
422422 DOI: https://doi.org/10.34619/i99o-g0xo

Os programas de informação 
no segundo canal da RTP: 
de 1992 a 20011

Information programmes on RTP’s second 
channel: from 1992 to 2001

Anabela de Sousa Lopes
Escola Superior de Comunicação Social 
(ESCS/IPL) e ICNOVA
alopes@escs.ipl.pt
ORCID ID: 0000-0002-6587-1427

Manuel João de Carvalho Coutinho
ICNOVA — FCSH
manueljoaocc@gmail.com
ORCID ID: 0000-0001-6562-0188

https://doi.org/10.34619/i99o-g0xo
mailto:alopes@escs.ipl.pt
https://orcid.org/0000-0002-6587-1427
mailto:manueljoaocc@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-6562-0188


423 Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho

Resumo: Este artigo resulta de uma parte da investigação em curso relativa à caracterização e evolução dos pro-
gramas de informação (não são considerados os noticiários) do horário nobre da atual RTP2 — segundo canal 
televisivo a surgir em Portugal e cuja designação variou ao longo do tempo —, que contempla a data de início das 
suas emissões, 1968, até ao presente. A análise aqui apresentada tem como enquadramento temporal os dez pri-
meiros anos de coexistência da RTP com a SIC e a TVI. Este recorte temporal justifica-se pelo facto de esses dez 
anos serem especialmente marcantes, pois a entrada de canais privados no campo audiovisual português pro-
vocou mudanças na RTP. Realizou-se a caracterização dos programas de informação do horário nobre da RTP2 
(como presentemente é denominada), tendo como coordenadas principais a duração, o formato, o/a jornalista 
que conduz o programa, a temática. Este trabalho permitiu retratar a produção jornalística do segundo canal 
da RTP, na primeira década de concorrência com os dois canais privados. Concluímos que, ao longo do tempo, 
o segundo canal consolidou o seu posicionamento como alternativa à RTP1, SIC e TVI, demarcando-se, essen-
cialmente pelas temáticas escolhidas, dos programas de informação do prime time dos três canais referidos.

Palavras-chave: telejornalismo; programas de informação; RTP2; prime time.

Abstract: This article states part of the findings concerning a research about the characterization and evolution of 
information programmes (not considered the daily news) of prime time on the current RTP2 — the second television 
channel to appear in Portugal and whose name has varied over time —, which considers the start date of its broadcasts, 
1968, until the present. The analysis presented here is based on the time frame of the first ten years of RTP’s coexistence 
with SIC and TVI. This time frame is justified by the fact that these ten years are especially noteworthy, as the entry of 
private channels in the Portuguese television field caused changes in RTP. The characterization of RTP2’s prime time 
information programmes was carried out having as main coordinates the duration, the format, the journalist who 
conducts the program, and the theme. This work allowed to portray the journalistic production of the second channel of 
RTP, in the first decade of competition with the two private channels. We conclude that, over time, the second channel 
consolidated its position as an alternative to RTP1, SIC and TVI, assuming its singularity (essentially by the themes 
chosen) when compared to the other three channels mentioned.

Keywords: television journalism; information programmes; RTP2; prime time.

Introdução1

A análise que apresentamos é um segmento da investigação em curso sobre o segun-
do canal da RTP — considerando o período de 1968 a 2010 -, mais concretamente sobre os 
programas de informação difundidos em horário nobre, após os telejornais. Do período de 
vida desse canal, já com 52 anos, elegemos, para o presente estudo, a primeira década (apro-
ximadamente) de coexistência entre RTP, SIC e TVI. Em rigor, incluímos o ano de 1992, data 
de arranque das emissões da SIC, ainda sem a TVI, que iniciou as emissões um ano mais 
tarde. Decidimos não iniciar a investigação no ano de 1993 porque nos interessou analisar 
o posicionamento da RTP2 imediatamente a partir do ano em que a empresa estatal deixa 

1	 Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no 
âmbito do projeto PTDC/COM-JOR/28144/2017 — Para uma história do jornalismo



424

de ter o monopólio da produção televisiva nacional. A escolha desse período justifica-se pe-
las transformações ocorridas na área do jornalismo televisivo, marcadas numa primeira fase 
pela forte presença de programas de grande informação em horário nobre, na RTP1, SIC e 
TVI; e numa segunda fase, a partir do final dos anos 90, pelo declínio da informação semanal 
no prime time das televisões generalistas.

Claramente, a RTP1 assumiu-se como concorrente dos canais privados e entrou na luta 
pelas audiências a partir do início das emissões da SIC, primeiro canal de televisão privada 
em Portugal, que iniciou as suas emissões em outubro de 1992. Assim, para compreendermos 
a trajetória do segundo canal da RTP no período de 1992 a 2001 é necessário contextualizá-lo 
no panorama da coexistência da RTP1, SIC e TVI. 

Pretendemos aferir qual o investimento realizado na investigação jornalística, que im-
plica um tempo significativo de elaboração, bem como meios humanos e técnicos mobiliza-
dos para um jornalismo de maior profundidade, comparativamente com a produção jornalís-
tica destinada aos telejornais.

Interessou-nos perceber se a grelha de programas de informação do segundo canal mi-
metizou a oferta da RTP1, ou se foi orientada para ser uma alternativa; se a disputa pelas au-
diências entre a estação pública e as privadas se refletiu nas opções tomadas para o seu menu 
de programas de informação no prime time.

Marco teórico e estado da questão

Têm sido vários os contributos para a reflexão e análise das problemáticas que têm 
como foco a televisão. Mesmo quando o objetivo principal das investigações não tenha sido o 
de contribuir especificamente para a história da televisão no nosso país, muitos dos trabalhos 
realizados apresentam uma abordagem diacrónica dos caminhos e das mutações ocorridos 
no universo televisivo português. 

