
Capítulo VII

Para uma história do negócio  
da imprensa portuguesa: 
políticas da informação entre 
1926 e 1976

Towards a business history of Portuguese press: 
information policies, between 1926 and 1976

Suzana Cavaco

FEP da Universidade do Porto, CITCEM
scavaco@scavaco.com
ORCID: 0000-0001-8129-8555
Ciência ID: 0F13-4848-0821

359

mailto:scavaco@scavaco.com


360 Suzana Cavaco

Resumo: Nos últimos anos do Estado Novo, o mercado da imprensa diária portuguesa sofreu um movimento de 
concentração de propriedade, protagonizado por grandes grupos económicos/financeiros, numa lógica de instru-
mentalização dos media. Derrubado o regime pelo golpe de Estado de 1974, Portugal viveu um período revolucio-
nário que termina com a eleição do Presidente da República em 1976. No entretanto, os jornais são estatizados, 
na sequência da nacionalização da banca e companhias de seguros por decisão do Conselho da Revolução. O pre-
sente capítulo compara os resultados das empresas jornalísticas entre 1974 e 1976, com a situação no período de 
governação marcelista (1968-1974), altura em que a imprensa diária ficou concentrada em poucos grupos econó-
micos/financeiros. Também explora a influência das políticas da informação (por exemplo, barreiras à entrada, 
obstáculos ao funcionamento e outras intervenções), recuando para tal até ao golpe militar de 1926, altura em 
que se começaram a erguer os alicerces autoritários do regime. Verificamos que o novo regime “herdou” em 1974 
um conjunto de empresas jornalísticas com resultados líquidos negativos; pelo que as políticas informativas ex-
plicam, em parte, a crise que afetava a imprensa pós-25 de Abril. Nessa altura, a Imprensa foi palco de lutas pela 
definição do rumo e natureza do novo regime político; e os conflitos laborais/ideológicos internos ou conduziram 
a resultados negativos empresas anteriormente lucrativas ou agravaram a situação das empresas anteriormente 
deficitárias. Como exceção, existiu um jornal que em 1974 passou de um histórico de prejuízos para o território do 
lucro; mas no ano seguinte, uma forte convulsão interna/externa ditou a sua morte (lenta). Em conclusão, quer no 
Estado Novo, quer nos primeiros anos de democracia, as políticas da informação foram influenciadas não só pelas 
ideias políticas e económicas, como também pela confusão entre interesse publico e interesses particulares (por 
exemplo, dos partidos, dos governantes). Este estudo fornece evidências de que o exercício do jornalismo como 
agente partidário pode não favorecer a saúde económica das empresas.

Palavras-chave: jornalismo, imprensa, política da informação, Estado Novo, 25 de Abril

Abstract: In the last years of Estado Novo, the Portuguese daily press market underwent a movement of owner-
ship concentration, carried out by large economic/financial groups, in a logic of instrumentalization of the media. 
With the regime overthrown by the 1974 coup d’état, Portugal experienced a revolutionary period that ended with 
the election of the President of the Republic in 1976. During that period, newspapers were nationalized, follow-
ing the nationalization of banks and insurance companies by decision of the Council of Revolution. This chapter 
compares the results of journalistic companies between 1974 and 1976, with the situation during the government 
of Marcelo Caetano (1968-1974), when the daily press was concentrated in a few economic/financial groups. It 
also explores the influence of information policies (e.g., barriers to entry, obstacles to functioning, and other inter-
ventions), going as far back as the military coup of 1926, when the foundations of the authoritarian regime were 
erected. We verified that, the new regime “inherited”, in 1974, a set of journalistic companies with negative net 
results. Therefore, the information policies explain, in part, the crisis that affected the press after the 25th of April. 
At that time, the Press was a stage for fights to define the course and nature of the new political regime and the 
internal labor/ideological conflicts/confrontations either led to negative results for previously profitable compa-
nies or worsened the situation of previously loss-making companies. As an exception, there was a newspaper that, 
in 1974, went from a history of losses to the territory of profit; but in the following year a strong internal/external 
convulsion dictated its (slow) demise. In conclusion, both in the Estado Novo and in the early years of democracy, 
information policies were influenced not only by political and economic ideas but also by the confusion between 
public interest and particular interests (of political parties, government members, for instance). This study pro-
vides evidence that the exercise of journalism as a party agent may not favor the economic health of companies.

Keywords: journalism, newspaper, information policy, New State, April 25

Introdução

Assumir que as empresas são motivadas puramente para perseguir o lucro é demasia-
do simples e simplista, pois pode haver objetivos alternativos que vão desde a filantropia até 



361

benefícios específicos associados à posse de certos tipos de negócios (Doyle, 2002). Esta crí-
tica à teoria tradicional da empresa é especialmente relevante no caso das empresas media. 
As suas atividades são “inextrincavelmente políticas e económicas”, pelo que não são um 
negócio qualquer (McQuail, 2003).

Os media são uma indústria que lida com a produção e distribuição de informação, 
cultura e ideias (Croteau & Hoynes, 2019). O campo jornalístico apresenta-se-nos próximo 
do campo intelectual e artístico, na medida em que, também nesse mercado dos bens sim-
bólicos, os bens se constituem como realidades de dupla face: mercadorias e significações, 
permanecendo relativamente independentes os respetivos valor mercantil e valor cultural 
(Bourdieu, 1992).

O jornalismo exerce um “poder simbólico” que constitui um poder “invisível”, “quase 
mágico”, “de fazer ver e fazer crer, de confirmar ou de transformar a visão do mundo e, des-
te modo, a ação sobre o mundo, portanto o mundo” (Bourdieu, 1989). Nos anos 90, Bour-
dieu atribuía a importância do campo jornalístico no mundo social ao facto de ser detentor 
do monopólio de difusão a grande escala da informação: por um lado, permite o acesso dos 
simples cidadãos ao conhecimento universal; por outro, tem o poder de existência pública, 
de reconhecimento e de acesso à notoriedade pública (Bourdieu, 1997). Todavia, os jorna-
listas não estão apenas submetidos às regras estipuladas pelos pares (autorregulação); pois o 
campo jornalístico depende permanentemente da avaliação do mercado do público e (quase 
sempre) do mercado do anunciante (Bourdieu, 1997). Bourdieu alertava para os riscos desta 
falta de autonomia, que carateriza o campo jornalístico, afetar a autonomia de outros campos 
sociais, ao reforçar neles o polo comercial (Bourdieu, 1997).

Esta perspetiva do sociólogo Bourdieu conduz-nos ao conceito “externalidades”. Os 
produtos media geram “enormes” externalidades (Baker, 2004). Externalidades significa 
que estamos perante atividades que afetam positiva ou negativamente terceiros sem que es-
tes tenham de pagar ou sejam indemnizados por essas atividades (Samuelson & Nordhaus, 
2010). Os efeitos sobre o exterior podem ser profundos ou superficiais, podem afetar muitos 
ou poucos (Samuelson & Nordhaus, 2010). Os privados podem conseguir solucionar o pro-
blema das externalidades (chegar a uma solução eficiente, internalizando as externalida-
des), através, por exemplo, da autorregulação ou de um acordo entre as partes. Mas, quan-
do as partes não resolvem essas falhas/ineficiências de mercado (por implicar altos custos 
de negociação), a intervenção governamental pode/deve intervir (Krugman & Wells, 2018), 
quer para impedir, minimizar ou desencorajar as externalidades negativas, quer para poten-
ciar as externalidades positivas. O Estado — que detém “o monopólio do uso [considerado] 
legítimo da (...) violência” (Weber, 2017, p. 94) — pode internalizar as externalidades: no 
primeiro caso, através da regulação e/ou da tributação fiscal; no segundo caso, através de 
subsídios e/ou incentivos fiscais (Mankiw, 2012). O Estado pode ainda assumir a proprieda-
de no todo ou em parte.

Suzana Cavaco



362

De acordo com o modelo de organização industrial (Hoskins et al., 2004), a maior ou 
menor intervenção governamental influencia a estrutura do mercado, a conduta das empre-
sas e o desempenho. Como afirma Stiglitz (2019), os mercados não existem no vácuo, sendo 
estruturados, por meio de regras, regulamentos e políticas. Desde os primeiros tempos da 
imprensa, a capacidade de comunicar através dela tem sido alvo de muitas formas de inter-
venção pelas autoridades do Estado (Doyle, 2013). No caso dos media, as intervenções dos 
poderes públicos são mais de natureza política e social do que económica, relacionando-se 
por exemplo com questões relativas a pluralismo (Toussaint-Desmoulins, 2004).

Dos três tipos puros de legitimação da dominação, ou formas de poder político, apon-
tados por Max Weber (2017), destaca-se a autoridade pela legalidade — que se opõe à autori-
dade que advém do carisma e à autoridade do “eterno ontem” (em que os costumes/tradição 
validam). A dominação pela “legalidade” assenta na crença na validade do “estatuto legal” 
e da “competência” em regras racionalmente criadas, e às quais todos (súbditos e detentores 
de poder) devem obedecer (Weber, 2017).

O conceito weberiano “autoridade racional-legal” é explorado por Hallin e Mancini, em 
Comparing Media Systems: Three models of media and politics (2004). Nesse estudo, o forte 
desenvolvimento da autoridade racional-legal evidencia-se-nos como fator-chave no desen-
volvimento da imprensa. Em contrapartida, o clientelismo, como um dos fatores que cons-
trangem esse desenvolvimento. Os autores relacionam a instrumentalização dos media com 
a fraco desenvolvimento da autoridade racional-legal e vice versa:

A instrumentalização dos media (...) é menos provável nos sistemas com uma forte autoridade ra-

cional-legal: os proprietários dos media estão menos propensos a ter alianças fortes e estáveis com 

partidos políticos específicos e a usar as suas empresas media como instrumento de intervenção 

nos assuntos políticos. A independência das instituições administrativas e judiciais, e o carácter de 

governança baseado em regras da política pública, significam que nos sistemas onde a autoridade 

racional-legal é forte as empresas não dependem sobremaneira de decisões arbitrárias de funcio-

nários específicos, que podem, por exemplo, favorecer uma empresa com que têm ligações políti-

cas, nem os seus destinos ficam demasiado afetados qualquer que seja o partido que calhe estar de 

momento no poder.” (Hallin & Mancini, 2004, p. 57). 

