para concluir, verifica-se ocorrerem, em Goa, aquelas mesmas características dos jor-
nais que circulariam durante o período colonial africano.

Mas há algumas diferenças dignas de nota:

1. A imprensa goesa apresenta publicações de categorias profissionais, como médicos e farmacêu-

ticos, ou até mesmo advogados, que jamais encontraremos na África;

2. Da mesma maneira, a imprensa goesa terá uma influência religiosa da Igreja Católica impensá-

vel na imprensa africana ou brasileira: se foi esta Igreja Católica a instituição que levou os primei-

ros prelos para o continente asiático, a exemplo do que fizera para a América espanhola, foi esta 

mesma Igreja capaz de confrontar o próprio governo da metrópole, muitas vezes, com resultados 

diferentes dos conflitos, conforme as épocas e os governantes;

António Hohlfeldt



319

3. Pela formação pretérita de línguas escritas e, por consequência, sistemas literários pré-existen-

tes no continente, a imprensa goesa acabou desenvolvendo mais fortemente a literatura em suas 

páginas, não apenas revelando autores, quanto permitindo o processo de tradução, sobretudo das 

línguas nativas para o português, o que enriqueceu sobremaneira aquela cultura.

A partir dessa síntese, pode-se perceber que a imprensa em Goa sofreu altos e baixos, 
como em todas as demais colónias. O jornal foi porta-voz político e de popularização da li-
teratura e das artes em geral. Num país que teve sua colonização diferenciada das demais, e 
que foi o primeiro a possuir impressos, Goa, no entanto, não dispunha de escolas que prepa-
rassem seus filhos para este ou aquele ofício. 

Contudo, Lopes (1971, p. 31) lembra que um dos aspectos mais relevantes da intelectua-
lidade goesa é a cultura jurídica em que se evidenciou um verdadeiro escol de advogados que, 
embora não dispondo de uma escola de Direito onde se preparasse o seu espírito para tão no-
bre e delicada profissão, atingiu um alto prestígio no foro, pelos profundos conhecimentos, e 
em suma, pela vincada personalidade jurídica que evidenciavam aqueles advogados.

O mesmo autor defende que, numa terra onde não havia escolas nem cursos profissio-
nais, o jornalismo fez-se por intuição, por auto-educação, pondo ao serviço da sua missão o 
somatório das suas faculdades e aptidões, aperfeiçoando-se cada vez mais, graças ao con-
tato com a imprensa metropolitana e à vizinha Índia Inglesa, numa irreprimível conduta de 
formação e deontologia profissional (Lopes, 1971, p. 8). Logo, entende-se que o jornalismo 
em Goa foi feito por vocação e, ainda que o governo lhe fosse contrário, cresceu e desenvol-
veu consigo um Estado. A semente plantada pelos padres jesuítas, em 1556, bastou para que 
a sociedade goesa entendesse a importância da imprensa e não conseguisse mais viver sem 
essa voz social.

A imprensa periódica da China 

Os chineses conheciam o prelo bem antes dos europeus. Desde o século VI, eles já haviam 
desenvolvido equipamentos de madeira (xilográficos) com os quais imprimiam documentos e 
obras literárias. A xilogravura chinesa remonta à Dinastia Choi. Lok Sam, no livro Ho Fan In Han 
Lok, registrou, sobre a gravação em madeira, a respeito daquela Dinastia: “No 8° dia do 12° mês 
do 12° ano (ano 593) do reinado do Imperador Choi Hoi, foi ordenada a gravação em madeira de 
obras literárias e de gravuras clássicas”. Esta é a primeira referência por escrito às xilogravuras 
chinesas. Com o desenvolvimento da técnica de impressão, as xilogravuras populares se am-
pliaram na Dinastia Tong, especialmente aquelas alusivas ao Ano Novo. Verifica-se, pois, sua 

António Hohlfeldt



320

utilização, tanto enquanto ilustração, quanto para registro de textos (Gonçalves, 1967, p. 67 e ss.)19. 
A introdução da tipografia, na quase totalidade das então colónias portuguesas, à exce-

ção do Brasil, se deveu ás missões religiosas, especialmente as jesuíticas (Pires, 2010, p. 26).  
Na verdade, há uma curiosa história a respeito: por volta de 1586, quatro jovens japone-

ses tinham sido enviados, enquanto diplomatas, pelos mandatários do Japão, deslocando-se 
para Portugal e Espanha (naquele momento, ambas as nações reunidas sob uma única ad-
ministração). Pretendiam conhecer o rei de tão amplos territórios e também saudar ao Papa. 
Tratava-se de um primeiro resultado positivo das missões jesuíticas naquela região do Orien-
te. Sabe-se que os jovens, recebidos na Universidade de Coimbra, além de assistirem a repre-
sentações de autos sacramentais, encantaram-se com um prelo ali utilizado e dispuseram-se 
a levar uma daquelas máquinas para seu país.

Sabe-se que eles embarcaram no dia 12 de abril de 1587 de retorno ao Japão, chegando 
em 31 de maio de 1588 em Goa, na Índia, a bordo da nau São Felipe. Um dos quatro jovens, o 
nipônico cristão Constantino Dourado, resolveu experimentar o invento que traziam na baga-
gem e assim foi impressa a obra Oratio habita a fara, D. Martino Iaponio, que narrava a ação do 
embaixador português Martinho Hara, naquelas terras. Pouco tempo depois, os jovens reem-
barcavam e chegavam a Macau, presumivelmente em agosto do mesmo ano. Ali, novamente 
desembarcados, terminaram por imprimir a obra Cristiani Pueri Institutio, do sacerdote Juan 
Bonifacio, de Salamanca (1588). Este fato é historicamente importante, porque é a primeira 
obra impressa em máquina de tipos móveis que ocorre na China, ainda que o sacerdote Miguel 
Ruggeri, já em 1585, editara um pequeno volume, hoje raríssimo, com o Salmo CXII do Livro 
dos Salmos. No entanto, essa obra foi concretizada com uma impressora xilográfica, nos moldes 
daquelas existentes entre os chineses (Braga, 1965). O segundo trabalho impresso com tipos 
móveis, ainda com aquela mesma máquina trazida de Portugal, foi De Missione Legatorum, que 
teve uma primeira parte concretizada logo após aquele texto do pe. Bonifacio, e cuja edição 
completa saiu no primeiro semestre de 1590. Equivocadamente atribuída, durante muito tem-
po, ao Visitador do Santo Ofício das Índias Orientais, Pe. Alexandre Valignano, de fato foi redi-
gida pelo sacerdote português, oriundo de Guimarães, Duarte de Sande. 

Os jovens japoneses, enfim, chegaram de retorno à pátria em 28 de julho de 1590, o que 
evidencia terem permanecido um período significativo em Macau, inclusive participando 
das impressões daquelas primeiras obras (Matos, 1991; Arrimar, 1987). Eis como um prelo 
saído de Lisboa passou por tantas, diferentes e longínquas terras e em todas elas acabou por 
participar das primeiras e emocionantes aventuras impressoras daqueles territórios. 

Os sacerdotes jesuítas instalados em Macau se preocuparam em criar um colégio, de 

19	 Sandra Pires (2010, p. 27, nota 99), citando o 2º. Visconde de Santarém, afirma que o número de livros impressos na 
China, até 1835, ultrapassaria, em muito, a quantidade de obras editadas na Europa!

António Hohlfeldt



321

São Paulo, e ali instalar uma excelente biblioteca, adquirindo obras na Europa ou imprimin-
do-as numa tipografia própria que, enfim, também ali fixaram. 

No século seguinte, Cantão e Hiang-Zan também já possuíam suas prensas junto aos 
colégios jesuíticos.

Diz um pesquisador que o último texto assim impresso foi uma gramática japonesa de 
autoria do Pe. João Rodrigues (Boxer, 1951, p. 134), época em que, chegando a Macau as notí-
cias a respeito da política antirreligiosa do Marquês do Pombal, apressaram-se os sacerdotes 
em transferir os acervos da biblioteca e sua impressora para Manila, escapando, assim, todo 
aquele material, de destruição.  

Por conseqüência, “não havia ali qualquer máquina impressora. Foi a revolução [libe-
ral] de 1820 que propiciou a reinstalação da imprensa em Macau e o início da publicação de 
periódicos” (Garmes, 2003, p. 65). 

Voltemos no tempo, porém, e viajemos um pouco pela história das relações entre os 
chineses e os portugueses.    	      