Neste sentido, destacamos alguns autores que se têm dedicado à investigação na área 
dos estudos sobre a televisão portuguesa onde, inevitavelmente, a história da RTP e dos seus 
principais marcos temporais está presente2: Nelson Traquina (1997), Francisco Rui Cádima 
(1999), Helena Sousa e Manuel Pinto (2004), Felisbela Lopes (2007), Alberto Arons de Car-
valho (2009), Manuel Pinto e Felisbela Lopes (2009), Jacinto Godinho (2009), Nilza Mouzi-
nho de Sena (2009), Eduardo Cintra Torres (2011). 

2	 Cf. Cádima, R. (2010) «Televisão, Cidadania e «História Única». Uma Análise da Bibliografia Portuguesa sobre o Jorna-
lismo Televisivo em Portugal». https://www.researchgate.net/publication/277711854_Televisao_Cidadania_e_Historia_
Unica_Uma_Analise_da_Bibliografia_Portuguesa_Sobre_o_Jornalismo_Televisivo_em_Portugal/stats#fullTextFileContent

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



425

Podemos afirmar que os dois primeiros momentos relevantes da RTP estão ligados ao 
início das suas emissões regulares, em 1957 e, posteriormente, ao arranque do segundo ca-
nal. “Emitindo a nível nacional apenas a partir de meados dos anos 60, só em finais de 1968 
(25 de Dezembro) a RTP vê nascer o seu segundo canal — a RTP-2” (Cádima, 1999, p. 31). 

A produção científica tem sido prolífera, não só com enfoque na estação pública, mas 
também baseada em estudos comparativos que a incluem. Um desses estudos é o de Felis-
bela Lopes (2007), que centrou a investigação realizada no âmbito do seu doutoramento na 
caracterização de programas de informação semanal dos canais generalistas — RTP1, SIC e 
TVI -, entre 1993 e 2005. O interesse da investigadora coincide com o nosso no que se refere 
ao segmento temporal escolhido, aproximadamente, sob o prisma da coabitação dos três ca-
nais generalistas. Contudo, não foi contemplada a RTP2. Refere Felisbela Lopes: “Por ser um 
canal com uma programação mais segmentada e dirigida a públicos minoritários, excluímos 
a RTP2” (2007:20). Esta opção justifica-se pelos objetivos traçados para a sua tese de douto-
ramento, orientados em dois níveis, como explicou: 

No primeiro, procuraremos caracterizar a informação televisiva difundida semanal-
mente em horário nocturno entre 1993 e 2005 e, simultaneamente, avaliar a sua evolução 
ao longo dos primeiros anos de coabitação da TV pública/TV privada. (…) No segundo ní-
vel, é nosso propósito conhecer com mais pormenor a esfera publica televisiva desenha-
da nos plateaux de determinados programas de informação semanal. Se do primeiro nível 
resulta o esboço global da oferta televisiva desse tipo de programação, no segundo nível 
procuraremos conhecer os actores que ocuparam as cenas mediáticas e as temáticas explo-
radas em programas de conversação televisiva (debates, grandes-entrevistas ou talk shows) 
(Lopes, 2007, p. 21). 

Considerar a RTP2 nesse estudo comparativo seria, portanto, desajustado aos propósi-
tos da investigação académica.

O nosso objetivo é distinto por pretendermos captar o posicionamento da RTP2 num 
período conturbado, inicialmente marcado pela concorrência entre a RTP1 e os canais pri-
vados. Optámos por incluir o ano de 1992, quando se iniciam as emissões da SIC, e marcar o 
términus em 2001, ano em que o panorama televisivo português conhece outra novidade e 
lança novos desafios: surge o primeiro canal de notícias, a SIC Notícias.

Não são em grande número os trabalhos académicos desenvolvidos especificamente 
sobre o segundo canal da RTP. Assinalamos o artigo de Gabriela Borges, de 2006, realiza-
do no âmbito do seu pós-doutoramento, “Televisão e cidadania: a participação da sociedade 
civil na 2:”, centrado na análise da qualidade de três programas — Causas Comuns, Tudo em 
Família e Nós -, no período de uma das reestruturações do canal, em 2003. Sobre a qualidade 
e relevância social dos programas analisados, conclui: 

Se considerarmos a efetiva participação da sociedade civil na 2, é possível constatar que 
nos três programas analisados temos a presença de diversas instituições sociais na produção, 

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



426

com o fornecimento de temas, pessoal qualificado para discutir os temas propostos durante 
os programas e material de apoio (Borges, 2006, p. 11).

Gabriela Borges deu continuidade à investigação sobre a programação do segundo ca-
nal da RTP e no ano seguinte, em 2007, publicou “Questões de qualidade na RTP2 de Portu-
gal: uma análise dos programas Kulto e Pica”. Nas considerações finais, a autora afirma: 

Os programas Kulto e Pica mostram-se como uma “lufada de ar fresco” no panorama 
audiovisual português, principalmente no que diz respeito à oferta de programas dedicados 
ao público infanto-juvenil. Alguns aspectos positivos são dignos de nota, em especial a fun-
ção exercida pelo serviço público de televisão na promoção da educação para os media. Estes 
dois programas mostram que é possível educar, entreter, informar e, mais que isso, capacitar 
as crianças e adolescentes de uma forma divertida e descontraída, mas nem por isso menos 
responsável (Borges, 2007, pp.11-12).