No sul da Europa, é relativamente vulgar a instrumentalização dos media; sendo esta 
entendida como o controlo dos media por agentes externos (como partidos, políticos, gru-
pos ou movimentos sociais, ou agentes económicos) que se servem deles para obter influên-
cia política (Hallin e Mancini 2004). Portugal, Itália, Grécia e Espanha pertencem ao grupo 
dos países que os autores classificam de sistema “Pluralista Polarizado”, onde a intervenção 
do Estado e dos partidos no mercado é alta, tal como é elevado o paralelismo político (isto 
é, o grau e a natureza das ligações entre os media e os partidos políticos, ou outro tipo de 

Suzana Cavaco



363

organizações). Diferente dos países do sul europeu que experienciaram longos períodos de 
autoritarismo e censura; o forte papel do Estado nos países do centro e norte da Europa que 
integram o sistema de media “corporativista democrático” é acompanhado por uma forte 
proteção da liberdade de imprensa (Hallin & Mancini, 2004). O contraste entre estes dois sis-
temas de media é evidente: nível de profissionalização baixo e desenvolvimento da imprensa 
de massa fraco nos países pertencentes ao sistema “Pluralista Polarizado”; enquanto que nos 
países pertencentes ao sistema “corporativista democrático” verifica-se uma forte profissio-
nalização e uma autorregulação institucionalizada, bem como uma elevada circulação de 
jornais. A imprensa de massa desenvolveu-se, desde cedo, quer nos países do norte e centro 
da Europa (Alemanha, Holanda, Suécia, por exemplo), quer nos países do modelo Liberal (ao 
qual se integram o Reino Unido e os Estados Unidos da América, por exemplo). Este último 
caraterizado por um domínio relativo dos mecanismos de mercado.

O presente capítulo explora os resultados das empresas jornalísticas nos primeiros anos 
do regime democrático (1974-1976), comparando-os com a situação no período de governa-
ção marcelista (1968-1974), altura em que a imprensa diária ficou concentrada em poucos 
grupos económicos/financeiros. Procura avaliar a influência das políticas da informação. 
Para tal, recua até ao golpe de 28 de maio de 1926, altura em que se começaram a erguer os 
alicerces autoritários de um regime que perdurará boa parte do século XX.

Este estuda visa contribuir para a história do campo jornalístico em Portugal, um cam-
po da esfera social que se nos parece próximo simultaneamente do campo económico, do 
campo político e do campo intelectual e artístico. Temos presente as palavras de Bourdieu 
acerca da história da vida intelectual e artística:

A história da vida intelectual e artística das sociedades europeias revela-se através da história das 

transformações da função do sistema de produção de bens simbólicos e da própria estrutura destes 

bens, transformações correlatas à constituição progressiva de um campo intelectual e artístico, ou 

seja, à autonomização progressiva do sistema de relações de produção, circulação e consumo de 

bens simbólicos. (Bourdieu, 1992, pp. 99)

O estudo assenta sobretudo no recurso à análise documental de relatórios e contas das 
empresas, e da legislação e outras disposições legais relacionadas, direta ou indiretamente, 
à imprensa em vigor no Portugal continental no período temporal em estudo. A consulta da 
imprensa da época permite não só cruzar informação, como nos aproximar mais da realidade 
então vivida/percecionada/construída. Escolhemos sobretudo o Diário de Lisboa como fonte 
devido à facilidade na sua consulta.

Uma das dificuldades do estudo prende-se com os relatório e contas, nem sempre fáceis 
de encontrar. Por exemplo, o relatório e contas relativo ao exercício de 1974, da Empresa Na-
cional de Publicidade, proprietária do Diário de Notícias, foi publicado apenas em outubro de 

Suzana Cavaco



364

1979 (mais de três anos e meio após o agendamento da assembleia dos acionistas para “dis-
cutir, aprovar ou modificar” o relatório e contas). Outra dificuldade (e que resulta também 
em limitação) diz respeito à não uniformidade na apresentação das rúbricas (concentradas, 
diluídas...) nos relatórios e contas, quer entre empresas distintas, quer mesmo da própria em-
presa em anos diferentes.

Cabe-nos reconhecer antes de mais a complexidade do tema em análise, que comporta 
assuntos com múltiplas dimensões e, muitas vezes, com opacidades difíceis de descortinar. 
Uma complexidade que advém também do facto de Economia e Política se interrelaciona-
rem, influenciando a produção e desempenho das empresas jornalísticas.

Depois de traçar o panorama da situação entre 1968 e 1976 das empresas detentoras de 
jornais diários, voltamo-nos para as políticas quer no período democrático quer no Estado 
Novo, recuando neste caso ao golpe militar de 1926. Nos dois períodos, focamos a atenção 
nas políticas da informação no que respeita a barreiras à entrada, obstáculos ao funciona-
mentos e outras intervenções. 

7.1. O negócio da imprensa diária em Portugal: do Estado Novo à Democracia

O regime autodenominado Estado Novo, institucionalizado em 1933 a partir dos alicer-
ces da Ditadura Militar, foi liderado por Oliveira Salazar e depois por Marcelo Caetano até 
ser derrubado em 1974, por um golpe de Estado conduzido por um grupo de jovens capitães. 
Durante esse regime antiparlamentar, antidemocrata e antiliberal (Salazar, 2007), a impren-
sa esteve sujeita a vários constrangimentos que influenciaram a produção e procura da infor-
mação (Cavaco, 2019).

Durante a governação marcelista, a imprensa diária foi alvo de cobiça por parte de gran-
des grupos económicos/financeiros. Como se pode verificar na Tabela 1, entre 1968 e 1973, 
foram adquiridos seis dos treze jornais diários que se publicavam nas duas maiores cidades 
portuguesas: dois no Porto (o matutino O Comércio do Porto e o vespertino Diário do Norte ) 
e quatro em Lisboa (os matutinos Jornal do Comércio e O Século, e os vespertinos A Capital e 
Diário Popular). Em 1968, pertenciam à banca estatal quase todo o capital do matutino Diário 
de Notícias (84%), e quase um terço do capital do matutino Jornal de Notícias. Ao Banco Na-
cional Ultramarino pertenciam 33% do vespertino Diário de Lisboa, desde 1966. No conjunto 
dos não adquiridos, podemos encontrar: o Época, órgão da Ação Nacional Popular (ANP1); o 

1	 Época surge em outubro de 1971 na sequência da fusão do órgão da União Nacional Diário da Manhã (1931) e o jornal 
católico A Voz. A Ação Nacional Popular, movimento político de apoio a Marcelo Caetano e dirigida por este, surgiu 
em 1970, em substituição da União Nacional, que fora criada em 1930.

Suzana Cavaco



365

Novidades, pertencente ao episcopado; o vespertino República que se posicionava como diá-
rio de oposição ; e o matutino portuense O Primeiro de Janeiro . Este último estava na mira de 
um grande grupo económico/financeiro quando o regime caiu em 1974 (Cavaco, 2012).

Tabela 1
Situação da propriedade da imprensa diária em Lisboa e Porto, em 1973.

Fonte: Elaboração própria.

A ideia de que o poder de mercado (concentração) se traduz em poder político (Stiglitz, 
2019) explica em parte o movimento de concentração ocorrido durante a governação marce-
lista. Ao desocultar motivações escondidas, Cavaco (2012) demonstra que a obtenção de be-
nefícios da aquisição de um órgão de comunicação social, por um grupo económico privado 
“não puro”, passou mais por apoiar e/ou pressionar o poder político do que pelo desempenho 
económico (real ou potencial) da empresa (Cavaco, 2012). Houve quem, de entre os empre-
sários amigos ou reverentes (do regime ou do chefe do Governo), procurasse controlar a in-
formação jornalística, censurando o que já havia sido autorizado pela censura oficial (então 
denominada de “exame prévio”) (Cavaco 2012).

A Tabela 2 mostra de forma simplificada a evolução dos resultados das empresas jor-
nalísticas entre 1968 e 1976. Verificamos que em 1973, pelo menos sete das empresas jorna-
lísticas (53,8% das treze então existentes) apresentavam prejuízo: A Capital, Diário do Norte, 
Jornal do Comércio, Novidades, Comércio do Porto, O Século, e República. Cinco destes jornais 
haviam sido adquiridos durante a governação marcelista. No fim de 1974, no ano em é depos-
to o Estado Novo, há um conjunto de cinco jornais, cujas empresas (38,5%) passam de uma 
tradição lucrativa a prejuízo: Diário de Lisboa, Diário de Notícias, Diário Popular, Jornal de No-
tícias, e O Primeiro de Janeiro. Em contrapartida, há um diário que passa de uma tradição de 
resultados negativos a lucro (Tabela 2).

Suzana Cavaco

adquirido antes do
Governo de Caetano

adquirido durante o
Governo de Caetano

não adquirido

Diário de Notícias O Século Diário da Manhã / Época

Jornal do Comércio Novidades

Porto Jornal de Notícias O Comércio do Porto O Primeiro de Janeiro

Diário de Lisboa Diário Popular República

A Capital

Porto Diário do Norte

matutinos

vespertinos

Lisboa

Lisboa



366

Tabela 2
Imprensa diária: evolução dos resultados, 1968-1976.

Fonte: Elaboração própria.

Tendo sido “manifestamente um jornal de esquerda entre 1972 e 1974” (Cabrera, 2005, 
p. 259), o República foi o único diário que apresentou resultado positivo no ano do golpe mili-
tar que derrubou o Estado Novo (Tabela 2). Porém, em 1975, este jornal foi palco de conflitos 
laborais/ideológicos que se transformaram “num profundo confronto ideológico” (Rezola, 
2007, pp. 164, 171). A 19 de maio, os diretores e os jornalistas foram “na prática sequestrados” 
por tipógrafos e outros trabalhadores (Mesquita, 1996, p. 370) e uma edição do República foi 
feita à revelia da redação e da direção, tendo como diretor-interino Álvaro Belo Marques, até 
então diretor-comercial da empresa (Mesquita, 2005). Na madrugada seguinte, no dia em 
que o República completaria 64 anos, o edifício do jornal foi selado depois de evacuado sob 
proteção militar. 