A chegada dos portugueses e sua relação com Macau

A maioria dos pesquisadores, tanto chineses quanto portugueses, refere que as relações 
entre aqueles povos se iniciaram a partir da expedição de Vasco da Gama, através de um in-
térprete mouro, encontrado em Melinde (atual Quênia), em 1498. Enquanto os portugueses 
foram rechaçados em Moçambique e Mombaça, a cidade de Melinde lhes abriu as portas, 
pois almejava alcançar a hegemonia da região e compreendeu a força bélica dos europeus. 
Com o auxílio de um nativo, Ahmed Mesjid, conhecido como El-Melindi, os portugueses al-
cançariam certo diálogo com os chineses de Macau, às voltas com piratas. O mesmo intér-
prete teria ajudado os portugueses a chegar a Calicute, na Índia. A frota de Diogo Lopes de 
Sequeira, em 1509, auxiliou aos macaenses neste momento e assim ter-se-ia iniciado uma 
boa relação diplomática entre os asiáticos e os lusitanos.  

Desde o século XII os chineses, de modo geral, exerciam o comércio marítimo, o que 
só foi interrompido durante o período de dominação mongol de Kublai Kan (1214-1294), que 
exterminou a dinastia Sung20 (Ramos, 2004, 2009). Neste período, o comércio marítimo tor-
nou-se uma ocupação desonrosa, mas após a derrocada de Kan, os chineses voltassem a de-
senvolver este tipo de ocupação, dominando completamente toda a região, embora aquele pre-
conceito remasnescesse entre alguns segmentos sociais. Quando os portugueses chegaram a 
Macau, assim, encontraram uma série de motivos que os tornavam extremamente distantes 

20	 Toda a passagem que se segue acompanha de perto as exposições deste autor.

António Hohlfeldt



322

dos nativos: a tradição cultural, uma atividade considerada socialmente menor e, sobretudo, o 
fato de que a administração política chinesa era extremamente centralizada, o que significava 
uma fidelidade inquebrantável das cidades em relação ao governo, ao contrário do que os por-
tugueses encontravam na África ou mesmo na Índia; mas, sobretudo, o reconhecimento, por 
parte dos chineses, de que não apenas a marinha chinesa era mais poderosa do que a armada 
portuguesa, quanto o poderia bélico chinês era imensamente superior ao dos portugueses.

Esta situação será modificada com o apoio lusitano contra os ataques piratas que ocor-
riam na costa, em especial na região de Macau, de sorte que, entre 1553 e 1554, os chineses 
permitiram o comércio com a cidade, depois de os portugueses ali desembarcarem alguns 
de seus navios sob a desculpa de necessidade de secarem suas cargas. Após 1557, a China 
arrendou Macau aos portugueses. Assim mesmo, os representantes do governo de Portugal 
continuaram enfrentando problemas com o país, o que levou a metrópole a entregar o comér-
cio da região a particulares. Estes, embora mais bem sucedidos, não deixaram de enfrentar 
o assédio constante dos piratas chineses que descobriram ser mais lucrativo atacar os navios 
portugueses do que as próprias cidades ou os barcos nativos. Assim, apesar de os comercian-
tes lusitanos tentarem enganar os piratas, adotando as embarcações nativas, mesmo assim 
eram constantemente atacados, roubados e seus barcos postos a pique, conforme relata deta-
lhadamente Fernão Mendes Pinto, em sua conhecida obra Peregrinação (1614 [2005]). 

Apesar de todas as dificuldades, o comércio português alcançou enorme lucratividade 
e desenvolveu, igualmente, a região, chegando a seu auge ao final do século XVI e começo do 
seguinte, tornando-se importante entreposto comercial e, sobretudo, um ponto de formação 
e de partida de missionários católicos para as missões nos demais países do Oriente, inclusi-
ve o Japão. Por isso, o Papa Gregório XIII criou, em 1576, a Diocese de Macau e, em 1583, foi 
instituído o Leal Senado de Macau, sede e símbolo do governo civil local lusitano. A partir de 
1623, Macau passou a ter um governador português, até a primeira metade do século XIX. 

Só em 1887, contudo, a China reconheceria formalmente a soberania da ocupação por-
tuguesa em Macau, através do Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português, que duraria 
até 1967, quando uma série de revoltas provocadas por militantes pró-comunistas, na cidade, 
o chamado Motim 1-2-3, após intensas negociações, levou a um novo tratado, em 1987, pelo 
qual se fixava que Macau retornaria à soberania chinesa em 20 de dezembro de 1999, tor-
nando-se Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), em que Macau se tornava um 
território chinês sob administração portuguesa.  

António Hohlfeldt



323

Os primeiros jornais

A primeira relação exaustiva de títulos de jornais publicados no espaço lusófono que 
se conhece é aquela produzida por Brito Aranha, em 1885 (p. 23). Trata-se de um opúsculo 
de menos de trinta páginas, que reúne uma relação de “Jornaes ultramarinos”, em ordem 
alfabética; “Jornaes pela ordem das províncias” (Angola, Cabo Verde, etc...) e “Jornaes publi-
cados na metrópole”. A segunda listagem facilita a consulta e aí encontramos o conjunto dos 
periódicos de Macau e de Timor, com seu título e data de circulação21.

Combinando este levantamento com a listagem apresentada em artigo bem mais re-
cente, já citado neste texto, de Hélder Garmes, que menciona, de passagem, e sem referência 
a qualquer cronologia, os títulos dos periódicos que integram o que Manuel Teixeira deno-
mina de primeiro período da história da imprensa de Macau, periodização que ele assume, 
compõe-se este quadro:

1822 — 1823 — A Abelha da China — Macau — Político
1824 — 1826 — Gazeta de Macau
1834 — Boletim da Província de Macau e Timor — Macau 
1834 — Chronica de Macau — Macau — Político
1836 — 1838 — O Macaísta Imparcial — Macau — Político e literário22

1838 — 1839 — Boletim Oficial do Governo de Macau23

1838 — O Correio macaense — Macau — Político e literário
1839 — A Gazeta de Macau — Macau — Político e literário24

1839 — 1843 — O Português da China  
1843 — 1845 — A Aurora macaense — Macau — Político
1844 — 1845 — O Solitário da China
1844 -1845 — O Procurador dos macaístas — Macau — Literário
1845 (pelo menos até 1862) — Boletim do Governo da Província de Macau, Timor e Solor
1863 — 1866 — Ta-Ssi-Yang-Kuo — Macau — Literário 
1868 — O Independente — Macau — Político e noticioso 
1869 — Noticiador macaense — Macau — Político

21	 Aqui organizada cronologicamente.
22	 Vinculado ao Partido Liberal, segundo consta em seu frontispício.
23	 Cumprindo a legislação metropolitana de 1836, o Boletim Oficial da Província de Macau, Timor e Solor começou a 

circular em 5 de setembro de 1838, utilizando, para tanto, a Tipografia Macaense, do Dr. Samuel Wells Williams, 
missionário protestante, linguista e sinologista norte-americano, que escreveu o primeiro dicionário inglês-chinês 
e chinês-ingles, sendo igualmente editor, entre 1848 e 1851, do segundo periódico em língua inglesa, o The Chinese 
Repository.  

24	 Segundo Garmes, teria substituído o Boletim Oficial do Governo de Macau que, então, mudara de título.

António Hohlfeldt



324

1872 — O Oriente — Macau — Político
1872 — Gazeta de Macau e Timor — Macau — Político, literário e noticioso
1873 — Imparcial — Macau — Político
1875 — Jornal de Macau — Macau — Político
1879 — Boletim do Governo da Província de Macau (bilingüe: português e chinês) 
1882 — O Macaense — Macau — Político, literário e noticioso
1883 — O Correio macaense — Macau — Político, literário e noticioso.

Ao contrário do que se verifica no jornalismo goês, os periódicos chineses, com raras 
exceções, serão pouco afeitos à preocupação literária. O fenômeno poderia ser explicado 
pelo fato de que, a partir de 1841, os ingleses se fixaram em Hong Kong, o que levou Macau a 
uma profunda depressão econômica, ao mesmo tempo em que ocorria uma forte depressão 
durante a administração de Ferreira do Amaral (21 de abril de 1846 a 22 de agosto de 1849), 
levando os jornais macauenses a se deslocarem para aquela outra cidade. Enfim, em 1850, 
surgia, na metrópole, a chamada lei da rolha, que exigia titulação universitária, mesmo que 
sem qualquer relação direta com a atividade periodística, dos diretores das publicações. As 
coisas começam a se restabelecer com o surgimento de Ta-Ssi-Yang-Kuo, em 1863, circulando 
até 1866, a que se seguiria uma segunda série deste periódico, mas agora editado em Lisboa, 
entre 1889 e 1904 (Garmes, 2003). Esta publicação, para a qual se dá maior atenção logo abai-
xo, inaugura, segundo os historiadores, a segunda fase do jornalismo de Macau, quando os 
espaços literários começam a ganhar relevo nas publicações. 