Foi também sobre a programação infantojuvenil da RTP2, comparada com a do canal 
público espanhol La 2, que incidiu a pesquisa de Mercedes Román e Erika Fernández, e que 
deu origem ao artigo “Comparative analysis of television shows aimed at children and you-
ng people broadcast by the Spanish and Portuguese second public channels: La 2 and RTP2” 
(2012). Os resultados da pesquisa permitiram às autoras destacar que os dois canais dedica-
vam mais tempo a programas infantis do que a programas juvenis. Segundo a perspetiva das 
investigadoras, ambos deveriam reforçar a oferta de programas para jovens.

Quando se debate o serviço público de televisão, a RTP tem sobre si uma incontorná-
vel responsabilidade, observada e escrutinada por muitos investigadores. Um dos momentos 
em que a discussão sobre o rumo da RTP, enquanto prestador de serviço público, esteve em 
especial evidência respeita ao ano de 2003 (a que já aludimos), quando o segundo canal (à 
época, 2:) foi aberto à sociedade civil, depois de “afastada a polémica sobre o segundo serviço 
de programas (RTP2), que o Governo tinha admitido alienar ou mesmo encerrar” (Carvalho, 
2009, p. 388).

Foi neste contexto que Helena Sousa e Manuel Pinto procuraram aferir o grau de aber-
tura à sociedade civil do segundo canal da RTP. Os autores sintetizaram desta forma as suas 
conclusões:

Em resumo, pode argumentar-se que o governo desenvolveu uma retórica de “comu-
nicação directa” (cidadão a cidadão; sociedade civil a sociedade civil) mas, apesar de pou-
cas dimensões interessantes, isto ainda está longe de qualquer modelo consistente. É muito 
provável que as assimetrias sociais sejam replicadas no canal 2: porque a “abertura partici-
pativa” não parece ser consistente com um acesso equilibrado ao novo meio (Sousa & Pinto, 
2004, p. 18).

A qualidade da oferta da RTP2 e o cumprimento dos valores de serviço público que a 
devem orientar foi a temática tratada por Mariana Augusto (2018), na sua dissertação de 
mestrado intitulada “Os conteúdos formativos nas grelhas de programação da RTP2 (2003 a 

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



427

2017)”. A autora conclui que a qualidade da RTP2, nos últimos 15 anos, ficou comprometida 
devido a conteúdos pouco diversificados, mas que, ainda assim “se apresenta como um canal 
relevante na propagação de conteúdos formativos para todos os públicos e comprometido 
com a distribuição de cultura e conhecimento, ainda que não de forma ideal” (2018, p. 3).

Possivelmente, por existir uma conceção da RTP2 não centrada na área da informa-
ção jornalística, a produção académica circunscrita a este canal tem versado mais a difusão 
de outro tipo de programas, nomeadamente infantojuvenis, como percebemos pelo expos-
to anteriormente. 

Para além da produção académica, não podemos ignorar a forma como a própria RTP 
tem dado a conhecer a sua história, nomeadamente no seu site, onde podemos consultar a 
obra de Vasco Hogan Teves, que trabalhou muitos anos na área de informação da RTP, alguns 
dos quais em cargos de chefia. Os 50 primeiros anos da RTP estão documentados com exaus-
tividade e detalhes que suscitam o interesse de qualquer académico que estude o fenómeno 
televisivo português. Trata-se de “um bom exemplo de um intenso trabalho de inventaria-
ção de dados realizado fora do âmbito académico” (Godinho, 2011, p. 269). Acompanhamos, 
também, Felisbela Lopes, ao afirmar que essa documentação não académica constitui “uma 
espécie de repositório a partir do qual poderemos iniciar um qualquer projecto de investiga-
ção” (2009, p. 11).

Destacamos um excerto da referida obra de Vasco Hogan Teves, a propósito do período 
em que a RTP se preparava para a concorrência 3:

O lançamento das novas grelhas de programas para os 2 canais, um mês antes da TV 
privada entrar no cenário televisivo nacional (e, como pareceu natural, sob forte suporte pu-
blicitário na imprensa) motivou a RTP a pôr em marcha a sua própria campanha que, no Ca-
nal 1, apostava nas suas “caras” de ecrã (“a TV desta gente toda é igualzinha à sua / Canal 1, a 
TV de todos os portugueses”) e numa selecção de programas, também espraiada por páginas 
duplas (“Canal 1 / o primeiro de sempre, melhor do que nunca”), mas onde, sobretudo, se 
proclamava com slogâne supremo: “Canal 1 — o primeiro”. A TV2, por seu turno, assumia-se, 
genericamente, como “a outra TV” (“nasceu uma nova TV / e é a sua cara”) e, na sequência 
de anúncio — diga-se que de gosto bastante duvidoso: uma montagem fotográfica que mos-
trava uma mulher grávida de um ecrã de Televisão — abria janelas sobre próximos conteúdos 
(“atracções para todos os gostos / cultura, diversão, informação, ficção e desporto”). Isto sem 
dispensa de uma mensagem (ou um compromisso?) cuja oportunidade era evidente mas não, 
pela certa, em relação ao canal 1: “TV2 uma TV que não entra em guerra com ninguém, pois 
vive em paz com toda a gente”.