O Conselho da Revolução, reunido a 9 de julho resolveu nomear o diretor do jornal 
República (o militar Jorge Pereira de Carvalho), bem como a comissão administrativa para a 
Editorial República S.A.R.L. que seria composto por três militares, um dos quais “a designar 

Suzana Cavaco

1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976

Companhia Nacional Editora (Diário da Manhã / Época )

Editorial Caminho (O Diário )

Editorial República (República )

Empresa  do Jornal do Comércio (Jornal do Comércio )

Empresa de O Comércio do Porto (O Comércio do Porto )

Empresa de Publicidade do Norte (Diário do Norte )

Empresa do Jornal de Notícias (Jornal de Notícias )

Empresa Nacional de Publicidade (Diário de Notícias )

Empresa O Primeiro de Janeiro (O Primeiro de Janeiro )

Novimprensa - Sociedade de Publicações (Jornal Novo )

Renascença Gráfica (Diário de Lisboa )

Rigor - Sociedade de Informação e Cultura (O Dia )

Sociedade Cooperativa Editorial A Luta (A Luta )

Sociedade Gráfica da Capital (A Capital)

Sociedade Industrial de Imprensa (Diário Popular )

Sociedade Nacional de Tipografia (O Século )

União Gráfica (Novidades )

Legenda:

   prejuízo

   lucro

   inexistência ou não consulta de relatório e contas



367

oportunamente” (Diário do Governo, 17 de julho de 1975). No dia seguinte, a 10 de julho, o 
República reaparece ao público renovado. Não correu bem.

No mês seguinte, a 28 de agosto de 1975, o República, sob direção do militar Pereira de 
Carvalho, queixou-se da “grave situação económica” que o jornal atravessava. A 11 de de-
zembro de 1975, o Governo aceitou o pedido de demissão de Pereira de Carvalho, tendo a 
Resolução sido publicada no Diário do Governo de 23 de dezembro de 1975. O República já não 
chegou às bancas nesse dia 23.

Devolvido aos proprietários por decisão do Conselho da Revolução, em março de 1976, 
sairão ao público — e para manutenção do título — apenas mais três números de duas pági-
nas, com indicação de Raul Rêgo como diretor: um em 1976, outro em 1977, e o último em 
1978 (Figueira, 2014). A este desinteresse em reerguer o jornal não será alheia a existência 
do vespertino A Luta, lançado em agosto de 1975 tendo como diretor Raul Rêgo. No primeiro 
ano de atividade, a Sociedade Cooperativa Editorial A Luta registou um lucro de 3,3 milhões 
de escudos, tendo-se destacado como a única empresa lucrativa em 1975 no mundo da im-
prensa diária de Lisboa e Porto, de acordo com os dados a que tivemos acesso. Em 1976, o 
prejuízo de 148 mil escudos foi considerado pela cooperativa como “eficiente” face “à crítica 
situação” em que se encontravam as empresas jornalísticas.

O desempenho das empresas foi fortemente afetado pelos conflitos laborais e/ou ideo-
lógicos internos no pós-25 de Abril. A partidarização dos jornais e o desvio da sua vocação 
noticiosa afastaram os leitores. Lima conta que, no “auge do gonçalvismo, queimaram-se 
jornais” em “autos de fé” com as populações em fúria contra as “matérias noticiadas”, mani-
festando a sua “rejeição ao facto de os diários se terem convertido nos porta-vozes das forças 
políticas no poder” (Lima, 2011, p. 79). Aliás, a edição do República de 19 de maio de 1975, 
publicado sob a nova direção, que os socialistas classificaram de “pirata” (Mesquita, 2005), 
foi queimada na manifestação de protesto que o Partido Socialista (PS) convocara em frente 
às instalações do jornal, como ficou registado pela RTP2.

Outros fatores ajudam a explicar os maus resultados das empresas jornalísticas. O cho-
que petrolífero de 1973 — que fez mergulhar as economias capitalistas desenvolvidas ociden-
tais numa crise (Maddison, 1991) — afetou Portugal, tendo o aumento acelerado do petróleo 
trazido pesados desafios a uma imprensa que (pelo menos a maior parte dela) já estava em 
dificuldade (Tabela 2). Em 1972, quatro das empresas jornalísticas apresentavam resultados 
líquidos negativos que variavam entre os -18,7 milhões e os -29,3 milhões de escudos: União 
Gráfica (Novidades), Empresa de Publicidade do Norte (Diário do Norte), Sociedade Gráfica 
da Capital (A Capital), e a Sociedade Nacional de Tipografia (O Século). Ainda que a Empresa 

2	 “Do 11 de março ao fim do Gonçalvismo”, RTP, de 27 de fevereiro de 1980 disponível em https://arquivos.rtp.pt/con-
teudos/do-11-de-marco-ao-fim-do-goncalvismo/ 

Suzana Cavaco

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/do-11-de-marco-ao-fim-do-goncalvismo/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/do-11-de-marco-ao-fim-do-goncalvismo/


368

de Publicidade do Norte tivesse prosseguido, deixou de ter atividade produtiva em 1973. O 
Gráfico 1 ilustra a evolução dos resultados das empresas detentoras de jornais diários, duran-
te o período marcelista, entre 1968 e 1974.

Gráfico 1
Resultados das empresas detentoras de jornais diários, 1968-1974 (em milhões de escudos).

Fonte: Elaboração própria.

No início de maio de 1974, o Diário de Lisboa escrevia que a abolição da censura, pela 
Junta de Salvação Nacional, não era suficiente para tornar livre a Imprensa portuguesa, con-
siderando que “o mais grave problema da informação em Portugal” era “a censura interna 
ainda existente na maior parte dos jornais”, fruto do “assalto aos jornais que foram suces-
sivamente comprados por poderosos grupos financeiros”; pois no anterior regime “o poder 
económico se ligara estreitamente ao poder político para, conjuntamente, dominarem a in-
formação” (Diário de Lisboa, 4 de maio de 1974).

Entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1975, a maioria das empresas jornalísti-
cas experienciou forte turbulência, em lutas radicais pelo controlo da informação, desde logo 
contra os elementos conotados com o regime anterior e/ou que haviam exercido (ou teima-
vam em exercer) censura interna. De acordo com Lima, o impacte do período revolucionário 

Suzana Cavaco

-60

-50

-40

-30

-20

-10

0

10

1968 1969 1970 1971 1972 1973

Companhia Nacional Editora (DM/E)

Editorial República (Rep.)

Empresa  do Jornal do Comércio (JC)

Empresa de O Comércio do Porto (CP)

Empresa de Publicidade do Norte
(DNor)
Empresa do Jornal de Notícias (JN)

Empresa Nacional de Publicidade
(DN)
Empresa O Primeiro de Janeiro (PJ)

Renascença Gráfica (DL)

Sociedade Gráfica da Capital (Cap.)

Sociedade Industrial de Imprensa (DP)

Sociedade Nacional de Tipografia
(Séc.)
União Gráfica (Nov.)



369

foi menor nos jornais do Porto quando comparado com as situações dramáticas verificadas 
na capital (Lima, 2011). Ainda que “a toada reivindicativa” tenha atingido O Primeiro de Ja-
neiro, “ela nunca assumiu proporções extremas” neste jornal, onde “a propriedade do jornal 
nunca foi posta em causa” (Lima 2011, pp. 84-85). 

A situação deste portuense contrasta com a dos outros três jornais que pertenciam ao 
conjunto de diários não adquiridos por grupos económicos/financeiros durante o marcelis-
mo (Tabela 1), pois dois tiveram morte (quase) imediata com a queda do regime (Época e No-
vidades); e o outro sofreu uma convulsão interna que o condenou a uma morte lenta, entre 
julho e dezembro de 1975 (República). 

Relativamente ao conjunto dos adquiridos, um desapareceu ainda antes de 1974 (Diário 
do Norte), seis acabaram estatizados, na sequência da nacionalização da banca e companhias 
de seguros, por decisão do Conselho da Revolução. Tal verificou-se, apesar da nacionalização 
dos meios de comunicação social não estar inscrita em nenhum partido político nem constar 
no Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) 3.

Maria Antónia Palla recorda os primeiros tempos de democracia em que, por um lado, “o 
movimento laboral, na sua esquerdização progressiva após o 28 de Setembro [de 1974], criou 
em algumas empresas situações que determinaram a intervenção do Governo”; e que, por ou-
tro lado, “os governos privilegiavam o conceito de controlo político através da informação, o 
que acabaria por causar uma imensa perturbação nas regras do negócio” (1990, pp. 274-5).

Vejamos um exemplo: o Diário de Notícias. Em 1973, num ano marcado pelo choque pe-
trolífero, a Empresa Nacional de Publicidade obteve um lucro superior a 1,5 milhões de escu-
dos (-18,8% do que os 2 milhões de 1972). A publicação do relatório e contas relativo ao exer-
cício do ano de 1974, que deveria ter ocorrido na primeira metade de 1975, apenas se verifica 
em outubro de 1979. Este atraso demonstra que algo de muito errado se passava na empresa. 
O prejuízo de 1974 foi de 18,3 milhões. Os valores relativos ao ano seguinte atingiram os 143,2 
milhões negativos (Gráfico 2).

3	 Publicado no Diário de Lisboa de 26 de abril de 1974 e só mais tarde, a 14 de maio de 1974, no Diário do Governo, sob a 
forma de anexo à Lei 3/74 de 14 de maio. 

Suzana Cavaco



370

Gráfico 2
Empresa Nacional de Publicidade: evolução dos resultados, 1967-1975 (em milhões de escudos).

Fonte: Elaboração própria.

O Diário de Notícias sofreu uma convulsão interna nos tempos que se seguiram ao 25 de 
Abril, sobretudo após o “assalto do Partido Comunista ao jornal” em março de 1975 (Lemos, 
2006: 265), o que explica, pelo menos em parte, os referidos resultados negativos da Empresa 
Nacional de Publicidade.