Os dois primeiros jornais e o que se segue

A Abelha da China foi como se denominou o primeiro jornal editado em Macau, pelos 
frades dominicanos, a partir de 12 de setembro de 1822, uma quinta-feira, alcançando 67 edi-
ções, até o dia 27 de dezembro de 1823. Tinha a responsabilidade editorial do tenente-coronel 
Paulino da Silva Barbosa (Magalhães, 2015)25, constituindo-se em semanário, segundo José 
Simões Morais (2012). Impresso na Tipografia do Governo26, recém criada para este fim, sua 
redação, contudo, a cargo do dominicano Frei António de São Gonçalo do Amarante, vigário 

25	 Por este motivo, a Associação Bahiana de Imprensa, por doação de um de seus integrantes, Edivaldo Boaventura, 
recebeu, em 10 de agosto de 2016, uma coleção completa deste jornal.  

26	 Não se sabe como uma tipografia teria ido parar em Macau, mas Pablo Magalhães (2015, p. 290 e ss.) sugere ter sido o 
comerciante baiano Bento José Gonçalves Serva, “liberal declarado e aliado de primeira hora a Paulino da Silva Bar-
bosa”, quem teria concretizado esta façanha. Deve-se recordar que Manoel Antonio da Silva Serra era comerciante 
em Salvador e teve a primeira permissão oficial para imprimir um jornal no Brasil, Idade d´Ouro do Brasil, em 14 de 
maio de 1811. 

António Hohlfeldt



325

do Convento de São Domingos, era extremadamente liberal, estava localizada no convento, 
sendo o jornal formalmente dirigido pelo padre Joaquim José Leite.  

Com o surgimento deste primeiro jornal, depois de dois séculos de ausência, o trabalho 
das máquinas de impressão foi retomado, justamente neste momento em que Macau, vincu-
lada a Goa administrativamente, e a que deveria sempre referendar, se tornara independen-
te, praticamente uma república. Mas isso duraria pouco. 

Macau, como todas as demais colónias, refletia as lutas partidárias e ideológicas da me-
trópole. Assim, logo após os acontecimentos de 1821, estalaram as rivalidades entre liberais e 
conservadores, estes liderados pelo Ouvidor Miguel de Arriaga Brum da Silveira. Há versões 
contraditórias sobre os acontecimentos, mas pode-se admitir que, a 19 de agosto de 1822, o 
chamado Leal Senado27 de Macau reuniu-se e destituiu Arriaga de suas funções, assumindo 
em seu lugar o major Paulino da Silva Barbosa, um liberal, que alcançara 91 votos, sendo no-
meado governador militar o Brigadeiro Francisco de Melo, redator principal.

Apesar do governo ser liberal, a censura prévia às publicações permaneceu. O curioso 
é que, circulando a primeira edição do periódico no dia 12, logo no dia seguinte ocorreu uma 
revolta contra a administração de Barbosa, que foi preso. No entanto, descoberta a revolta 
pelas autoridades portuguesas, imediatamente ela foi controlada e Paulino Barbosa retornou 
à administração, no dia 15, quando uma segunda tentativa de derrubada do governo constitu-
cional ocorreu. Arriaga, acusado de ser o mentor do movimento, foi preso novamente; seria 
levado para Lisboa, mas conseguiu fugir da Fortaleza do Monte, onde se encontrava, a 25 de 
março de 1823, para Cantão. Assim, reassumia a administração liberal

Conforme consta da primeira página da primeira edição do jornal, A Abelha da China 
tornava-se o porta-voz do Senado, conforme seu registro: 

Havendo-nos o leal senado incumbido a redacção do presente periódico, julgamos ser uma das prin-

cipais obrigações de um redactor o expor com verdade e com franqueza os motivos, que acelerão a 

gloriosa façanha em o dia 19 do mês passado, em que os Macaenses arvoraram o Pavilhão da Liber-

dade, e derrocaram o horrendo colosso do despotismo, que a tantos anos haviam suportado. Confes-

semos todavia, que esta tarefa é superior às nossas forças, mas nem por isso deixaremos de mostrar, 

o quanto desejamos cooperar da nossa parte para a justificação de um facto, que pôs termo á arbitra-

riedade, e que consolidou os direitos e os deveres do Cidadão, instalando-se, entre as salvas de um 

contentamento público, e incessantes vivas de alegria, um Governo provisório, segundo a vontade 

geral de todos os Moradores, o qual no pouco tempo de sua instalação, tem dado sobradas provas de 

seu patriotismo, do seu zelo e da sua actividade pelos interesses nacionais.  

27	 Corresponde à Câmara Municipal, tal como esta se apresenta no sistema representativo de Portugal, em que o vere-
ador eleito com o maior número de votos se torna o Presidente da Câmara, isto é, o Prefeito Municipal.

António Hohlfeldt



326

O jornal era extremamente virulento contras as autoridades conservadoras, mas a 23 
de setembro de 1823, os conservadores novamente reinstalaram a administração do Ouvidor 
Arriaga, com a ajuda de uma fragata que vinha de Goa, com militares contrários à nova or-
dem político-institucional de Lisboa. A partir de então, A Abelha da China, que fora liberal, 
passando a ser editado por António José da Rocha que, embora vivendo no convento de Santo 
Agostinho, dos agostinianos, não era sacerdote, mas um civil, torna-se virulentamente con-
servador. Inclusive o jornal passou a circular nos sábados, mantendo-se, todavia, semanal. 
Todavia, o jornal durou pouco: Arriaga, que estivera exilado, retorna no dia 26 de dezembro 
de 1823 e, no dia seguinte, circulou a última edição daquele primeiro jornal macaense.

No entanto, a publicação não encerraria propriamente sua circulação, mas trocou de 
nome e se transformou na Gazeta de Macau, de seu lado, também extremamente conservador.

 A Gazeta de Macau começou a circular em 3 de janeiro de 1824. Ambos os jornais foram 
impressos na tipografia oficial do governo, exatamente porque cada um deles, a seu modo, 
refletia a posição daquelas administrações. Tanto um quanto o outro publicavam correspon-
dências oficiais trocadas entre a administração portuguesa e o Leal Senado ou entre este e 
autoridades locais, além de alguma seleção de informações de jornais europeus. Mais bem 
redigido e organizado, a Gazeta de Macau trazia, logo abaixo do título, que era seguido por 
uma estreita faixa de composição com o número da edição e de sua data, um dístico tirado 
de Os lusíadas, de Camões: “A verdade, que eu conto nua, e pura/ vence toda a grandíloqua 
escritura”, em substituição ao dístico de A Abelha da China, tirado de Terêncio, que dizia: 
“Desta vez, com a ajuda dos amigos, a verdade matou o ódio”. 

Ambos os jornais organizavam sua mancha tipográfica de maneira semelhante, em 
duas colunas, até porque sairam das mesmas oficinas tipográficas. O coro editorial da Gazeta 
de Macau também permaneceu o mesmo das últimas edições de seu antecessor A Abelha da 
China, ainda que o prior dos agostinianos, Frei José da Conceição, tivesse assumido um papel 
mais ativo na editoração do periódico.

Do mesmo modo que o jornal anterior, publicava a correspondência oficial, tanto da 
administração local, quanto aquela da administração portuguesa, mas deu especial destaque 
à questão do comércio de Macau e sua importância para a economia da metrópole. Embora 
houvesse alguma atenção aos fatos locais, quando tais informações escasseavam (resultado 
da censura?), transcrevia informações vindas da Europa, além de informações dos Estados 
Unidos e inclusive da América do Sul. 

Assim, pelas páginas da publicação, ficamos sabendo a respeito do movimento dos na-
vios no porto, mas também um tremor de terra ocorrido no dia 2 de janeiro de 1824, além das 
notícias políticas, de preferência aquelas que falassem mal da oposição, ou seja, dos liberais.

O jornal vivia de assinaturas, mas as mesmas foram escasseando e o periódico deixou 
de circular, com a edição de 16 de dezembro de 1826. 