3	 https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe90/RTPUmaAntenaParaOMundo/Pag9/default.htm

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho

https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe90/RTPUmaAntenaParaOMundo/Pag9/default.htm


428

Metodologia e Ferramentas de Investigação

Importa referir, antes de avançarmos sobre o processo investigativo deste projeto, que 
a estrutura inicial planeada para desenvolver este estudo foi alterada significativamente por 
motivos ligados à questão sociopolítica do ano de 2020. Esta nova realidade, que afetou e 
afeta ainda hoje tantas outras investigações, fez com que não fosse possível consultar pre-
sencialmente os arquivos da RTP e, neste sentido, foi necessário repensar a nossa abordagem 
investigativa. Apesar desta limitação, os membros da equipa do arquivo da RTP foram ainda 
assim uma ajuda fundamental já que nos providenciaram vários documentos relativos aos 
anos em análise deste estudo4. Destes documentos recebidos destacam-se os Anuários e os 
Relatórios e Contas da RTP, documentos esses que incluíam igualmente informações sobre 
o segundo canal da RTP e que foram extremamente úteis para perceber o desenvolvimento 
dos programas, audiências e políticas ao longo dos dez anos em análise. Ao mesmo tempo, 
toda esta documentação irá servir também para o trabalho de maior amplitude a desenvol-
ver, como referido anteriormente. 

Ainda assim, ao analisarmos estes documentos percebemos imediatamente que seria 
impossível desenvolver este estudo apenas com estes recursos, pois nenhum destes docu-
mentos referia o horário em que cada programa era emitido na televisão. Reiteramos que o 
foco deste estudo incide nos programas de informação do horário nobre do segundo canal da 
RTP, por isso era necessário ter uma ideia exata dos tempos de emissão na grelha televisiva. 
Após considerarmos as nossas opções, e ainda com a impossibilidade de aceder ao arquivo 
da RTP presencialmente, decidimos que o melhor passo seria o de consultar as revistas de 
programação de televisão dos anos 90 e de fotografar toda a programação diária do segundo 
canal a partir 1992 a 2002, inclusive.

Neste ponto da investigação, e para começar este trabalho, decidimos que uma boa op-
ção seria a de trabalhar com o arquivo da Biblioteca Nacional, pois no seu espólio havia pelo 
menos três revistas possíveis a consultar: TV 7 Dias, TV Guia e TV Mais. Destas três revistas, 
eliminámos a TV Mais por ter começado a publicação em 1993; e entre a TV 7 Dias e a TV 
Guia escolhemos a primeira por ter mais números disponíveis para consulta no arquivo da 
Biblioteca Nacional (ambas as revistas possuem alguns números não disponíveis e/ou au-
sentes no arquivo). Passámos, então, ao processo de fotografar a capa e a programação de 
cada exemplar desta revista semanal, que resultou em mais de quatro mil fotos que foram 
depois catalogadas e organizadas, sempre com o foco principal na programação do segundo 
canal da RTP e com o propósito de evidenciar os programas de informação conduzidos por 
jornalistas, emitidos no horário nobre.

4	 Os nossos agradecimentos a Pedro Jorge Braumann e à equipa que coordena, na RTP.

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



429

Delineada a metodologia, criou-se uma grelha Excel com diferentes parâmetros, sendo 
eles: Ano, Canal, Nome do Programa, Dia da semana/Hora, Duração média de cada Emissão, Pe-
riodicidade, Tempo Total (por ano), Jornalista(s) que conduz(em), Temática e Descrição/Tipo de 
Programa. A partir desta grelha identificámos cerca de 25 programas de informação jornalísti-
ca, no segundo canal da RTP, no horário nobre (não contando com os noticiários). Sendo o pon-
to orientador o ano de emissão, interessa referir que alguns dos programas incluídos na grelha 
possuíam mais do que uma entrada, dado que os mesmos estiveram no ar em diferentes anos 
(neste sentido, ainda que sejam 25 os programas destacados, a grelha final tinha 78 entradas). 
Esta repetição de cada programa nos diferentes anos permitiu-nos destacar e apontar as alte-
rações ao longo do tempo, em particular nas secções do Dia da Semana/Hora, Duração média 
de cada Emissão, Tempo Total e Jornalista(s) que conduz(em) (já que nem sempre foi o mesmo(a) 
jornalista-apresentador de cada programa, ao longo do seu tempo de emissão).

Curiosamente, ao desenvolver a grelha desta forma foi possível ver a evolução de cada 
programa em termos do seu horário de emissão na grelha televisiva, informação essa que 
conseguimos graças aos dados retirados dos exemplares da revista TV 7 Dias (e que incluí-
mos na já referida secção Dia da Semana/Hora da grelha Excel). Através de uma breve análise 
da evolução do horário de emissão de cada programa foi possível verificar, por exemplo, que 
um programa de horário nobre, a começar às 21 horas, terminou o seu último ano de emissão 
com um horário diferente: a começar às 24 horas ou à 1 hora da manhã. Esta evolução pos-
sibilitou-nos uma visão mais global e completa de cada programa. Igualmente, outro ponto 
interessante que assinalámos a partir da grelha foi que na segunda metade dos dez anos em 
causa, mais especificamente a partir do fim de 1996 e início de 1997, começaram a aparecer 
menos programas de teor jornalístico conduzidos por jornalistas no horário nobre. A ocupar 
o lugar destes programas na grelha do segundo canal da RTP surgem programas com diferen-
tes temáticas, estando a larga maioria das vezes ligados à cultura e/ou à ciência.

Resultados e discussão

Para uma leitura contextualizada dos dados recolhidos sobre o segundo canal da RTP, 
será relevante referirmo-nos aos programas de informação do horário nobre da RTP1, SIC e 
TVI, no período sobre o qual recaiu a nossa pesquisa.