No Verão Quente de 1975, o manifesto subscrito por 30 jornalistas do Diário de Notícias 
que assumia publicamente discordância com a orientação desse jornal mereceu o repúdio 
de quem controlava o jornal: “os trabalhadores da empresa” acusaram esse documento de 
“miserável pasquim” e os seus subscritores de “grupo provocador”, de “pequeno grupo infil-
trado”, que se “apresenta como apartidário” mas que “quis fugir à estrutura democrática pela 
qual se regem os trabalhadores desta empresa tentando uma manobra chantagista — mas 
frustrada — para que o documento fosse publicado sem ser apresentado em plenário” (cit. 
in Diário de Lisboa, 16 de agosto de 1975). Por decisão de um plenário dos trabalhadores de 
19 de agosto de 1975, foram suspensos (tendo em vista um futuro saneamento) os trinta jor-
nalistas, de entre os quais se encontrava o presidente da direção do Sindicato dos Jornalistas 
(Diário de Lisboa, 19 de agosto de 1975). Os trabalhadores da empresa aproveitaram a oca-
sião para manifestar “total confiança” à então direção do jornal “na luta que nos une (...) por 
uma informação ao serviço do processo revolucionário” (cit. in Diário de Lisboa, 19 de agosto 
1975). Aliás, duas das regras do Estatuto Editorial do Diário de Notícias, em vigor nessa altu-
ra, estipulavam: “Defender intransigentemente a Revolução para um socialismo autêntico” 
e “manter a vigilância contra as manobras divisionistas (...) combatendo-as sem hesitação” 

Suzana Cavaco

-160

-140

-120

-100

-80

-60

-40

-20

0

20

1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975

resultado final resultado do exercício



371

(cit. in Diário de Lisboa, 19 de agosto de 1975). Luís de Barros e José Saramago eram nessa 
altura, respetivamente, o diretor e o diretor adjunto do Diário de Notícias. Luís de Barros fora 
subsecretário de Estado da comunicação social nos II e III Governos Provisórios.

O montante das “vendas” (em valores correntes) atingiu os 338,8 milhões de escudos 
em 1974. Em 1975, verificou-se uma quebra de 23% face a 1974 nesse tipo de receitas (Gráfico 
3). A esta diminuição não é alheia também a suspensão temporária da publicação no pós-25 
de novembro.

Gráfico 3
Empresa Nacional de Publicidade: receita das “vendas”, 1970-1975 (em milhões de escudos).

Fonte: Elaboração própria.

Depois de suspenso a 26 de novembro, reapareceu a 22 de dezembro de 1975, sob “di-
reção socialista” com Vítor Cunha Rego a diretor e Mário Mesquita a diretor adjunto, ambos 
do Partido Socialista (PS), sendo o segundo deputado da Assembleia Constituinte (Diário de 
Lisboa, 16 de janeiro de 1975).

Portanto, o caso do Diário de Notícias permite-nos compreender que as lutas internas 
tiveram impacte negativo nos resultados líquidos da empresa. 

Vejamos agora um exemplo para ilustrar como a turbulência interna no período revo-
lucionário até 25 de novembro serviu para agravar a situação de empresas jornalísticas que já 
se apresentava deficitária no Estado Novo. A detentora de O Século, a Sociedade Nacional de 

Suzana Cavaco

0

50

100

150

200

250

300

350

400

1970 1971 1972 1973 1974 1975



372

Tipografia, cujo prejuízo atingiu os 246,8 milhões de escudos em 1975, apresentava resulta-
dos negativos desde 1971 (Gráfico 4). Foi adquirida em 1972 pelo “empresário colaborador” 
Jorge de Brito, por meio milhão de escudos (Cavaco, 2012, p. 556-557).

Gráfico 4
Sociedade Nacional de Tipografia: evolução dos resultados, 1970-1975 (em milhões de escudos).

Fonte: Elaboração própria.

O Gráfico 5 ilustra o agravamento dos prejuízos das empresas detentoras de jornais diá-
rios, que ocorreu de forma mais acentuada a partir de 1974. O atraso na publicação dos rela-
tórios e contas pode ser explicado com a convulsão interna vivida nalgumas empresas.

Suzana Cavaco

-260
-240
-220
-200
-180
-160
-140
-120
-100
-80
-60
-40
-20

0
20

1970 1971 1972 1973 1974 1975

resultado do exercício resultado final



373

Gráfico 5
Resultados das empresas detentoras de jornais diários, 1974-1976 (em milhões de escudos).

Fonte: Elaboração própria.

Convém assinalar aqui que não conseguimos aceder aos relatórios e contas das proprie-
tárias dos diários:

— Jornal Novo, cujo primeiro número saiu a 17 de abril de 1975, sob direção de Artur Portela Filho 

— O Dia, cujo primeiro número saiu a 11 de dezembro de 1975 sob direção de Vitorino Nemésio 

e David Mourão Ferreira; 

— O Diário, cujo primeiro número saiu a 10 de janeiro de 1976, sob direção de Miguel Urbano 

Rodrigues.

No Verão Quente de 1975, o governo declarou “em crise” a imprensa com intervenção 
do Estado, calculando o prejuízo mensal dessa imprensa em cerca de 42 mil contos (“Nota 
oficiosa do M.C.S. sobre a situação da imprensa”, in Diário de Lisboa, 26 de agosto de 1975). 
Por essa altura, o Estado era, direta ou indiretamente, detentora de (pelo menos em par-
te) das empresas proprietárias de jornais diários: A Capital, O Comércio do Porto, Diário de 

Suzana Cavaco

-280

-230

-180

-130

-80

-30

20

1973 1974 1975 1976
Editorial República (Rep.)

Empresa  do Jornal do Comércio (JC)

Empresa de O Comércio do Porto (CP)

Empresa de Publicidade do Norte
(DNor)
Empresa do Jornal de Notícias (JN)

Empresa Nacional de Publicidade (DN)

Empresa O Primeiro de Janeiro (PJ)

Renascença Gráfica (DL)

Sociedade Cooperativa Editorial A Luta
(L)
Sociedade Gráfica da Capital (Cap.)

Sociedade Industrial de Imprensa (DP)

Sociedade Nacional de Tipografia (Séc.)

União Gráfica (Nov.)



374

Lisboa, Diário de Notícias, Diário Popular, Jornal de Notícias, Jornal do Comércio, O Século.
Menos de um ano depois, o Governo declara que todas as “empresas editoras de publi-

cações periódicas ditas estatizadas” se encontravam “em situação de falência técnica” (De-
creto-Lei 639/76 de 29 de Julho de 1976). 

7.2. Políticas na Ditadura Militar e no Estado Novo

A ditadura nascida do golpe militar de 28 de maio de 1926 foi instável, pelo menos nos 
primeiros tempos. Oliveira Salazar foi nomeado ministro das Finanças por Decreto 11707 de 
3 de junho de 1926, mas colocou o lugar à disposição poucos dias depois, sendo exonerado 
por Decreto 11753 de 24 de junho. O general Gomes da Costa substituiu o comandante Men-
des Cabeçadas que foi afastado a 17 de junho. Depois de liderar o Governo, Gomes da Costa 
foi, a 9 de julho, detido no Palácio de Belém e substituído pelo general Óscar Carmona que 
passou a chefiar o novo governo. A 29 de novembro, Carmona passou a acumular essas fun-
ções com as de Presidente interino da República.

Poucos dias depois das eleições Presidenciais de 25 de março de 1928 em que Óscar Car-
mona foi candidato único4, Salazar aceitou o convite para integrar o Governo. Aceitou, mas 
não sem impor um conjunto de condições que se consubstanciavam numa espécie de ditadu-
ra do ministério das Finanças dentro da Ditadura Militar. Na tomada de posse, afirmou: “O 
país precisa, sobretudo, ter na minha inteligência e na minha honestidade uma absoluta con-
fiança. Essa confiança, exijo-a eu (...) Sei muito bem o que quero e para onde vou” (Diário de 
Lisboa, 27 de abril de 1928, p. 8). Em julho de 1932, Salazar ascendeu à chefia do Governo. No 
discurso de tomada de posse, desse 8º governo da Ditadura Militar, prometeu: “os homens 
que constituem o Ministério são outros, mas o governo é o mesmo — o governo da Ditadura 
Nacional” (Diário de Lisboa, 5 de julho de 1932, 2ª ed, p. 12). Liderará a governação do país 
durante décadas, até cair de uma cadeira em 1968. 

Para substituir Salazar, o Presidente da República escolheu Marcello Caetano, um dou-
trinador do corporativismo. Nas suas Lições de Direito Corporativo (1935), Caetano explica que 
o sistema corporativo português era “filho” de duas correntes: a nacionalista e a católico-so-
cial. Apesar de reconhecer que o corporativismo português, nos seus princípios fundamentais, 
acusar predominante influência italiana, Caetano fazia questão de salientar a originalidade do 
modelo português, distanciando-o em termos políticos do “fascismo” de Mussolini. Em 1938, 

4	 Óscar Carmona virá a ser reeleito sem opositor em 1935, em 1942 e em 1949. Nas Presidenciais de 1949, a oposição 
chegou a apresentar a candidatura do general Norton de Matos, mas retirou-a antes da votação. Carmona foi Presi-
dente até à sua morte, a 18 de abril de 1951.

Suzana Cavaco



375

ao regressar de uma viagem a Itália, em missão do Instituto de Alta Cultura, escreveu a Salazar: 
“Um mês de observação, em contacto com alguns dos mais esclarecidos valores do regime fas-
cista, radicou-me na convicção da superioridade da nossa fórmula a que falta em teatro o que 
lhe sobeja em seriedade e honestidade.” (Caetano, in Antunes, 1994, p. 98).

O corporativismo preconizado pelo Estado Novo defendia a supremacia do interesse 
coletivo da nação face aos indivíduos; mas divergia da escola marxista ao propor-se promo-
ver, através de soluções corporativas, a harmonia e colaboração das classes: capitalista, técni-
co e operário são encarados como elementos complementares, interdependentes e solidários 
no interesse da prosperidade da indústria em que colaboram, concorrendo para a realização 
do bem comum, a que todos se subordinam, apesar de exprimirem interesses diferenciados 
(Caetano, 1935).

Caetano também não acreditava na “mão invisível” preconizada por Adam Smith, pelo 
que a economia corporativa do Estado Novo era “uma economia de autodireção” no senti-
do de ser organizada e dirigida “pelos próprios interessados, sob as vistas do Estado”, sen-
do este último a “supercorporação”: “[O Estado] Abster-se-á de ser comerciante, industrial, 
banqueiro (…) mas em compensação fica sendo o supremo árbitro, regulador e juiz: acima das 
corporações, ele é a supercorporação, o poder político integrando, unificando e dirigindo as 
energias nacionais.” (Caetano, 1935, p. 18-19). 