António Hohlfeldt



327

Apesar do estabelecimento da liberdade de imprensa em Portugal, em 1820, este movi-
mento que se verifica nas colónias asiáticas, tanto de Goa quanto de Macau, na busca da insti-
tuição de uma imprensa local, enfrenta, porém, dificuldades da própria organização regional. 

Assim, em 12 de outubro de 1834 surgiu uma nova publicação, desta vez quinzenal, a 
Crónica de Macau, que chegou a 45 edições, circulando até 1836.

Sucessivamente, foram editados uma nova Gazeta de Macau, semanário que sobreviveu 
durante 32 edições, editado por Manuel Maria Dias Pegado, irmão de um importante depu-
tado macaense e lente de matemática da Universidade de Coimbra, circulando entre 17 de 
janeiro e 29 de agosto de 1839.

Dias Pegado também fundou O Português na China, que começou em 2 de setembro de 
1839 (um mês após o encerramento da publicação anterior) e teve melhor sorte, sobrevivendo 
até 1843. Em 1844, Dias Pegado voltou à carga, fazendo publicar O Procurador dos Macaístas, 
desta vez um semanário literário e político, que se iniciou em 6 de março e prosseguiu sua 
vida pelo menos até 2 de setembro de 1845, ao que parece, porque Dias Pegado perdeu seu 
fiador, José de Lemos. 

A administração de Macau que se seguiu, de Ferreira do Amaral, fez com que nos 18 anos 
seguintes nenhum jornal circulasse na colónia, sendo que alguns dos pretendidos jornalistas 
emigraram para Hong Kong, onde Dias Pegado voltaria a publicar, em 1846, A Voz do Macaísta28. 

Como se viu, a revolução liberal de 1820, em Portugal, permitiu a retomada do funcio-
namento dos prelos em Macau, mas agora com a novas funções do jornalismo ou enquanto 
imprensa periódica. Nem tudo foi fácil naquele primeiro período, houve nova interrupção no 
funcionamento dos prelos.

Durante este intervalo de 18 anos, a exceção foi do Boletim Oficial, como indica seu pró-
prio título, periódico oficial, o único que o despotismo de Ferreira do Amaral permitiu, entre 
21 de abril de 1846 e 22 de agosto de 1849, quando foi assassinado29. Durante este período, 
segundo Hélder Garmes (2003), a produção jornalística de Macau deslocou-se para Hong 
Kong. Mas a imprensa jornalística macauense voltou a produzir seus frutos, desta vez já com 
a agregação de outros produtos, como a literatura. Na verdade, como se viu acima, não foi 
apenas a questão política que criara empecilhos ao desenvolvimento do jornalismo. Também 
a crise económica, gerada com o desenvolvimento do comércio inglês, centrado em Hong 
Kong30, e a publicação da chamada lei das rolhas, de Costa Cabral, em Portugal, a que também 

28	 Os dados destes primeiros periódicos foram retirados, essencialmente, de textos de José Simões Morais, que os têm 
divulgado em Notícias de Macau, mas foram combinados com passagens de outros autores que vão sendo referidos 
conforme o desenvolvimento do texto, especialmente um artigo de Manuel Teixeira (sem data).

29	 Ao longo de sua história, foi Boletim do Governo de Macau, Boletim do Governo da Província de Macau e Timor, Boletim 
Oficial da Província de Macau (1897), Boletim Oficial da Colónia de Macau (1928) e Boletim Oficial de Macau (1951), 
dentre outros títulos.

30	 Macau voltaria a ficar dependente da administração de Goa, naquele momento (Silva, 1994).

António Hohlfeldt



328

já se aludiu acima e em vários outros momentos do estudo sobre o jornalismo de expressão 
portuguesa em África, prejudicou este desenvolvimento.  

Disso decorre a importância do jornal Ta-Ssi-Yang-Kuo, cuja primeira série, impressa 
em Macau, circulou entre 8 de outubro de 1863 e 1866. Era um periódico liberal, católico, 
de caráter essencialmente informativo, que trazia notícias da metrópole, informações locais, 
movimento comercial e portuário, além de uma seção de publicidade. Foi criado por José 
Gabriel Fernandes, natural de Goa, sendo António Feliciano seu diretor. Possuía, segundo a 
manifestação expressa da publicação, uma intenção de ilustração, nos termos do século XIX: 
“É, pois, com intuito civilizador que damos a lume o nosso jornal (...) O nosso intuito é ofe-
recer aos nossos leitores o conhecimento das coisas úteis, porque é esse o dever do escritor 
sério e moralizado” (Ta-Ssi-Yang-Kuo, Macau, 8 de outubro de 1863, no. 1, p. 1). Neste senti-
do, o jornal teve colaborações da vanguarda intelectual de Macau, como Alexandre Meireles 
de Távora, Gregório José Ribeiro, Cônego António Maria Augusto de Vasconcelos, Jerônimo 
Osório de Castro Cabral Albuquerque, Manuel de Castro Sampaio, José Gabriel Fernandes, 
Pereira Rodrigues e José Pedro da Silva Campos Oliveira31. O jornal encerrou suas atividades 
em 22 ou 26 de abril de 1866, conforme diferentes autores, alcançando 134 edições, pois era 
hebdomadário, ou seja, semanal. 

Segundo João Feliciano Marques Pereira, filho do criador do Ta-Ssi-Yang-Kuo, Antonio 
Feliciano Marques Pereira, o termo significaria, literalmente “grande reino do mar do Oeste”, 
conforme a expressão do padre jesuíta Mateus Ricci quando, em 1600, em sua primeira 
audiência com o imperador Chin-tsung-hien-ti, respondeu sobre o lugar de onde vinha 
(Marques Prereira, Lisboa, Ta-Ssi-Yang-Kuo, 1899, p. 1). Aliás, é isso o que se lê na primeira 
página da edição inaugural do jornal. Sua mancha tipográfica, ao contrário das publicações 
anteriores, constituía-se de três colunas, separadas por um fio perpendicular. O jorna 
constituía-se de quatro páginas em cada edição, sem qualquer publicidade, pois contava com 
o apoio oficial. A matéria editorial abre-se com uma espécie de manifesto, em que se lê:

Hoje, que por toda a parte se há diffundido a imprensa periódica, como verdadeira locomotiva do 

pensamento, e que as colónias estrangeiras e mesmo parte das nossas na Africa e Asia são por ella 

representadas, não podia Macau ficar por mais tempo mero expectador do modo grandioso, por 

que os cruzados da moderna civilização defendem os interesses desses povos que representam 

(Ta-Ssi-Yank-Kuo, Macau, no. 1, 8 de outubro de 1863, p. 1, coluna 1).

31	  Todos os dados a respeito desta publicação, em suas duas séries, foram retirados do aludido artigo de Hélder Garmes 
(2003) e eventualmente corroborados em outros textos também pesquisados, com destaque para a nota de 26 de 
abril de 2016, a respeito daquelas publicações.

António Hohlfeldt



329

Na segunda coluna, sob a retranca32 “Ta-Ssi-Yang-Kuo”, é explicado o sentido do título 
da publicação, como já se apresentou acima. Os múltiplos textos, todos referentes ao jornal, 
são separados por pequenos arabescos, sendo que alguns deles ocorrem sem qualquer re-
tranca. No final da segunda página, surgem, então, as “Notícias diversas”, com chamadas33 
como “Alargamento da cidade”, “Visitas de Mandarim” ou “desastres marítimos”, material 
que adentra a terceira página. Nesta, encontramos o que hoje denominaríamos de editorias, 
como “Actos officiaes” e “Notícias do Reino”. Na última página, ainda temos as “Notícias 
estrangeiras”, o “Estado do mercado” e o “Movimento do porto”, encerrando-se a edição 
com um quadro sintético dos “navios mercantes surtos em Macau em 8 de outubro”. Eviden-
temente, em comparação com aquelas publicações da chamada primeira fase da imprensa 
macauense, havia-se alcançado um enorme progresso, evidenciando justamente a profissio-
nalização da imprensa.

Apesar de liberal, o jornal tinha a benevolência do Governador conservador José Ro-
drigues Coelho do Amaral, cujo mandato coincide perfeitamente com o de circulação da pu-
blicação. Consta que Antonio Feliciano, embora liberal em sua origem, ao estabelecer-se em 
Macau abrira mão de suas convicções, aceitando as novas regras do jogo político. E a admi-
nistração macauense era francamente conservadora. Daí o seu acerto com o Governador. 