O primeiro ano de disputa pelas audiências entre a RTP e a SIC — 1992 — foi marcado 
por programas cuja estrutura era muito idêntica, considerando-se os parâmetros que elege-
mos para a realização da análise. A duração média dos programas dos dois canais era de 60 
minutos (entre as 22h30 e as 23h). A RTP apostou em programas como: Conversa Afiada (Joa-
quim Letria); Primeira Página (Maria Elisa, entre outros); De Caras (José Eduardo Moniz); Re-
pórteres (Artur Albarran), com reportagem e também entrevista em estúdio. Na SIC exibia-se 

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



430

O Jogo da Verdade (Paulo Alves Guerra e Calos Magno) e Conta Corrente (Margarida Marante).
Com o início das emissões da TVI, em 1993, Portugal passava a contar com três canais 

de televisão generalistas. A RTP manteve os programas que tinha até essa data, mas substituiu 
Primeira Página por A Entrevista de Maria Elisa (pelas 20h30). Tínhamos, assim, dois grandes 
nomes femininos: Maria Elisa na RTP e Margarida Marante na SIC. Em 1993, a SIC passa de 
dois para quatro programas. Juntando Terça à Noite (Miguel Sousa Tavares) e Conversas Curtas 
(António Carneiro Jacinto) aos anteriores. A estação de Carnaxide iguala assim a RTP em ter-
mos numéricos, apesar de a grande aposta ser na entrevista em estúdio e não na reportagem.

A TVI estreou-se com cinco programas: Referendo — programa de informação em colabo-
ração com a Universidade Católica e com a presença de convidados em estúdio, apresentado por 
Graça Franco. Exemplos das temáticas: aparições em Fátima, segurança nas cidades portuguesas; 
Rumores — programa de apenas 25 minutos, com reportagens variadas. Exemplos das temáticas: 
o segredo da sopa da pedra, superstições; Frontal — programa de 60 minutos sobre os factos mais 
marcantes da atualidade, apresentado por Paula Magalhães e Jorge Nuno Oliveira; Olhares — pro-
grama de 30 minutos, com entrevistas a figuras da sociedade portuguesa, apresentado por Mário 
de Araújo Cabral.

Artur Albarran — programa de quase 2 horas, conduzido por Artur Albarran, com debates de 
temas polémicos e entrevistas a figuras públicas (neste ponto refira-se por exemplo o debate com 
candidatos às autárquicas do Porto).

Como refere Traquina, sobre o ano de 1993, “é interessante notar que o peso da informação 
na programação prime time dos canais privados era superior à da RTP1 (13%): 23% na SIC, 14% 
na TVI” (Traquina, 1997, p. 66).

O ano de 1994 é ainda marcado por uma forte concorrência entre a RTP e a SIC. A RTP passa 
de 4 para 7 programas: Coisas da Vida — programa quinzenal, de 65 minutos, com reportagens, 
entrevistas e debates sobre histórias do quotidiano. Conduzido por Luís Pires e Cristina Branco. 
Exemplo de temática: comunidade africana em Lisboa; À Luz da Lei — programa quinzenal, de 55 
minutos, sobre tribunais e leis, com a participação de três advogados. Conduzido por Rui Vasco 
Neto; Prova Oral — terá sido o programa mais marcante desse ano: “o programa de Informação 
não-diária sobre que recaíam atenções especiais, até pelos seus protagonistas, Maria Elisa e José 
Eduardo Moniz, era «Prova Oral», onde os 2 jornalistas chamavam à entrevista (ou ao debate) 
personalidades das mais marcantes da vida nacional”. 5

Dos nove programas da SIC, destacamos dois, posicionados claramente nesta lógica de 
concorrência com a RTP, em 1994: 20 anos, 20 nomes — programa de entrevistas conduzidas por 
Miguel Sousa Tavares (tinha saído da RTP) a protagonistas da história do país, dos últimos 20 
anos; O senhor que se segue — programa com um formato novo. Paula Moura Pinheiro, Rita Blanco, 

5	 https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe90/EntreAMudancaEAReestruturacao/default.htm

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho

https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe90/EntreAMudancaEAReestruturacao/default.htm


431

Laurinda Alves e Clara Ferreira Alves entrevistavam uma personalidade em foco na vida nacional 
(sempre um homem).

A TVI só em 1995 fez uma aposta mais forte neste género de programas informativos, pre-
dominando a entrevista (como o programa Protagonistas, apresentado por Fernanda Mestrinho) 
e o debate (Prós e Contras, conduzido por Inês Serras Lopes).

Entre 1996 e 1999, a RTP tem três programas a destacar: Maria Elisa (entrevistas); Enviado 
Especial (grande reportagem, por José Manuel Barata Feyo); Figuras de Estilo (entrevista e debate 
sobre temas fraturantes, com a presença de convidados nacionais e internacionais. Apresentado 
por Clara Ferreira Alves e Vasco Graça Moura).

Nesse mesmo período, a SIC respondia com irreverência nos seus formatos. A Noite da Má 
Língua, conduzido por Júlia Pinheiro, terá sido o mais inovador — na presença de uma plateia 
participativa, eram tratados temas sociais e políticos, da atualidade, a partir de uma reportagem; 
Flashback (apresentado por Carlos Andrade); Crossfire (Margarida Marante e Miguel Sousa Tava-
res); Grande Reportagem (vários jornalistas); Casos de Polícia (Carlos Narciso, com Arrobas da Silva 
e Paquete de Oliveira); Esta Semana (Margarida Marante).

Quanto à TVI, 1996 e 1997 são anos idênticos. A reportagem marca lugar no programa Pontos 
nos Is, com Dina Soares. Em 1998 mantém-se esse programa, mas a área da informação não diária 
fica enfraquecida. A recuperação inicia-se em 1999, com um pendor mais popular, nos programas 
Quero Justiça (Vítor Bandarra — cidadãos indignados) e Em Legítima Defesa (Pedro Rolo Duarte — 
discussão de um tema da atualidade).