Na perspetiva do Estado Novo, ainda que a economia corporativa assentasse nas bases 
da iniciativa privada, esta última deveria estar sujeita a restrições e a concorrência condi-
cionada à disciplina corporativa (Caetano, 1935). Defendia uma atividade económica guiada 
“por uma profunda preocupação moral”, ou “dominada pela moral”, incumbindo ao Estado o 
dever de assegurar “a perfeita conformação” dos processos e fins económicos com as normas 
de consciência moral (Caetano, 1935, pp. 13-15). Pela revisão constitucional de 1951 (Lei 2.048 
de 11 de junho), a religião católica foi consagrada como a “religião da Nação Portuguesa”. Na 
revisão constitucional de 1959 (Lei 2.100 de 29 de agosto), entende-se que “o Estado tem o 
direito e a obrigação de coordenar e regular superiormente a vida económica e social” com o 
objetivo, entre outros, de “impedir os lucros exagerados do capital, não permitindo que este 
se desvie da sua finalidade humana e cristã”. Os portugueses eram assim conformados não 
só a uma doutrina económica como a uma moral oficial. A imprensa tinha como dever pro-
movê-las ou, pelo menos, respeitá-las.

Contudo, Caetano — que se assumia “ligado passionalmente” às ideias corporativistas 
(Caetano, [1958], p. 116) — confessou a Salazar a sua frustração pelas deformações que a dou-
trina sofria ao ser transportada para a ação e lamentava que ela caminhasse para “um descré-
dito irremediável” (Caetano, in Antunes 1994, pp. 104). O próprio Caetano reconheceu pu-
blicamente que o “corporativismo doutrinário entrou em eclipse”, sendo “substituído por um 
dirigismo centralista”, lamentando os excessos de regulamentação e de burocracia que des-
virtuavam o espírito do sistema centralizado (Caetano, [1958], p. 127,130). Para Caetano, essa 

Suzana Cavaco



376

omnipotência do Estado comprometia o enquadramento do Estado Novo no corporativismo de 
inspiração cristã, que, enquanto tal era uma doutrina antitotalitária (Caetano, [1958]). Ou seja, 
Caetano defendia um Estado “forte e justo”, um Estado que não se substituísse aos indivíduos, 
nem absorvesse as atribuições que cabiam às corporações (Caetano, 1941). No manual Curso de 
Ciência Política e Direito Constitucional (1959), afirmou que só haveria Estado corporativo se os 
representantes das sociedades primárias tivessem autoridade para aprovar as leis e pudessem 
zelar para que não fossem ultrapassados os limites do Poder político.

As bases para a instituição das corporações foram promulgadas apenas em 1956 (Lei 
2.086 de 22 de agosto). A Corporação da Imprensa e Artes Gráficas foi criada três anos depois, 
por Decreto 42.523 de 23 de Setembro de 1959, mais de vinte e cinco anos após a consagração 
constitucional do corporativismo.

Caetano inaugurou o curso de Direito Corporativo na Faculdade de Direito da Universi-
dade de Lisboa em 1935; presidiu à Câmara Corporativa entre 1949 e 1955, depois de exercer 
as funções de ministro das Colónias entre 1944 e 1947. Voltará a integrar o Governo de Sala-
zar entre 1955 e 1958. Revelará mais tarde que enquanto ministro da Presidência apreciara so-
bretudo as funções que se relacionavam com o Secretariado Nacional da Informação (SNI), 
pois lhe permitiram, entre outros, ser o introdutor da televisão em Portugal em 1955.

Caetano distinguia-se de Salazar pela sensibilidade que manifestava em relação aos 
media. Em 1965, na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, reconhecera 
a relevância que a opinião pública poderia desempenhar na vida política do Estado: função 
motora (ao reclamar iniciativas ou exigir reformas); função refreadora (ao servir de travão 
quando impede abusos ou faz refletir sobre as providências a tomar); função sancionadora 
(ao formar um tribunal que aprova ou condena atos e medidas, aplaude decisões ou censura 
os homens) (Caetano, 1971). Contudo, para além de considerar que o cidadão médio não tinha 
competências, nem acesso a informação essencial; também entendia que a opinião pública 
“é sempre corruptível” (Caetano, 1971, p. 125). Em 1969, Caetano, já enquanto Presidente 
do Conselho, justificou a censura com a impreparação cívica dos portugueses para a liberda-
de: “Nem jornalistas nem empresas editoriais, nem Governo, nem público estão preparados 
para um regime de responsabilidade perante os tribunais.” (Caetano cit. in Carvalho, 1973, 
pp. 90-91). Portanto, sob uma visão paternalista do Governo/Estado, a censura justificava-se 
devido aos efeitos da própria censura.

7.2.1. Obstáculos ao funcionamento: a censura

A Ditadura Militar recorreu à censura para controlar a informação, mas não a institu-
cionalizou. A 17 de junho de 1926, menos de um mês depois do golpe de 28 de maio, o general 
Gomes da Costa, que liderava então a Junta de Salvação Pública, declarou ao Diário de Lisboa: 

Suzana Cavaco



377

“o governo garantirá, republicanicamente, todas as liberdades, inclusive a de imprensa, des-
de que, é claro, não se cometam abusos.” (Diário de Lisboa, 17 de junho de 1926). No editorial 
do dia seguinte, este vespertino, ainda que desejasse que a “pena de jornalista” não sofresse 
“entraves nem malsinações”, reconhecia que o “país há muito tempo que não sabe o que seja 
um governo — dos que governam” (Diário de Lisboa, 18 de junho de 1926). A 22 de junho, che-
gou aos jornais um oficio, sob a chancela da Polícia Cívica de Lisboa, que anunciava a censura 
à Imprensa:

Por ordem superior, levo ao conhecimento de v. [exª] que, a partir de hoje, é estabelecida a censura 

à Imprensa, não sendo permitida a saída de qualquer jornal, sem que quatro exemplares do mesmo 

sejam presentes no Comando Geral da Guarda Nacional Republicana para aquele fim. — Saúde e 

Fraternidade — Lisboa, 22 de Junho de 1926 — O 2º comandante, Cap. Aníbal de Azevedo (Diário 

de Lisboa, 22 de junho de 1926)

O estabelecimento da Censura foi divulgado na imprensa diária, mas não publicado ofi-
cialmente no Diário do Governo. A 24 de junho, os jornais informavam os seus leitores: “Este 
número foi visado pela Comissão de Censura” (Figura 1). 

Suzana Cavaco

Figura 1
Primeira página do Diário de Lisboa  
de 24 de junho de 1926.
Fonte: Recuperada da Web [Fundação Mário 
Soares / Documentos Ruella Ramos 
http://casacomum.org/cc/
visualizador?pasta=05743.007.01964 ].

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=05743.007.01964
http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=05743.007.01964


378

A despeito da repressão, a liberdade de imprensa é proclamada no artigo 1º dos dois 
diplomas legais relativos à imprensa publicados em julho de 1926. O Decreto 12.008 de 29 de 
Julho (subscrito por Óscar Carmona), que surgiu para alterar e esclarecer algumas disposi-
ções do Decreto 11.839 de 5 de Julho (subscrito pelo anterior chefe de governo, Gomes da Cos-
ta), afirmava expressamente: “A todos é lícito manifestar livremente o seu pensamento por 
meio da imprensa, independentemente de caução ou censura e sem necessidade de autori-
zação ou habilitação prévia”. No artigo 9, lê-se: “Nenhuma autoridade poderá, sob qualquer 
pretexto ou razão, apreender ou por outra forma embaraçar a livre circulação de qualquer 
publicação”. Também o artigo 12 não sofreu alteração:

Não são proibidos os meios de discussão e crítica de diplomas legislativos, doutrinas políticas e 

religiosas, atos do Governo, das corporações e de todos os que exercem funções públicas, com o 

fim de esclarecer e preparar a opinião para as reformas necessárias pelos trâmites legais e de zelar 

a execução das leis, as normas de administração pública e o respeito pelos direitos dos cidadãos.

Todavia, continuava a proibir-se o uso de “linguagem despejada”, sob pena de prisão cor-
recional e multa correspondente (art. 10), sem explicar o significado de “linguagem despejada”.

Uma alteração assinalável verificou-se relativamente ao decretado anteriormente: ago-
ra bastariam três condenações pelo crime de difamação para o periódico ser “suprimido”, e 
à terceira vez que o diretor do periódico fosse condenado pelo mesmo crime ficaria “incapa-
citado” para dirigir qualquer periódico, pelo tempo de cinco anos (Decreto 12.008). Mesmo 
assim, a Ditadura Militar não confiava apenas neste tipo de repressão. A 7 de julho, entre 
a publicação dos dois diplomas legais (Decreto 11.839 e Decreto 12.008), o Diário de Lisboa 
protestava contra a censura:

“(...) o tempo não vai para grandes reportagens, ou mesmo para entrevista política, que a Censura 

corta impiedosamente (...) Organiza-se um sistema político que, pela voz dos seus mais altos repre-

sentantes, promete não cortar um milímetro de liberdade à imprensa. Mas a breve trecho, surgem 

de vários lados gritos de alarme, que põem em sobressalto os meios governamentais: 

— O jornalista, eis o inimigo!

E contra o jornalista mobiliza-se uma comissão de censura (...)

Jornalismo sem liberdade não é jornalismo. Estabelecer a censura prévia é camuflar a opinião pú-

blica, é fingir que se governa com o aplauso de toda a gente (...).

Nos últimos dias, têm-se dado factos que só por si bastariam para condenar irremissivelmente a 

censura. O jornalista cala-se, porque lhe ordenam.

Suzana Cavaco



379

A 3 de agosto de 1926, no dia seguinte à publicação no Diário do Governo do Decreto 
12.008, o Diário de Lisboa informou os seus leitores que o “regímen de censura à Imprensa 
foi-se apertando cada vez mais”:

A comissão de censura já não se limita a visar as provas de granel e de página que lhe enviamos.

Pela última circular recebida, os jornais não podem abrir a venda sem que a comissão tenha visado 

pela segunda vez um exemplar impresso do jornal. Isto representa um atraso enorme e um prejuí-

zo incalculável. Perdem-se sistematicamente os correios e ninguém indemniza as empresas dos 

prejuízos sofridos.

Na Imprensa, acreditava-se que a Censura fosse uma realidade de curto prazo, ainda 
que o Decreto 12.008 não deixasse de ser “uma espada de Damocles assente sobre jornais e 
jornalistas” (Diário de Lisboa, 3 de agosto de 1926).

Com as revoltas de Fevereiro de 1927, que procuravam restaurar a República liberal e 
democrática, a censura endureceu. A Comissão do Livro Negro sobre o Fascismo reporta 
que “numerosos jornais e revistas deixaram de se publicar em todo o País”, incluindo diários 
como O Mundo, do Partido Republicano da Esquerda Democrática, dirigido por Urbano Ro-
drigues (1979, pp. 6-7).