Antonio Feliciano foi jornalista profissional, natural de Lisboa, tendo escrito diversos 
romances-folhetim. Na metrópole, já havia participado de inúmeras publicações, como Ar-
chivo Pittoresco, Revista dos Espectaculos, Revista de Lisboa e Ilustração Luso-Brasileira. Suas 
obras de ficção foram divulgadas tanto nesta última, quanto em Rei e Ordem, onde igualmen-
te publicou sua tradução de Confidências de Mlle. Mars, por mad. Roger de Beauvoir, que mais 
tarde republicaria em Ta-Ssi-Yang-Kuo. 

Instalou-se em Macau em 1859, ali se casando. Exerceu inúmeros cargos oficiais: entre 
20 de março de 1860 e abril de 1862, foi redator do Boletim do Governo, onde firmou seu re-
nome. No entanto, demitiu-se, em 1869, da função de Procurador de Negócios, acusado pelo 
diretor do jornal Eco do Povo, António José da Silva e Sousa, de desvios de verbas e corrupção, 
aparentemente envolvendo a questão dos cules, chineses pobres que vinham trabalhar nas 
colónias e eram praticamente escravizados, com a benevolência das autoridades. Embora 
vencendo o processo, Marques Pereira logo abandonou Macau, tornando-se cônsul portu-
guês na Tailância, entre 1875 e 1881, morrendo neste momento.  

O Ta-Ssi-Yang-Kuo é, na prática, o primeiro periódico a dedicar uma atenção especial 
à literatura e à cultura em geral. Sob a responsabilidade do próprio Marques Pereira (Alves, 

32	 Matéria subordinada a outra matéria ou à manchete da página, segundo o Manual de Comunicação da SECOM, do 
Senado Federal do Brasil.  

33	 Texto curto da primeira página, que resume as informações a serem publicadas nas páginas seguintes, segundo o 
Manual de Comunicação da SECOM, do Senado Federal do Brasil. 

António Hohlfeldt



330

1995 a), a “Sessão literária” publicou matérias históricas sobre a China, as primeiras missões 
portuguesas na região, medicina, botânica, etc. Segundo a interpretação de Garmes (2003), 
evidenciava a influência de Alexandre Herculano e seu O Panorama, entre 1837 e 1868 
(Sant’Anna, 2009; Hohlfeldt; 2012; Lourival, 2012)  ou até mesmo a Revista Universal Lisbo-
nense, entre 1841 e 1853. Ainda que dela se tenham publicado edições esporádicas até 1859, foi 
dirigida primeiramente por António Feliciano de Castilhos, depois José Maria da Silva Leal e, 
por fim, Sebastião Rocha Ribeiro de Sá34. De qualquer modo, o jornal ganhou feição própria.

Talvez o material mais interessante, divulgado naquele periódico, seja o conjunto de ar-
tigos históricos, boa parte dos quais escritos pelo próprio Marques Pereira, visando, segundo 
interpretação de Hélder Garmes, legitimar os interesses portugueses na região. Não se pode 
esquecer, contudo, que também em Goa houve publicações, como O cronista de Tissuari, que 
se preocuparam fundamentalmente em transcrever e divulgar também documentos da his-
tória da presença lusitana no Oriente. 

No que tange à literatura, propriamente dita, o mesmo Marques Pereira, que era autor 
de romances-folhetim, assina a tradução, já mencionada, de Confidências de Mlle. Mars, que 
teria como autor um certo Roger de Beauvoir, além de Tefine a bordo de um vapor: Aventuras de 
John Drunkard, que ele mesmo explica ser tradução livre e sem autorização. 

O jornal também divulgou poemas, além de alguns ensaios, dentre os quais, um intitu-
lado “O poeta”, que de certo modo estabelece o princípio estético da publicação, já bastante 
mais próxima dos cânones românticos que classicistas: “é o poeta quem verdadeiramente 
sente a natureza, por isso que vae pintal-a com todos os seus encantos, adornal-a com todas 
as suas galas”, ao mesmo tempo em que destaca seu papel social:

[o poeta] fazes com que a sociedade submissa e respeitosa va ajoelhar perante um nome, que talvez 

detestava; cravas o punhal no coração do tyranno, que faz a desgraça do seu povo e ri das misérias 

dele; ensinas-nos a olhar a morte como um bem, quando trocada a vida pela pátria; espalhas por 

entre todos o germen fecundante da virtude, que exaltas com teus cantos, germen, que, pousando 

ocioso e tranquilo sobre o coração, lá fica até que uma ocasião propicia venha fazel-o brotar cheio 

de viço... (Ta-Ssi-Yang-Kuo, 21.1.1864, n. 16, p. 64)35.  

Detalhe interessante, um dos colaboradores é o poeta José Pedro da Silva Campos Oli-
veira, moçambicano de origem, mas que por volta dos anos 1860 encontrava-se em Goa, onde 
colaborava com a revista Ilustração Goana. Em Goa também fez editar o Almanach popular 

34	 Ambas as publicações podem ser consultadas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de Lisboa. 
35	 As coleções fac-similadas de ambas as séries da publicação se encontram disponíveis. Ver, neste sentido, nas referên-

cias finais, Jorge Manuel dos Santos Alves, que as organizou.

António Hohlfeldt



331

durante os anos de 1864, 18965 e 1866. De volta a Moçambique, tornou-se o mais prestigiado 
poeta moçambicano, nos termos de Hélder Garmes (2003, p. 72), vindo a fundar a primeira 
revista da colónia, a Revista Africana. 

Não há dúvidas de que o Ta-Ssi-Yang-Kuo renovou o jornalismo de Macau e ajudou a 
constituir uma literatura nacional de expressão portuguesa. De modo geral, os textos ali di-
vulgados estavam muito imediatamente ligados à paisagem local, o que Garmes interpreta 
como falta de imaginação (2003, p. 73). Pessoalmente, imagino — o que também tinha ocorri-
do nas primeiras produções literárias dos escritores brasileiros estreantes, uma necessidade 
de afirmar sua identidade literária e nacional através de uma diferenciação dos registros da 
paisagem, dos usos e costumes. Com isso, afirmavam-se diferentes, não inferiores. Evidente-
mente, a maior parte dos colaboradores pagou sua taxa de adesão ao Romantismo, mas isso 
não impediu que alcançassem o registro de uma boa documentação do ambiente e de seus 
personagens.

Seu filho, João Feliciano, já em Lisboa, faz editar uma segunda série do Ta-Ssi-Yang-Kuo, 
entre os anos de 1889 e 1904, inclusive com dedicatória à memória do pai. Na edição de lan-
çamento da publicação, que tinha como subtítulo “Archivos e Annaes do Extremo-Oriente 
português. Colligidos, coordenados e anotados por J. F. Marques Pereira 1º. Official, chefe 
de secção, do Ministértio da Marinha e Ultramar; Official da Ordem de S. Thiago, do mérito 
scientífico, litterario”, escreveu:

A revista tem por título Tä-Sssi-Yang-Kuo (cuja razão o leitor encontrará mais adeante) (...) cons-

tituirá uma espécie de repositório de documentos antigos, inéditos ou não, relativos á expansão 

portuguesa n’ essa parte do mundo, e bem assim de estudos, monografias, apontamentos, sobre 

a historia, civilização, ethnografia, filologia, linguística, folk-lore, usos e costumes de todos esses 

povos que estiveram ou não em contacto com os portugueses, como, por exemplo, os chins, os 

malaios, os siameses, os japonezes, etc.; constituindo, por assim dizer, um archivo de noticias ou 

de dados curiosos que ou estão espalhados por diversas obras, algumas raras e difíceis de adquirir, 

ou por manuscriptos, a maior parte inéditos, das bibliothecas e archivos nacionais. E, quando for 

oportuno, e se tiverem estabelecido relações entre esta revista e os actuaes centros da vida portu-

guesa no extremo-Oriente, haverá uma resenha de todo o movimento actual d’esses núcleos de 

portugueses ou de descendentes de portugueses que existem ainda em Macau, Hong Kong, Ti-

mor, Malaca, Singapura, Siam, Manila, e em certos portos da China e do Japão. Enfim, será uma 

espécie d’ essas revistas ou Archivos publicados na Índia por Cunha Rivara, Nery Xavier, etc., mas 

elaborado sob um ponto de vista mais moderno e abrangendo todas as manifestações da vida, quer 

passada, quer presente, d’esses povos, nas suas relações comnosco, e a influencia reciproca que d’ 

eles recebemos ou que sobre eles exercemos por intermédio dos nossos beneméritos missionarios, 

soldados, marinheiros e comerciantes. E, para amenizar (condição essencial) a toda a publica-

ção, que pretenda ser bem aceita pelo publico), será acompanhada de gravuras, vistas, estampas, 

António Hohlfeldt



332

representando monumentos, retratos, plantas de cidades, povoações e fortalezas, fac-similes de 

documentos raros, produtos da fauna e flora; usos e costumes, etc. Emfim, todos os attractivos d’ 

uma publicação moderna e que constitua no gênero uma novidade entre nós (Marques Pereira, 

Ta-Ssi-Yang-Kuo, nº. 1, Vol. I-II, pp. 12-13).