A TVI protagonizará uma mudança no panorama televisivo português, quando lança, no ano 
2000, o Big Brother, programa de entretenimento, que lhe garante a liderança das audiências. Na 
informação, o investimento fica-se pelos programas Quero Justiça e Especial TVI (conduzido por 
Paulo Salvador. Dá-se espaço à reportagem para temáticas como a anorexia, por exemplo).

A RTP manteve a sua linha orientadora nos programas de informação, com Grande Entrevista 
(conduzido por Judite Sousa); Maria Elisa; Grande Repórter (grandes temas de atualidade abordados 
em reportagens da responsabilidade dos jornalistas da Direção de Informação da RTP).

Na SIC, Margarida Marante conduzia entrevistas a políticos portugueses no programa Esta 
Semana; Toda a Verdade apresentava reportagens e documentários sobre temas da atualidade; 
Imagens Reais (com Artur Albarran), exibia reportagens sobre temas insólitos.

Deste breve périplo pelos programas de informação do horário nobre da RTP1, SIC e TVI, 
extraímos como principais conclusões que de 1992 a 1995 houve uma forte concorrência entre a RTP 
e a SIC, com programas de informação de formato semelhante, enquanto a TVI ainda procurava o 
seu caminho. Em1995, a SIC ultrapassou, pela primeira vez, a RTP nas audiências. Apresentou-se 
como um canal irreverente, e apostou em novos formatos informativos. Programas como Enviado 
Especial (RTP1) e Grande Reportagem (SIC) destacam-se pelos meios técnicos e humanos envolvidos. 
Na entrevista e debate, RTP1 e SIC contaram com nomes de peso — como Maria Elisa, Margarida 
Marante, Miguel Sousa Tavares -, emblemáticos da assunção de que era, de facto, um período de 

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



432

concorrência entre as duas estações televisivas. O entretenimento foi deslocando alguns programas 
de informação para horários mais tardios, muitos deles emitidos por volta das 23h.

Focando-nos agora no segundo canal da RTP, os resultados obtidos com a investigação 
realizada ao período compreendido entre 1992 e 2001/2002 permitem-nos comprovar que a 
atual RTP2 teve duas fases distintas.

Na primeira fase, de 1992 a 1996, o segundo canal não mudou radicalmente em termos do 
investimento em programas informativos conduzidos por jornalistas no horário nobre. Progra-
mas com documentários e grandes reportagens como Sinais do Tempo (1988-2003) continua-
ram no ar com jornalistas como José Mensurado e Paulo Dentinho, sendo que nesses cinco anos 
houve igualmente uma aposta em novos programas. Por exemplo, surgiu o programa quinzenal 
Serões na Província (1993-1994) apresentado pelo jornalista Adriano Cerqueira, com reporta-
gens e debates sobre os problemas de diferentes regiões nacionais; e o programa quinzenal de 
reportagens, entrevistas e debates chamado Casa Comum (1993-1994), com apresentação do 
jornalista Joaquim Furtado, um programa que continuou o trabalho que este jornalista já havia 
desenvolvido no anterior programa Falar Claro (1991-1992). Surgiram, igualmente, programas 
como Actual Reportagem (1994-1996), com o jornalista José Manuel Barata-Feyo a apresentar 
a atualidade nacional e internacional; o programa A Semana ao Sábado (1996-1997) com apre-
sentação dos jornalistas José Cruz, Joana Sá Morais e Paulo Jerónimo, e comentadores em estú-
dio que debatiam os assuntos da semana; e o programa Bombordo (1996-2003, 2014-), com foco 
em reportagens ligadas à economia do mar e recursos da pesca. Outros programas que eram 
exibidos fora do prime time passaram a ter espaço neste horário, alternando quinzenalmente, 
como foi o caso do programa Crimes (1993-1994), com o jornalista Luís Pires a reportar casos 
policiais em Portugal, e o programa Desaparecidos (1993-1994), conduzido pelo jornalista Pedro 
Mariano, com reportagens e depoimentos sobre casos de pessoas desaparecidas.

A partir do fim do ano de 1996 e início de 1997, o segundo canal da RTP sofreu uma alte-
ração ao nível do investimento em programas de informação conduzidos por jornalistas e até 
ao ano de 2002 (último ano que considerámos para este estudo) a grelha televisiva deste canal 
mudou significativamente. O segundo canal, que era desde a sua génese um canal complemen-
tar do primeiro canal da RTP, começou a construir a sua diferença, desde logo cessando a emis-
são de telenovelas e de jogos de futebol e incluindo na sua grelha outras modalidades despor-
tivas e a emissão de novos programas de teor cultural, ecológico, científico; e sempre com as 
minorias em consideração. Os programas conduzidos por jornalistas e ancorados em reporta-
gens começaram a abandonar o segundo canal da RTP. De notar que no período imediatamente 
posterior àquele que escolhemos para esta análise surge o terceiro canal da RTP, um canal intei-
ramente dedicado à informação e que surgiu em 2003 com o nome RTPN (canal esse que viria 
a receber alguns dos programas da RTP2 e a assumir o seu perfil investigativo e de informação).