Em 1933, nas vésperas do 7º aniversário do 28 de maio, o Diário do Governo publicou o 
Projeto de Constituição de 1933, subscrito pelo Governo encabeçado por Salazar (Decreto 
22.241 de 22 de fevereiro de 1933). Esse Projeto de Constituição, ainda que reconhecesse a 
liberdade de expressão do pensamento sob qualquer forma como um dos “direitos e garan-
tias individuais dos cidadãos portugueses” (ar. 8, nº 4), atribuía ao Estado a incumbência de 
defensa da opinião pública “de todos os fatores que a desorientem contra a verdade, a justiça, 
a boa administração e o bem comum” (art. 20). Esta Constituição — que definia o Estado por-
tuguês como uma “República corporativa” — será aprovada por 97,2% dos 1,3 milhões de elei-
tores inscritos no plebiscito nacional de 19 de março (Diário do Governo, 11 de abril de 1933). 

A 11 de abril de 1933 — no mesmo dia em que o Diário do Governo informa os resulta-
dos do plebiscito à Constituição e que esta entra em vigor; no mesmo dia em que Salazar foi 
(re)nomeado Presidente do Conselho pelo Presidente da República Carmona (por Decreto 
22472) — foi promulgado o decreto governamental onde se lê: “Continuam sujeitas a censu-
ra prévia as publicações periódicas (...) [que] versem assuntos de carácter político ou social” 
(Decreto-Lei 22.469). O vespertino Diário de Lisboa, desta vez, limitou-se a reproduzir o di-
ploma sem fazer qualquer comentário à situação da imprensa.

Pelo Decreto-Lei 22.469 de 11 de abril de 1933, a censura visa “impedir a perversão da opi-
nião pública” e as comissões encarregadas de a exercer são nomeadas pelo Governo. Com isto, 
o novo poder político atribui à entidade censória natureza governamental; apesar da Constitui-
ção de 1933 prever a regulação da liberdade de expressão através de “Leis especiais”:

Suzana Cavaco



380

Leis especiais regularão o exercício da liberdade de expressão de pensamento, de ensino, de reu-

nião e de associação, devendo, quanto à primeira, impedir preventiva ou repressivamente a per-

versão da opinião pública na sua função de força social, e salvaguardar a integridade moral dos 

cidadãos5

Na revisão constitucional de 1959 (Lei 2.100 de 29 de agosto) lê-se: “Lei especial de-
finirá os direitos e os deveres, quer das empresas, quer dos profissionais do jornalismo, por 
forma a salvaguardar a independência e dignidade de umas e outros”. E, à lista daquilo que 
“constitui matéria da exclusiva competência da Assembleia Nacional”, acrescenta-se a apro-
vação das bases gerais sobre o exercício das liberdades a que se refere o §2 do artigo 8º (art. 
17 da Lei 2.100).

Em 1967, Salgado Zenha lamentava que, oito anos passados, o regime de direito ainda 
não tivesse substituído o então regime “de pura e mera polícia do pensamento e da informa-
ção”, assistindo-se a “uma imprensa sem lei”:

não há lei que regule a nossa Imprensa. (...) A realidade, a triste realidade, é o magro e esquelético 

Decreto 22.469, de 11 de Abril de 1933, que submete à censura prévia as publicações gráficas. Não 

se dá sequer ao incómodo de a regulamentar em pormenor. (...) A lei de imprensa atual são as ins-

truções e as circulares da Censura, as interferências constantes do S.N.I. na vida dos jornais e da 

própria Censura, e até os telefonemas de quem manda para os censores e destes para os jornais. 

Em última análise, a lei de imprensa é o lápis azul do censor (...), o lápis azul dos censores escolhi-

dos pelo Governo.” (Moura et al., [1968], pp. 76-77)

A lei de imprensa foi um tema adiado décadas.
Em setembro de 1968, Marcello Caetano substituiu Salazar na Presidência do Conselho 

de Ministros. O país viveu então a esperança de uma “abertura” do regime e o Governo expe-
rienciou um “estado de graça” que ficou conhecido como “Primavera Marcelista”. Mas, para 
Mário Soares, a efemeridade deste período traduziu-se numa “primavera política” que não 
chegou sequer a florir (1974, p. 657).

Em novembro de 1968, Caetano manteve em vigor o regime de censura prévia (Decreto-
-Lei 48.686 de 15 de novembro de 1968) que fora estabelecido em 1933. Ficava agora dependen-
te da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, através da Direção-Geral de Informação. 
Esta última veio substituir a Direção-Geral dos Serviços de Censura criada em 1933 (Decreto 
Lei 22.756 de 29 de junho de 1933). Na realidade, várias alterações introduzidas por Caetano não 
foram mais do que retoques de cosmética. Ele tentou explorar o poder simbólico das palavras.

5	 Pela revisão constitucional de 1971, acrescenta-se a regulação do exercício da liberdade religiosa.

Suzana Cavaco



381

Com a Lei de Imprensa de 1971 (Lei 5/71 de 5 de Novembro) e o Estatuto da Imprensa 
(Decreto-Lei 150/72 de 5 de Maio) que a abrange e desenvolve, a “censura prévia” foi cris-
mada de “exame prévio”. Deu-se-lhe um caráter temporário/transitório ao estipular que o 
regime de exame prévio existiria quando fosse decretado o estado de sítio ou de emergência. 
Entre a aprovação dos dois documentos, a Assembleia Nacional “reconhece que persiste a 
ocorrência de atos subversivos graves em algumas partes do território nacional” (Resolução 
de 20 de dezembro de 1971 in Diário do Governo, 27 de dezembro de 1971).

A Lei de Imprensa de 1971 (Lei 5/71 de 5 de Novembro) considera que a “imprensa exer-
ce a função social de permitir a expressão do pensamento, a divulgação de conhecimentos 
e a difusão de informações, tendo em conta o interesse coletivo”; mas limita o desempenho 
dessa função, ao estipular que a imprensa “deve circunscrever-se às [informações] que pro-
venham de fonte conhecida, (...) e com exclusão daquelas (...) que sejam tendenciosas ou ma-
nifestamente contrárias aos interesses nacionais.”

Ou seja, os portugueses continuavam impedidos de ler nos jornais informação relevan-
te, por exemplo, acerca da questão ultramarina, a menos que tal informação fosse abonatória 
ou em conformidade com os interesses do Governo. Apesar de ser considerado “o problema 
nº 1 da atualidade portuguesa” (Mário Neves in Moura et al., [1968], p. 47), o problema ultra-
marino permanecia como “o principal assunto tabu” (Carvalho & Cardoso, 1971, p. 243), “um 
problema escondido (...) que não se pode discutir nem conhecer” (Godinho, [1973], p. 27).

Os portugueses desconheciam o que se passava na guerra do ultramar que — iniciada 
em 1961 se desenvolvia em três frentes de combate: Angola, Guiné e Moçambique, que luta-
vam pela independência. Isto apesar de, em 1973, a guerra mobilizar 6% da força de trabalho, 
e os gastos militares absorverem cerca de 45% das despesas de consumo público e 30% dos 
gastos correntes de todo o setor público administrativo (Lopes, 2002). Aliás, os portugueses 
não podiam estar informados e esclarecidos acerca daquilo que contribuiu decisivamente 
para a queda do regime, como se depreende dos argumentos que antecedem as medidas que 
constituem o Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) na sequência do golpe de 
Estado de Abril de 1974. Nesse Programa do MFA lê-se, entre outros:

Considerando que, ao fim de treze anos de luta em terras do ultramar, o sistema político vigente 

não conseguiu definir, concreta e objetivamente, uma política ultramarina que conduza à paz en-

tre os Portugueses de todas as raças e credos 

(...) a definição daquela política só é possível com o saneamento da atual política interna e das suas 

instituições, tornando-as, pela via democrática, indiscutidas representantes do Povo Português 

(anexo à Lei 3/74 de 14 de maio)

A Junta de Salvação Nacional assumia no programa do Governo Provisório “que a solu-
ção das guerras no ultramar” era “essencialmente política, e não militar”, cabendo-lhe criar 

Suzana Cavaco



382

“condições para um debate franco e aberto com vista à definição do futuro do ultramar (...) no 
respeito pelo princípio da autodeterminação” (Decreto-Lei 203/74 de 15 de maio). O próprio 
Marcello Caetano reconhecerá no pós-25 de Abril que “toda” a sua atuação de governante foi 
condicionada pela questão ultramarina: “A sua existência explica muito do que fiz — e tam-
bém muito do que não pude fazer” (Caetano, 1974, p. 17).

Seja como for, a proibição — que podia ser parcial ou total — continuou a não se li-
mitar a assuntos de carácter militar, nem sequer de oposição ideológica/política. Limi-
tava-se a imprensa também “para assegurar (...) a defesa da moral” (Base XIII da Lei de 
Imprensa). Ainda que, desde setembro de 1968, começassem a abordar assuntos até aí 
considerados tabu (Balsemão, 1971), os jornais estavam proibidos de escrever “em ter-
mos pormenorizados e sensacionalistas casos de vadiagem, libertinagem, uso de estupe-
facientes, suicídio e crimes violentos”; e de publicar “extratos de processos sobre o estado 
e a capacidade das pessoas ou referentes a crimes contra a honestidade, de ultraje à moral 
pública, de aborto ou de difamação ou injúria” (Decreto-Lei 150/72). Ou seja, além de im-
por uma moral oficial, o regime proibia os jornais de informar violações dessa moral; não 
se respeitando o princípio da publicitação da justiça. Também não se respeitava o prin-
cípio da transparência respeitado (de certa forma) desde a Ditadura Militar; pois agora 
nem sequer se consentia que a Imprensa fizesse qualquer referência ou indicação de que 
os textos/imagens foram submetidos a exame prévio. O objetivo era gerar a aparência de 
normalidade para que o leitor ficasse com a perceção/ilusão de que a censura não existia. 
A partir de 1 de junho de 1972, altura em que entrou em vigor o Decreto-Lei 150/72, os jor-
nais deixaram de publicar o tradicional aviso “visado pela censura” ou “este número foi 
visado pela Comissão de Censura”.