A agora revista era impressa na Companhia Nacional Editora: neste sentido, não era 
uma publicação macaense, embora seus objetivos permanecessem os mesmos da primeira 
série de publicações. Sua concepção filiava-se, anda mais explicitamente que aquela em-
preendida por seu pai, às características de O Panorama. A referência a Cunha Rivara implica 
o conhecimento de O Chronista de Tissuary, que antes se mencionou. 

Se se analisar ambas as publicações, pode-se compreender o gradativo crescimento dos 
estudos sino-portugueses, do mesmo modo ocorrera o desenvolvimento dos estudos goeses. 
Talvez por suas relações estreitas, aliás, a revista não editou apenas matérias vinculadas a 
Macau, quanto a Goa. Com isso, o leitor de hoje, como o contemporâneo do periódico, pode 
constituir compreensões contextualizadas do que ali é referido.

A partir dessa publicação, seguir-se-ão outras, de semelhante caráter, como Almanach 
luso-chinez de Macau (1866), O Independente (agosto de 1868 a 24 de julho de 1898, que se 
auto-intitulava jornal político e noticioso; O Noticiário Macaense (11 de janeiro de 1869 a 24 de 
fevereiro de 1870), Gazeta de Macau e Timor, semanário politico, literário e noticioso (20 de 
setembro de 1872 a 20 de março de 1874), O Oriente (10 de outubro de 1869 a 21 de janeiro 
de 1879), O Imparcial (a partir de 5 de abril de 1873), O Jornal de Macau, que se identificava 
enquanto político, literário e noticioso (1º. de abril de 1875 a 8 de março de 1876), e assim por 
diante36. Ao mesmo tempo, também foram editados jornais em língua portuguesa em outras 
províncias, como Hong Kong, Xangai e Cantão, como O Impulso às Letras, entre 1º. de outubro 
de 1865 e 1º. de setembro de 1866), pelos motivos já antes explicitados, a censura local e o 
forte desenvolvimento daquelas localidades em face de Macau, que sofrera uma estagnação.  

Jornais migrantes

Já se observou, a respeito dos jornais publicados nas colónias que, devido à legislação 
então vigente, exigindo a titulação universitária para um diretor de qualquer publicação, ain-
da que ela nada tivesse a ver com a tarefa jornalística, muito se contornou a lei através de um 
subterfúgio, também legal, que era a inexigência desta mesma obrigatoriedade para a publi-
cação de panfletos ou de jornais com uma única edição. O leitor encontrará, nestas páginas, 

36	 A listagem completa pode ser consultada no referido artigo de Hélder Garmes (2003, ps. 79 e 80). 

António Hohlfeldt



333

na história do jornalismo moçambicano, um exemplo elucidativo desta alternativa, no clás-
sico caso do periódico O Emancipador. No contexto dos territórios da China, vamos registrar 
uma outra prática, além desta, possível, mas pouco usada. Era a mobilidade geográfica que 
os jornais adotavam quanto às suas sedes. Frei António S. Gonçalo do Amarante, editor do 
primeiro jornal de Macau, A Abelha da China, parece ter inaugurado este processo: ele fugiu 
de Macau, quando o governo conservador retornou ao poder, e exilou-se em Cantão. No en-
tanto, não mais editou qualquer publicação.

Mas tanto editores portugueses quanto ingleses ou até chineses, costumavam aban-
donar seus territórios de origem para publicar seus jornais em outras regiões onde, naque-
le momento, a pressão censórea fosse menos pesada. Assim ocorreu com, jornais de língua 
inglesa, por exemplo, como o The Canton Register, de James Matheson; com seu sobrinho 
Alexander e o norte-americano William Wigtman Wood, seu primeiro editor, mercadores 
escocêses, criaram este periódico que começou a circular em 8 de novembro de 1827, a partir 
de Cantão. Bi-semanal, de início, foi transferido para Macau entre 1839 e junho de 1843, e de-
pois, impresso em Hong Kong, sobrevivendo até 1936! Já o The Chinese Repository, mensário 
fundado pelo primeiro missionário norte-americano na China, Reverendo Elijah Coleman 
Bridgman, teve sua primeira publicação em 31 de maio de 1832, em Hong Kong. Mudou-se 
para Macau, em 1842, mas em dezembro de 1844 estava de volta a Hong Kong. Era dirigido 
essencialmente aos missionários, mas teve vida longa, pelo menos até 185237. 

Outro jornal de língua inglesa que circulou a partir de Macau foi o The Canton Misce-
llany, entre junho de 1831 e maio de 1832, com índole literária, a cargo de John F. Davis e C. 
Majoribanks, que também editava o East India Company pelo mesmo período de 1832. 

Nem os chineses escapavam a esta sina: Sun Yat Sen, que viria a ser, ainda que interina-
mente, presidente do país38, em suas anteriores atividades de jornalista, migrou para Macau 
e associou-se aos editores do Echo Macaense (1893-1898), que passou, assim, a publicar tam-
bém o Jing Hai Hong Bao. 

No que toca aos portugueses39, os jornais A Voz do Macaísta (do já aqui mencionado Ma-
nuel Marias Dias Pegado) e O Echo do Povo (de António José da Silva e Sousa), foram editados 
em Hong Kong, a partir de 1846 e 1856, respectivamente, por força das questões políticas que 
marcavam Macau naquele momento.  O mesmo António José da Silva e Sousa ainda fundou 

37	 A coleção de vinte volumes da publicação, até 1851, pode ser encontrada em  http://fig.lib.harvard.edu/fig /?-
bib=000129070

38	 Nascido em 1866, foi o primeiro preconizador do modelo republicano, liderando o movimento revolucionário que 
encerrou as dinastias chinesas, em 1911. Passou boa parte da vida no exílio, por força de sua militância política, mas 
viu suas idéias vencerem, antes de morrer, em 1925.

39	 No site https://www.library.gov.mo/pt/library-collections/newspapers/back-issue-newspapers/foreign-language-news-
papers, da Biblioteca Pública de Macau, encontra-se uma interessante relação de “jornais em língua estrangeira” (quer 
dizer, não chineses) que se publicaram em Macau. 

António Hohlfeldt

http://fig.lib.harvard.edu/fig/?bib=000129070
http://fig.lib.harvard.edu/fig/?bib=000129070
https://www.library.gov.mo/pt/library-collections/newspapers/back-issue-newspapers/foreign-language-newspapers
https://www.library.gov.mo/pt/library-collections/newspapers/back-issue-newspapers/foreign-language-newspapers


334

O Independente (1868-1898, quinzenal, inicialmente, mas a partir de abril de 1874, semanal), 
mas também necessitou transferi-lo para Hong Kong. No biênio 1898/1899, O Porvir (20 de 
novembro de 1897 a 1907, semanal) viu-se obrigado a circular a partir de Hong Kong, enfren-
tando o Lusitano (28 de agosto de 1898 a 24 de dezembro de 1899, direção de Elysio F. das 
Neves Tavares, continuação do extinto O Independente, num total de 70 edições), de Macau. 
Enfim, O Português (1913-1914) experimentou igual sorte, do mesmo modo que O Expatriado, 
título por si só significativo, em que colaborou, dentre outros, Rodrigo Marin Chaves, que 
viria a se tornar Administrador da Imprensa Nacional de Macau, por defender uma linha na-
tivista e de independência da metrópole. A experiência mais curiosa de todas, contudo, é a de 
O Petardo, título que dispensa comentários maiores: criado em 1928, embora fosse impresso 
em Hong Kong, mantinha direção e redação em Macau! De qualquer modo, as autoridades 
de Hong Kong acabaram se intrometendo na questão e o editor local da publicação, Isidoro 
Costa, acabou suspendendo o jornal e integrando-se à redação do China Trust; no entanto, 
neste jornal chinês, a campanha contrária às autoridades portuguesas de Macau foi levada 
adiante! Na verdade, o caso virou uma questão diplomática, porque a polícia de Hong Kong 
descobriu que a principal fonte de Isidoro Costa era o próprio Secretário do Governo, que 
enviava documentos originais desde Macau, por contrabando, ao jornalista, que os transfor-
mava em notícia, mas devolvia os originais, para que nada fosse descoberto! É evidente que 
as consequências implicaram em prisão e deportação dos envolvidos...40 Deixou de circular, 
assim, em 1929.