As alterações no segundo canal da RTP fazem-se sentir logo em 1996, ano em que ter-
minam programas do horário nobre como Crimes, Desaparecidos, Actual — Dinheiro em Caixa, 

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



433

Actual — Reportagem, Actual — Vício-Versa, A Semana ao Sábado; entre outros. Refira-se que 
o ano de 1996 é o último ano em que a RTP2 atinge uma audiência média diária de 10% de 
share6, sendo que este canal nunca mais recuperou valores similares nas décadas seguintes. 
Não podemos ignorar que estas alterações estão invariavelmente ligadas ao aparecimento 
da televisão privada em Portugal e à luta de audiências com a SIC — que em 1995 atinge a 
liderança ultrapassando a RTP1 -, e com a TVI, que viria a marcar o seu lugar no panorama 
televisivo nacional ao ultrapassar a RTP1 no ano de 2001. Outro fator que justifica esta neces-
sidade de repensar o segundo canal da RTP e o investimento em novos programas prende-se 
à evolução das receitas e lucros deste canal. Em 1997, a RTP limitou a inserção de publicida-
de, com a RTP1 a ter “(…) apenas 7,5 minutos por hora (…)”7 e a RTP2 a eliminar a publicidade 
comercial da sua grelha. Todos estes factores contribuíram para a necessidade de reflectir so-
bre o futuro da RTP e assim, quando a 19 de dezembro de 2002 se promulga o documento As 
Novas Opções para o Audiovisual, a RTP é parte da discussão referindo-se até que esta passava 
na altura por uma crise de identidade.8

Entenda-se, contudo, que não estamos a afirmar que a RTP2, neste período de 1996 a 
2002, abandonou por completo a emissão de informação na sua grelha televisiva. O gráfico 
1 permite-nos uma leitura mais clara da evolução da informação diária e não diária na RTP2.

Gráfico 1
Informação diária e não diária na RTP2

Fonte: Relatórios e Contas da RTP, de 1992 a 2001

6	 Fernandes, A.P. (2000). Televisão do Público: Um Estudo sobre a Realidade Portuguesa, p. 141. Disponível em: 
http://hdl.handle.net/10071/389

7	 Relatório e Contas da RTP, 1997, p. 12.
8	 Relatório “Novas Opções para o Audiovisual”, Presidência do Conselho de Ministros, 2002, p. 6.

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho

http://hdl.handle.net/10071/389


434

Note-se que por informação diária referimo-nos ao telejornal e outros programas diá-
rios informativos na grelha da RTP2 e que por informação não diária, como o próprio nome 
indica, referimo-nos aos programas informativos emitidos de forma irregular. Igualmente, 
é importante esclarecer que os programas de informação não são sempre programas de teor 
jornalístico e/ou de reportagem, incluindo-se nestas horas de emissão outro tipo de progra-
mas (como por exemplo, programas de meteorologia ou de temas ligados à cultura). Através 
deste gráfico é possível perceber que de facto a RTP2, durante o período de análise para este 
estudo, nunca deixou de dedicar uma larga parte do seu horário à informação diária e não diá-
ria na sua grelha de programas (sendo que não temos dados sobre o ano 2000). Aliás, como é 
possível distinguir ao observar este gráfico, o tempo dedicado a este tipo de informação subiu 
consideravelmente de 1996 em diante. Curiosamente, e como explicámos anteriormente, o 
tempo dedicado à informação não diária durante este período deixou de ser centrado essen-
cialmente em conteúdos conduzidos por jornalistas e com um investimento em reportagens 
e investigação, havendo mais tempo dedicado a programas de teor cultural ou científico. Um 
olhar mais atento obriga-nos a esclarecer alguns pontos para perceber as suas alterações ao 
longo do tempo. Em 1998, por exemplo, o tempo dedicado à informação diária quase dupli-
cou, comparativamente ao ano anterior; note-se que das 879 horas de emissão cerca de 330 
horas foram dedicadas inteiramente à cobertura da Expo98 (logo, o salto não foi necessa-
riamente de 473 horas para 879, mas antes para 549 horas). Já no ano de 1999 há um claro 
aumento de horas de emissão dedicadas à informação diária. Sublinhe-se que neste ano o 
Telejornal e o Jornal de Fim de Semana da RTP2 duplicaram o seu tempo de emissão com-
parativamente aos anos anteriores. Outro ponto curioso é o facto de no ano de 2001 o tempo 
dedicado à informação diária ter subido significativamente. Efetivamente, neste ano a RTP2 
foi o canal português de televisão que passou mais informação, com um total anual de 1539 
horas de informação diária e 446 de informação não diária. Contudo, temos de ter em conta 
que nesse ano o programa Euronews — na grelha da RTP2 -, passou de 30 horas de emissão em 
1999 para 713 horas em 2001 (praticamente metade do tempo total dedicado à informação 
diária na RTP2 desse ano).

O que podemos concluir é que a RTP2 continuou a dedicar-se à informação neste perío-
do, ainda que não necessariamente através de programas de origem nacional ou através de 
programas informativos alicerçados em reportagens, conduzidos por jornalistas. Com efeito, 
as produções nacionais de cariz informativo neste canal alteraram-se, tendo sido dado, como 
referido, maior destaque a programas de cariz cultural e científico.

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



435

Conclusões

Entre 1992 e 1996, a RTP2 manteve-se, no essencial, como canal complementar da 
RTP1, com programas informativos no horário nobre cuja linha temática não diferia muito 
da que marcava a RTP1. Ainda assim, surgem novos programas no horário nobre, como Casa 
Comum, Bombordo, Actual.

A afirmação da sua diferença inicia-se em 1997 e até 2002 onde os programas da sua 
grelha centram-se cada vez mais em temas ligados à cultura, ciência, ambiente e outros as-
suntos que dificilmente seriam eleitos para o prime time da RTP1, da SIC ou da TVI. Como 
referimos, nesta segunda fase terminam vários programas informativos no horário nobre do 
segundo canal: Rumo à Lua, A Semana ao Sábado, Actual — Reportagem, Crimes, Desapare-
cidos. O horário nobre passa a ser ocupado por programas sobre ecologia — Planeta Azul -, 
tecnologia — Magazine 2010 — e cultura — O Lugar da História.