Num regime de censura prévia, os queixosos de crime de abuso de liberdade de impren-
sa são “aqueles a quem a Censura não protege”, denunciava Salgado Zenha em 1967: “se nos 
jornais visados pela Censura aparecem injúrias e difamações — às vezes de uma escandalo-
sa grosseria — é porque os seus autores pertencem ao grupo dos protegidos (...) pelo Poder” 
(Moura et al., [1968], p. 18). Pior ainda era violar o direito de resposta ao adversário, pois as 
respostas dos visados estavam sujeitas a cortes (Salgado Zenha in Moura et al., [1968], p. 52). 
Zenha afirmou também que as queixas eram inúteis: “É sabido que, com maior ou menor 
periodicidade, aparece uma amnistia que enterra esses processos (...), se os visados pelos ata-
ques não gozam da simpatia de quem manda” (Moura et al., [1968], pp. 18, 52). Zenha virá a 
ser Ministro da Justiça no I Governo Provisório no pós-25 de Abril de 1974.

Numa espécie de “apartheid intelectual” como deplorava José Cardoso Pires (1999, p. 
191), a mera referência a certas palavras (por exemplo, repressão), nomes ou livros era silen-
ciada com cortes que podiam eliminar o texto todo. Arons de Carvalho (1973) explica que se 
podem identificar como fortes indícios de intervenção da censura: uma pequena notícia com 
subtítulo; a ausência de uma rubrica habitual (por exemplo, notas do dia) substituída por um 

Suzana Cavaco



383

anúncio; o espaço aumentado entre linhas ou palavras em jornais impressos pelo sistema offset 
(como era o caso do Diário de Lisboa).

Os cortes da censura significavam não só aborrecimentos, como também desperdício 
de tempo, trabalho e material (por exemplo, viagens efetuadas), forçando a substituições por 
alternativas menos pertinentes, oportunas ou adequadas para ocupar o espaço censurado. 
A um jornal diário que vive da atualidade, qualquer atraso pode comprometer irremediavel-
mente o sentido de oportunidade.

Desrespeitar cortes da censura podia resultar num castigo de meses em “prova de pá-
gina” (Carvalho, 1973). Diferente das habituais provas tipográficas a “granel” (provas indi-
viduais, sem indicação da página onde seria publicado o texto), um pequeno corte de três 
linhas na “prova de página” era suficiente para: obrigar a repaginar (para ocupar o espaço 
cortado), tirar uma nova prova, e sujeitar de novo à apreciação do Exame Prévio. Isto era es-
pecialmente difícil a um jornal em formato broadsheet. Apesar da repressão, era habitual es-
tabelecer-se um relacionamento relativamente cordial entre os censores e os dirigentes dos 
jornais, tal pode acontecer entre o preso e o carcereiro. Era até frequente o censor insurgir-se 
contra a “falta de lealdade” quando o jornal ousava passar pelas “malhas da censura” uma 
informação ou opinião menos favorável ao regime (Cavaco, 2012, p. 323). Como os textos ou 
imagens submetidos a exame prévio podiam “ser proibidos, total ou parcialmente, mas nun-
ca alterados” (Decreto-Lei 150/72), era frequente estabelecer-se um diálogo com o censor, 
em que o chefe de redação ou diretor tentava explicar o sentido do conteúdo que se pretendia 
publicar. Até porque havia diversidade de critérios na atuação da censura: “O que é permitido 
por um censor, pode ser cortado por outro” (Carvalho, 1973, p. 70). O censor aproveitava a 
ocasião para dar “instruções” ou “sugestões” (Carvalho & Cardoso, 1971). Naturalmente que 
este processo atrasava a produção dos conteúdos, pelo que o tempo que levava até a aprova-
ção final, tendia a retardar a impressão e consequentemente a distribuição, comprometen-
do a colocação do produto em banca atempadamente. Os atrasos provocados pela censura 
podiam refletir-se na diminuição das vendas do jornal, por exemplo nas vendas de fim de 
semana, atendendo a que vários postos de venda fechavam na tarde de sábado e no domingo.

“Quanto custa a Censura a cada jornal? Custa-lhe tanto mais quanto menos o jornal 
dobrar a cerviz às diretrizes e orientação e vontade de quem manda”, afirmou Raul Rêgo, em 
1969, no II Congresso Republicano de Aveiro, calculando em quase um milhão de escudos o 
prejuízo anual causado pela censura a um jornal menos conformista:

Em tempo perdido pelo pessoal, dispêndio de material, incluindo carros que vão e vêm da Censu-

ra, telefonemas que não mais acabam, perda dos correios, tudo isso talvez uns dois contos e meio 

por dia. Isso perfará mais de novecentos contos anuais! (1969, p. 175)

Suzana Cavaco



384

Raul Rêgo revelou então que o Diário de Lisboa sofrera vinte e cinco intervenções da 
Censura, entre 5 e 8 de maio desse ano. A 25 de abril de 1974, no dia em que o golpe militar 
depôs o regime Estado Novo, o vespertino República afirmou: “Não caberiam nos jornais de 
um mês, sequer nos de um ano inteiro, todos os artigos ou notícias que a Censura, e mais re-
centemente o exame Prévio, nos impediu de publicar.”

Segundo Mário Neves, os jornais portugueses tinham muita dificuldade em atrair a cola-
boração de bons especialistas porque estes não se queriam sujeitar às restrições da Censura ou 
não sabiam como tratar os temas sem levantarem reparos ou suspeitas. Os “temas económicos 
são na maioria dos casos interpretados como tendo perigosas implicações de ordem pública e 
social”, afirma Neves para exemplificar a arbitrariedade das decisões da censura (Moura et al., 
[1968], p. 47). Diz mesmo: “Muitas vezes há intervenções da Censura em matéria que não se 
podia sequer sonhar que elas pudessem vir a verificar-se” (Moura et al., [1968], p. 29).

Em 1967, contando com trinta e oito anos de prática de jornalismo diário desenvolvida 
sob o regime de censura, Mário Neves lamentava o baixo nível do profissionalismo no jor-
nalismo em Portugal. (Moura et al., [1968], p. 28). Nuno Teixeira Neves ilustra o impacte da 
censura no brio profissional do jornalista:

Imaginem uma profissão em que o esmero fosse impedido, em que ninguém pudesse ser excelen-

te, nem sequer bom; imaginem um alfaiate a quem rasgassem os melhores fatos (…) garanto-lhes 

que, muitas vezes, (…) aquilo que nos cortam é o vigor mais fino do nosso trabalho (…) uma autên-

tica castração. (1969, 19)

Na perspetiva de Mário Neves, o hábito que se estabelecera de fornecer aos jornalis-
tas comunicações escritas também ajudava a quebrar o brio profissional. Recorde-se que a 
Constituição (desde 1933) proibia a imprensa de “recusar, em assuntos de interesses nacio-
nal, a inserção de notas oficiosas de dimensões comuns que sejam enviados pelo Governo. 
Recorde-se também que o regime serviu-se do Secretariado de Propaganda Nacional, um 
organismo, criado em 1933 (Decreto-Lei 23.054 de 25 de setembro de 1933), que, em 1944 
(quando se aproximava o fim da II Guerra Mundial), mudou de nome, passando a designar-
-se Secretariado Nacional de Informação e Cultura Popular (Decreto-Lei 33.545 de 23 de Fe-
vereiro de 1944), continuando na dependência da Presidência do Conselho. No SNI, como 
era comumente designado, foram integrados os serviços de censura. Em 1968, menos de um 
mês depois de Marcello Caetano assumir a chefia do Governo, os serviços do SNI transitaram 
para a Secretaria de Estado da Informação e Turismo, criada na Presidência do Conselho 
(Decreto-Lei 48.619 de 10 de outubro de 1968).

Maria Antónia Palla, jornalista desde 1968, diz não ter sido “mártir da censura” porque 
aprendeu a “escrever para passar na Censura” (Correia & Baptista, 2010, pp. 302-305). Ela, 
tal como Adelino Gomes, pertenciam a uma nova geração, mais politizada e irreverente, que 

Suzana Cavaco



385

entrou para as redações, pensando “que iam derrubar o regime” (Adelino Gomes cit. in Cavaco, 
2012, p. 366). Estes jovens jornalistas resistiam ao conformismo e à autocensura, duas grandes 
tentações que induziam o jornalista a se acomodar/conformar e a não questionar/refletir so-
bre determinados problemas. A autocensura era de facto uma das virtudes convenientes ambi-
cionadas pelo Estado Novo. Salazar, numa entrevista reproduzida no jornal O Século, de 31 de 
Agosto de 1961, afirmou tê-la conquistado aos jornalistas: “O Governo conseguiu disciplinar a 
Imprensa [...] Hoje, os nossos jornalistas não precisam da censura, porque atuam não apenas 
nos termos da lei, mas segundo uma ética de comedimento e de equilíbrio, como convém ao 
interesse nacional”.

A autocensura não se confunde com a autorregulação. Esta última era a “meta dese-
jada” pelos democratas e que pressupõe um código de ética profissional do jornalista (um 
código deontológico) elaborado pelos próprios jornalistas; ainda que Salgado Zenha, em 
1967, julgasse não haver “incentivo nesse sentido enquanto subsistir a escravidão da Cen-
sura” (Moura et al., [1968], p. 88). Defendia que “um jornalismo responsável não pode ser 
senão um jornalismo livre”; e que a “existência da censura prévia tem como resultado o apa-
gamento de todas as responsabilidades” (Moura et al., [1968], p. 86). Na sua perspetiva, o 
sistema da censura prévia “é totalitário”: “Nada lhe escapa. O seu objetivo é uma imprensa 
dirigida e uniforme. E a opinião pública não pode exercer nenhuma influência sobre a orien-
tação do jornal ou reprová-lo (...). Quem manda é a Censura.” (Moura et al., [1968], p. 74). Dá 
testemunho do “alheamento do País”, como resultado da “informação facciosa e a discussão 
proibida”, pois era “absolutamente extraordinária a ignorância da esmagadora maioria dos 
portugueses sobre as questões mais rudimentares do nosso atraso económico e cultural”: 
“Dificilmente encontrará alguém que saiba em que têm consistido os vários Planos de Fo-
mento” (Salgado Zenha in Moura et al., [1968], p. 55).

O Sindicato Nacional dos Jornalistas — que no Estado Novo se enquadrava na lógica do 
Estado Corporativista — publicou em 1972 o Projeto do Código de Deontologia Profissional do 
Jornalista, para ser presente à Assembleia Geral. Mas, este Projeto não chegou a ser votado; 
tendo-se aprovada uma moção em que se afirmava não haver condições para aprovar um có-
digo deontológico enquanto não fosse abolida a censura (Cavaco, 2012).