Do período republicano chinês ao salazarismo português

É evidente que os acontecimentos políticos que culminaram na derrubada da velha 
China dos samurais e das dinastias, em 1911, refletiram-se na história da imprensa de língua 
portuguesa em Macau. De qualquer modo, seguem-se publicações variadas, como O Portu-
guês, acima referido, O Oriente Português (1915), A Colónia (1918), A Juventude (1919) ou O Li-
beral (1919). Aliás, embora dispersas, os interessados podem encontrar relações destas publi-
cações em diferentes sites, alguns aqui já mencionados41. A II Grande Guerra criaria maiores 
problemas para a circulação de jornais, mas ainda assim encontramos publicações como O 
Tio Tareco (15 de janeiro de 1936 a 15 de abril de 1938, publicação dirigida às crianças, editado 

40	 Toda esta passagem foi especialmente encontrada na obra, aqui já mencionada, de Henrique Rola da Silva (1992) 
que, por seu lado, por vezes toma como referência a obra, igualmente aqui referida, de Manuel Teixeira (1965).

41	 Outro site que traz relação de tais periódicos é http://macauantigo.blogspot.com/2009/09/jornais-portugueses.html. 
Infelizmente, não há maiores comentários individualizados sobre as publicações, que precisam ser pesquisadas uma 
a uma. 

António Hohlfeldt

http://macauantigo.blogspot.com/2009/09/jornais-portugueses.html


335

por José dos Santos Ferreira, poeta extremamente popular em sua época e ainda hoje) ou 
União, que circulou entre 1º. de janeiro de 1944 e 26 de maio de 1945, pertencente à União Na-
cional de Macau, umbilicalmente vinculado ao Estado, pois este era o partido oficialista da 
ditadura portuguesa. Foi fundado, dentre outros, pelo sacerdote Manuel Teixeira, que é autor 
de uma história sobre o jornalismo de Macau, que aqui se tem mencionado em algumas pas-
sagens. O jornal encerrou suas atividades por desavenças internas entre a direção partidária 
e o então Governador Gabriel Teixeira.

A génese do salazarismo geraria muitos problemas para a imprensa periódica macaen-
se, dentre os quais o exemplo de A Voz de Macau, criado em 18 de dezembro de 1832 e que 
enfrentou, ao longo de dezesseis anos, constantes ameaças de prisão, explosões de bombas 
em sua redação e até ataques físicos de agentes militares. O jornal desapareceu em 16 de 
agosto de 1947, quando seu fundador e diretor, Domingos Gregório da Rosa Duque, faleceu. 
Domingos Rosa Duque42 dirigira, anteriormente, O Combate (23 de abril de 1927), A verdade 
(1927-1929)43, Jornal de Macau e A Voz de Macau (1931 a 1947).        

Por volta dos anos 1980, Macau goza de uma certa autonomia em face da administra-
ção da China, o que se reflete em seus veículos de comunicação. Existem basicamente dois 
jornais, O Clarim e o Diário de Macau, em língua portuguesa. O Clarim está vinculado à dio-
cese da Igreja Católica de Macau e, por óbvio, se abstém de qualquer ingerência política, ge-
rido por Carlos Melancia, enquanto, ao contrário, o Diário de Macau, embora uma publicação 
mal apetrechada, fazia uma certa oposição às autoridades portuguesas locais. A estes dois 
se juntaram o diário Jornal de Macau e a Tribuna, este semanário, em franca oposição ao go-
vernador Almeida e Costa. Houve, na mesma época, o diário Correio de Macau, de José Ama-
ro Dionísio, que enceroru suas portas por ser muito dispendioso, e o Oriente, fortemente de 
oposição, semanário que logo teve sua circulação suspensa, sendo imediatamente substituí-
do por Extremo-Oriente, ainda mais radical. Cumprida a suspensão, Oriente voltou às bancas. 
Mas as tiragens destas publicações, em geral, são muito pequenas, cerca de tiragens médias 
entre 700 exemplares, como o diário Macau/Hoje, e 3 mil exemplares, como o semanário Tri-
buna de Macau (Silva, 1992, p. 80).

42	 Apesar de militar de carreira, Rosa Duque era maçon e se colocou na oposição desde o início da administração do 
general António Óscar de Fragoso Carmona. Não tendo título universitário, portanto, por força do decreto 13.841, de 
27 de junho de 1927, daquele mandatário, tinha de procurar sempre uma espécie de diretor fantasma para responder 
por suas publicações. 

43	 Há um outro jornal de igual título, que circulou entre 1908 e 1911, mas nada tem a ver com esta publicação. 

António Hohlfeldt



336

O rádio e a televisão

Resta uma rápida palavra a respeito do rádio e da televisão em Macau. Alguns historia-
dores afirmam que em Macau teriam ocorrido as primeiras experiências radiofónicas portu-
guesas, em 26 de agosto de 1933, a partir do posto Cqn-Macau, inaugurado por Rocha Santos, o 
encarregado da província, já que, segundo consta na história oficial dos mídias portuguesas, as 
primeiras transmissões da Emissora Nacional teriam ocorrido em fevereiro de 1934, no Palácio 
de Quelhas, em Lisboa, ocupados na Revolta dos Cravos, em 1974, pelos militares. Mas proble-
mas financeiros fizeram com que suas atividades se encerrassem em 2 de maio de 1938.

Só mais tarde surgiria a CRY-9 — Macau, também de iniciativa governamental, trans-
mitindo uma hora e meia, por semana, apenas, e que duraram até 1941, por força da II Gran-
de Guerra. Um comerciante macaense, Henrique Nolasco da Silva, chegou a propor sua ex-
ploração comercial.

Hoje em dia, existe a Rádio Macau, depois de múltiplas experiências, dentre as quais a 
da XX9-Rádio Polícia e a Rádio Vila Verde, de José Pedro Lobo, que alcançou maior sucesso. 
Mas a emissora, durante as revoltas de 3 de dezembro de 1967 a 29 de janeiro de 1968, por 
parte de segmentos que desejavam uma administração chinesa (leia-se, da China Comunis-
ta) fez com que a emissora, ocupada, passasse a emitir em mandarim, o que perdura ainda 
hoje em dia. Assim, apenas a Rádio Macau sobrevive, emitindo em português44.   

Se as duas emissoras pioneiras valeram-se de funcionários e sede dos correios oficiais, 
a Rádio Polícia surgiu no âmbito da Polícia de Segurança Pública, emitindo desde a Esquadra 
nº 2, junto ao Canídromo, encerrando suas atividades também em 1938. A Rádio Clube de 
Macau começou a operar em 1941, em caráter privado, iniciativa, dentre outras personalida-
des, de Francisco de Carvalho Rêgo, sendo que, durante a II Grande Guerra, emitia em seis 
diferentes idiomas, boletins noticiosos constantes. Suas emissões chegavam a ser captadas 
no Extremo Oriente e no Alasca.

Já a Rádio Vila Verde foi uma iniciativa do macaense Pedro José Lobo, que começou 
atividades entre 1948 e 1950, conforme os historiadores, alcançando popularidade enorme 
ao longo dos anos 1950 e 1960, tornando-se a emissora mais ouvida em toda a Macau. Mas 
com a morte de seu fundador, a emissora começou a declinar e encerrou atividades em 1994 
para, depois de vendida a uma outra empresa, retomar seus serviços a partir dos anos 2000. 

Já a Rádio Clube Macau tornou-se, em 1962, a Emissora de Radiodifusão Macau, mas 
em 1976 foi transformada em emissora estatal, vinculando-se, a partir de 1982, à Companhia 
de Televisão e Radiodifusão de Macau.