A partir dos resultados desta investigação conseguimos perceber que na década anali-
sada para este estudo houve de facto, ao longo dos anos, um menor investimento em progra-
mas de informação no segundo canal da RTP conduzidos por jornalistas, no horário nobre. 
A rota escolhida para a atual RTP2 retirou este canal da concorrência instalada nos primeiros 
anos da década de 90 no campo televisivo português, o que lhe permitiu afirmar a sua singu-
laridade, sendo que os programas de informação com reportagem, entrevista e debate — que 
assinalámos, especialmente no confronto entre a RTP1 e a SIC — perdem lugar para outros 
formatos, nomeadamente para o documentário.

Concluímos assim que estes dez anos, de 1992 a 2002, foram cruciais para o desenvolvi-
mento e consolidação da identidade do segundo canal da RTP, que conta com mais de meio 
século de existência no panorama televisivo português.

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho



436

Referências bibliográficas
Augusto, M. (2018). Os conteúdos formativos nas grelhas de 

programação da RTP2 (2003 a 2017) [Tese de mestrado, 
Universidade Católica Portuguesa]. Repositório Insti-
tucional da Universidade Católica Portuguesa. http://
hdl.handle.net/10400.14/27578

Borges, G. (2006). Televisão e cidadania: a participação da 
sociedade civil na 2: portuguesa. http://www.bocc.ubi.
pt/pag/borges-gabriela-televisao-e-cidadania.pdf

Borges, G. (2007). Questões de qualidade na RTP2 de Por-
tugal: uma análise dos programas Kulto e Pica. http://
www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-questoes-quali-
dade-rtp2.pdf

Cádima, F. R. (1999). Desafios dos novos media, a nova or-
dem política e comunicacional. Editorial Notícias.

Cádima, F. R. (2010). Televisão, Cidadania e «História 
Única». Uma Análise da Bibliografia Portuguesa So-
bre o Jornalismo Televisivo em Portugal. https://www.
researchgate.net/publication/277711854_Televi-
sao_Cidadania_e_Historia_Unica_Uma_Analise_da_Bi-
bliografia_Portuguesa_Sobre_o_Jornalismo_Televisivo_
em_Portugal/stats#fullTextFileContent

Carvalho, A. A. (2009). A RTP e o Serviço Público de Televi-
são. Almedina.

Fernandes, A. P. (2000). Televisão do Público: Um Estu-
do sobre a Realidade Portuguesa. http://hdl.handle.
net/10071/389

Godinho, J. (2011). Estado da Arte da Investigação sobre 
Jornalismo Televisivo. Alicerces. Edições Colibri / Ins-
tituto Politécnico de Lisboa, 267-276. https://www.ipl.
pt/sites/default/files/alicerces_4.pdf

Godinho, J. (2009). As origens da reportagem. Livros Hori-
zonte.

Lopes, F. (2007). A TV das elites: estudo dos programas de 
informação semanal dos canais generalistas: 1993–2005. 
http://hdl.handle.net/1822/41122

Pinto, M. (Coord.) (2005). Televisão e cidadania. Contribu-
tos para o debate sobre o

serviço público. http://hdl.handle.net/1822/41881
Román, M. & Fernández E. (2012). Comparative analysis 

of television shows aimed at children and young people 
broadcast by the Spanish and Portuguese second pub-
lic channels: La 2 and RTP2. Communication & Society, 
XXV (2), 375-410. https://revistas.unav.edu/index.php/
communication-and-society/article/view/36173/30697

Sena, N. M. de. (2009). A evolução da grelha programá-
tica pré- e pós-Telejornal (1959-2009). Comunicação 
e Sociedade, 15, 127-147. https://doi.org/10.17231/com-
soc.15(2009).1048

Sousa, H. & Santos, L.A. (2003). RTP e serviço público: um 
percurso de inultrapassável dependência e contradi-
ção. In Pinto, M. (Coord.). Televisão e cidadania: contri-
butos para o debate sobre o serviço público (pp. 61-80). 
http://hdl.handle.net/1822/1002

Sousa, H. & Pinto, M. (2004). The Economics of Public Ser-
vice Television and the Citizenship Rhetoric. http://hdl.
handle.net/1822/1003

Torres, E. C. (2011). A televisão e o serviço público. Lisboa: 
Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Traquina, N. (1997). Big show media — viagem pelo mundo 
do audiovisual português. Editorial Notícias.

Outras fontes
Relatório e Contas da RTP, de 1967 a 2002.
Relatório “Novas Opções para o Audiovisual”, Presidência 

do Conselho de Ministros, 2002.
RTP — 50 anos de história: 
https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe50/

default.htm

Anabela de Sousa Lopes, Manuel João de Carvalho Coutinho

http://hdl.handle.net/10400.14/27578
http://hdl.handle.net/10400.14/27578
http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-televisao-e-cidadania.pdf
http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-televisao-e-cidadania.pdf
http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-questoes-qualidade-rtp2.pdf
http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-questoes-qualidade-rtp2.pdf
http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-questoes-qualidade-rtp2.pdf
http://hdl.handle.net/10071/389
http://hdl.handle.net/10071/389
https://www.ipl.pt/sites/default/files/alicerces_4.pdf
https://www.ipl.pt/sites/default/files/alicerces_4.pdf
http://hdl.handle.net/1822/41122
http://hdl.handle.net/1822/41881
https://revistas.unav.edu/index.php/communication-and-society/article/view/36173/30697
https://revistas.unav.edu/index.php/communication-and-society/article/view/36173/30697
https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1048
https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1048
http://hdl.handle.net/1822/1002
http://hdl.handle.net/1822/1003
http://hdl.handle.net/1822/1003
https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe50/default.htm
https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe50/default.htm