O primeiro canal de televisão de Macau surgiu em 1999, com um contrato de quinze 

44	 Dados gerais retirados de Silva, 1992, ps.161 a 164.  

António Hohlfeldt



337

anos de exploração da televisão por cabo. Entre 1998 e 2000, foram emitidas licenças para 
as empresas Cosmos Televisão por Satélite e Companhia de Televisão por Satélite China. Em 
2004, a Companhia de televisão por Satélite MASTV também foi autorizada em seus serviços.

Os serviços de internet foram lançados em Macau em 2000 e a internet de banda larga 
em 2005. 

Em síntese, na atualidade, Macau possui três jornais diários em língua portuguesa, Jor-
nal Tribuna de Macau (desde outubro de 1982, resulta da fusão entre O Jornal de Macau e a 
Tribuna de Macau Hoje/Macau (fundado em 2 de julho de 1990, denominou-se, originalmen-
te, Macau Hoje) e Ponto Final (fundado em 18 de dezembro de 1991, por Paulo Aido e Carlos 
Carvalho45), além da Revista Macau. Ainda existe o semanário trilíngue O Clarim, da Igreja 
Católica, que se edita em português, inglês e chinês, fundado em 1948.

Sobrevivem uma emissora radiofónica e três emissoras de televisão. A destacar que ao 
menos o jornal Hoje/Macau possui uma edição eletrônica de bastante ampla circulação.   

45	 Atualmente, há edição em inglês da mesma publicação, Macau Closer.

António Hohlfeldt



338

Referências bibliográficas
Alecrim, A. M. (1987). Para a história da radiodifusão em 

Macau nos termos da rádio polícia, do rádio clube, de 
Luiz Gonzaga Gomes, de Pedro Lobo... Macau, 5, 32-35. 

Alves, J. M. S. (Org.) (1995a). Ta-Ssi-Yang-Kuo (1863-1866). 
Direcção dos Serviços de Educação e Juventude/ Fun-
dação Macau. 

Arrimar, J. A. (1995b). Macau — Suas bibliotecas e docu-
mentos. RC — Revista de Cultura, 3, 46-58.    

Boxer, C. R.  (1951). The Christian century in Japan. Univer-
sity of California Press.

Boxer, C. R. (1977; 1981). O império colonial português 
(1415-1825). Edições 70.

Braga, J. M. (1963). The beginnings of printing at Macao. 
Stvdia, 12 (separata semestral).

Braga, J. M. (1965). Primórdios da imprensa em Macau. 
Boletim Eclesiástico da Diocese. 

Brito Aranha, P. V. (1885). Subsídios para a história do jor-
nalismo nas províncias ultramarinas portuguesas. Im-
prensa Nacional.

Cunha, A. M. (1923). A evolução do jornalismo. Imprensa 
Nacional. 

Devi, V. & Seabra, M. (1971). A literatura indo-portuguesa. 
Junta de Investigações do Ultramar. 

Difffie B. W. & Winius, G. D. (1993). A fundação do império 
português (1415-1580). Vol. 1. Veja.

Diffie, B. W. (1993). A fundação do império português 1415-
1580. Veja. 

Garmes, H. (2003). A cultura sino-portuguesa no século 
XIX e o Ta-Ssi-Yang-Kuo. Via Atlântica, 6, 65-82.

Gomes, L. G. (1954). Efemérides da história de Macau. No-
tícias de Macau, 1954.

Gracias, J. A. I. (1880). A imprensa em Goa nos séculos XVI, 
XVII, XVII. Imprensa Nacional.

Guedes, J. (2016).  Coletânea do histórico jornal A Abelha 
da China expande acervo da ABI. shorturl.at/cBM48

HedomadarioTa-ssi-yang-kuo?. shorturl.at/mrGR1
Hohlfeldt, A. (2009). Imprensa das colônias de expressão 

portuguesas: Primeira aproximação. [Comunicação 
em congresso]. VIII LUSOCOM, Universidade Lusó-
fona. 

Lopes, A. M. (1971). Monografia Coordenada pelo 150º Ani-
versário do primeiro jornal fundado em Goa. Comissa-
riado do Governo para os Assuntos do Estado da Índia.

Magalhães, P. (2015). Paulino da Silva Barbosa, o baiano 
que liderou a revolução constitucional em Macau e 
criou o jornal A Abelha da China (1822-1823). Afro-Ásia, 
52, 275-310.

Matos, M. C. (1957).  História da imprensa e da circulação 
das idéias religiosas na China entre os anos 1892 e 1938: 
A imprensa no Orfanato de T’ ou-Sè-We, em Zi-Ka-Wei, 
Xangai. Távola Redonda. 

Matos, M. C. (1990). A tipografia quinhentista de expressão 
cultural portuguesa no Oriente, veículo de propagação 
dos ideais humanísticos. 2 vols.  https://www.uc.pt/fluc/
eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas43-44/09_
Cadafaz_Matos.pdf 

Morais, J. S. (Sem data).  A Abelha da China — Primórdios 
do jornalismo em Macau. (Parte I). Notícias de Macau.

Morais, J. S. (Sem data).  A Gazeta de Macau. Notícias de 
Macau.

Morel, M. (1986). — Cipriano Barata. Editora Brasiliense.  
Neves, J. A. (1989). História breve da imprensa de língua 

portuguesa no mundo. Direcção-geral da Comunicação 
Social. 

Pearson, M. N. (1990). Os portugueses na Índia. Teorema.
Pinto, C. (1923). A Índia Portuguesa. Vol. I. Imprensa Na-

cional. 
Pinto, F. M. (2005 [1614]). Peregrinação. Nova Fronteira.
Pires, S. (2010). Imprensa periódica missionária. Insti-

tuto de Ciências Sociais. In file:///C:/Users/User/
Downloads/Imprensa%20Peri%C3%B3dica%20Mis-
sion%C3%A1ria%20(4).pdf 

Rafael, G. G. & Santos, M. (2001). Jornais e revistas portu-
gueses do século XIX. Vol. I. Biblioteca Nacional. 

Rafael, G. G. & Santos, M. (2001). Jornais e revistas portu-
gueses do século XIX. Biblioteca Nacional. 

Ramos, F. P. (2004). No tempo das especiarias. Contexto.
Ramos, F. P. (2009). Por mares nunca dantes navegados. 

Contexto.
Rüdiger, F. (2003). Tendências do Jornalismo. Editora da 

UFRGS.
Subrahmanyam, S. (1996). O império asiático português 

1500-1700. Difel. 
Silva, B. B. (1994). A emigração dos cules. In Dossiê Macau, 

1851-1894. Fundação Oriente.
Silva, H. R. (1992). Informação portuguesa de Macau, Ga-

binete de Comunicação Social do Governo de Macau.
Sousa, J. P., Lima, H., Hohlfeldt, A. & Barbosa, M. (Orgs.) 

(2016). Uma história da imprensa lusófona. Brasil — Ga-
liza — Imprensa colonial portuguesa. Vol. 1.  Media XXI, 

Ta-ssi-yang-kuo, 1, ano 8 (outubro de 1863). [Edição fac-si-
milada] http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Perio-
dicos/Ta-Ssi-Yang-Kuo/N01/N01_master/Ta-Ssi-Yan-
g-Kuo_A1_N01_08Out1863.pdf  

Teixeira, M. (1965). A imprensa periódica portuguesa no Ex-
tremo-Oriente. Notícias de Macau. 

Teixeira, M. (Sem data). Primórdios da imprensa periódi-
ca em Macau. www.icm.gov.mo/rc/viewer/30011/1576

António Hohlfeldt

https://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas43-44/09_Cadafaz_Matos.pdf
https://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas43-44/09_Cadafaz_Matos.pdf
https://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas43-44/09_Cadafaz_Matos.pdf
file:///C:/Users/User/Downloads/Imprensa%20Peri%C3%B3dica%20Mission%C3%A1ria%20(4).pdf
file:///C:/Users/User/Downloads/Imprensa%20Peri%C3%B3dica%20Mission%C3%A1ria%20(4).pdf
file:///C:/Users/User/Downloads/Imprensa%20Peri%C3%B3dica%20Mission%C3%A1ria%20(4).pdf
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Ta-Ssi-Yang-Kuo/N01/N01_master/Ta-Ssi-Yang-Kuo_A1_N01_08Out1863.pdf
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Ta-Ssi-Yang-Kuo/N01/N01_master/Ta-Ssi-Yang-Kuo_A1_N01_08Out1863.pdf
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Ta-Ssi-Yang-Kuo/N01/N01_master/Ta-Ssi-Yang-Kuo_A1_N01_08Out1863.pdf
http://www.icm.gov.mo/rc/viewer/30011/1576