7.2.2. Barreiras legais à entrada 

Poucos anos depois da Constituição de 1933, o Estado Novo criou barreiras que dificul-
tavam e até mesmo bloqueavam a entrada de novos agentes na imprensa portuguesa.

Em 1936, a fundação de novos jornais ou revistas passou a estar condicionada à decisão 
discricionária da Direção dos Serviços de Censura a quem cabia avaliar a exigida “idoneidade 
intelectual e moral dos responsáveis pela publicação” (Decreto-Lei 26.589 de 14 de maio de 

Suzana Cavaco



386

1936)6. Em caso de denegação pela Direção dos Serviços de Censura, permitia-se recurso não 
para um Tribunal, mas para o ministro do Interior. Na prática, a mudança ou substituição de 
diretor ou editor — mesmo que por motivo de falecimento — estava também dependente de 
autorização da Censura (Moura et al., [1968]). E esta última poderia negá-la sucessivamente.

A autorização prévia ao ser negada a opositores ou dissidentes favorecia a perspetiva 
monolítica do regime. Percebemos melhor esta perspetiva se atendermos a um dos lemas 
que constituíam as bases do Estado Novo: “não discutimos autoridade e o seu prestígio” (Sa-
lazar, 2007, p. 83). Salazar, em “Como se ergue um Estado”, publicado em 1937, defendia: “há 
menos desvantagem em não se deixar criticar do que em não se fazer obedecer” (2007, p. 85).

Entre 1921 e 1980, em 59 anos, criaram-se em Portugal 138 novos jornais diários, 76,8% 
nos primeiros 14 anos desse período (1921-1936), apesar da quebra mais acentuada desde 
1928. Em 1936, não se registaram qualquer novo título; mas em contrapartida extinguiram-se 
5 diários. O gráfico 6 sugere o impacte da autorização prévia.

 

Gráfico 6
Criação de novos diários em Portugal, entre 1921 e 1980, por quinquénios.

Fonte: adaptado de Lemos, 2006.

6	 Relativamente às Colónias, já, em 1926, havia sido reconhecida a “indispensável (...) responsabilidade eficaz” con-
seguida “só pela exigência de idoneidade” (Decreto 12.271 de 3 de setembro de 1926), sendo em 1927 instituído o 
sistema de “prévia autorização” (Decreto 13841 de 27 de junho de 1927).

Suzana Cavaco

0

10

20

30

40

50

60

19
21
-19
25

19
26
-19
30

19
31
-19
35

19
36
-19
40

19
41
-19
45

19
46
-19
50

19
51
-19
55

19
56
-19
60

19
61
-19
65

19
66
-19
70

19
71
-19
75

19
76
-19
80



387

Para o diminuto número de novos títulos verificado depois de 1936 contribuiu a exigên-
cia de caução:

Nenhuma publicação, periódica, ou não, mas sujeita por lei ao regime de censura prévia, poderá 

ser fundada (...) sem que tenha sido feita prova suficiente dos meios financeiros da respetiva em-

presa. Entender-se-á que os não possui a empresa que, por meio de depósito, fiança ou aval ban-

cário, não preste a garantia suficiente dos salários e ordenados ou correspondentes despesas de 

colaboração, composição, revisão e impressão, durante o prazo de seis meses. (Decreto-Lei 26.589 

de 14 de maio de 1936) 

Ainda que “menos grave” do que a autorização prévia, a caução “facilita a dependência 
em relação ao grande capital” (Carvalho & Cardoso, 1971, pp. 213, 216), uma dependência 
que fragilizava fortemente a imprensa e o jornalismo. A exigência de caução impelia a im-
prensa a recorrer à banca, como foi o caso do vespertino A Capital cuja entidade proprietária 
— a Sociedade Gráfica da Capital — recorreu ao Banco Borges & Irmão que prestou a seu favor 
uma garantia de 300 contos, numa fiança válida por um ano e renovada anualmente (Cavaco, 
2012). Em 1972, tal fiança deixou de ser necessária. 

A Lei de Imprensa de 1972 foi um balde de água fria naqueles que aspiravam ao fim do 
regime de censura prévia. Mesmo assim, com o Estatuto da Imprensa, tornou-se muito mais 
fácil criar uma empresa jornalística e designar um Diretor.

Pelo Decreto-Lei 150/72 de 5 de maio, o “direito à utilização da imprensa” abrangia, 
entre outros, o “direito de edição e de constituição de empresas jornalísticas ou editoriais”, 
passando a exigir-se apenas nacionalidade portuguesa e residência em Portugal, a quem pre-
tendesse constituir empresas jornalísticas individuais. As sociedades comerciais estavam 
sujeitas aos seguintes requisitos: a) terem a sede e a direção efetiva em Portugal; b) os admi-
nistradores ou gerentes serem portugueses e residirem em Portugal; c) a maioria do capital 
social ser português; d) as ações representativas da maioria do capital social serem nominati-
vas, em caso de sociedades anónimas. Para o exercício das funções de diretor, diretor-adjun-
to ou sudirector de publicações de natureza jornalística, tinha-se de cumprir alguns requisi-
tos, sendo que estavam dispensados os que já exercessem esses cargos à data da entrada em 
vigor do diploma: a) ser cidadão português; b) estar no pleno gozo dos direitos civis e políti-
cos; c) possuir o curso complementar dos liceus ou habilitação equivalente. Quaisquer dessas 
funções não podiam ser exercidas simultaneamente em mais de um jornal diário. E no caso 
de se tratar de funcionário público, civil ou militar, na efetividade de exercício, dependia de 
autorização do respetivo ministro. Contudo, a Direção-Geral da Informação podia dispensar 
esses requisitos.

Para responder às preocupações daqueles que alertavam para o perigo da excessiva 
concentração da imprensa que se encontrava então nas mãos de poucos grupos económicos/

Suzana Cavaco



388

financeiros, o Estatuto da Imprensa submetia à autorização governamental “a fusão de duas 
ou mais empresas proprietárias de publicações de natureza jornalística”; bem como a “aqui-
sição, por uma empresa proprietária de publicações de natureza jornalística, de ações, quotas 
ou outras partes de capital de sociedades proprietárias da mesma natureza, quando os valo-
res adquiridos, por si ou adicionados a outros de que já seja titular, representem, pelo menos, 
30% do capital destas” (Decreto-Lei 150/72). Constituíam obstáculos à autorização quando 
se presumisse que a aquisição: a) fosse suscetível de prejudicar a divulgação correta e objeti-
va de informações; b) pudesse conduzir ao monopólio das inserções publicitárias; c) visasse 
impedir ou restringir a independência das publicações; d) se destinasse à eliminação de uma 
publicação concorrente; e) conduzisse ao resultado de a empresa adquirente, considerada a 
tiragem das publicações em causa, dominar mais de 50% das publicações do sector. 

Portanto, apesar de se avançar com limitações à concentração, legitimava-se uma certa 
dose de discricionariedade, ao conceder ao Governo — e não a órgãos independentes — o po-
der de avaliar e decidir nessa matéria, potenciando naturalmente o favorecimento daqueles 
que eram mais próximos ou reverentes do regime. 

Seja como for, em 1971, Balsemão já alertava para o atraso da regulação do setor, pois 
verificava que, numa espécie de jogada por antecipação, “os grupos de pressão diretamente 
ou por interposta pessoa, começaram a comprar títulos tentando precaver-se contra os in-
convenientes (para eles) de uma relativa liberdade de Imprensa” (Balsemão, 1971, p. 230).

7.2.2. Outras intervenções

Em 1936, o Estado Novo não se ficou por medidas de controlo preventivo: censura pré-
via, autorização prévia e caução. O Decreto-Lei 26.589 de 14 de maio de 1936 acrescentou ou-
tra medida caprichosa inibidora da concorrência: os anúncios dos serviços públicos/oficiais e 
das empresas concessionárias passariam a ser publicados apenas nos jornais que constassem 
numa espécie de lista elaborada pela Direção dos Serviços de Censura. No preâmbulo desse 
Decreto-Lei explicava-se essa medida constrangedora da imprensa nos seguintes termos:

Acontece por vezes que alguns organismos oficiais fazem publicar anúncios em jornais cuja ideo-

logia é oposta à do Estado e que incansavelmente trabalham por destruir os princípios fundamen-

tais da Constituição Política. Com essa publicação não só se auxiliam os inimigos da sociedade e 

do Estado, como se obrigam indiretamente à leitura de tais órgãos todos os interessados na maté-

ria dos anúncio.

Os jornais que desagradavam o poder político deixavam de poder usufruir da receita pro-
veniente dos anúncios de carácter oficial, incluindo os anúncios judiciais, sob pena de estes não 

Suzana Cavaco



389

terem validade legal (Decreto 27.543 de 1 de Março de 1937). Para além de uma evidente mani-
pulação da concorrência, estamos perante uma forma de censura económica. Beneficiava-se 
uns e estrangulava-se outros; mas aqueles que eram favorecidos por este subsídio indireto es-
tavam sujeitos à pressão política. Significava simultaneamente um benefício, mas uma ameaça 
de serem estrangulados no caso de prevaricarem, pois a referida lista dos jornais favorecidos 
podia ser “aditada ou corrigida” (Decreto-Lei 26.589 de 14 de maio de 1936).

Condicionar as receitas provenientes da publicidade pública aos órgãos de comunica-
ção social ganha maior relevância num país de reduzidas dimensões e com baixos índices de 
leitura (Cavaco, 2019). No fim dos anos 60, registavam-se 71 exemplares por mil habitantes 
em Portugal, em claro contraste com uma Suécia ou Inglaterra, onde esses valores eram de 
528 e de 463, respetivamente (Fernandes, 1973). Atendendo à “saúde pública” como indicador 
que nos permite aferir o desenvolvimento de um país, vale a pena referir que, nessa altura, o 
consumo alimentar em Portugal, tanto a nível quantitativo como qualitativo, não satisfazia as 
necessidades mínimas diárias dos seus habitantes, de acordo com dados da OCDE (Fernan-
des, 1973). Num país pobre e com uma imprensa amordaçada, a informação jornalista não 
constitui um bem de primeira necessidade, nem sequer simbolicamente.

No início de 1971, o Imposto do Selo sobre a publicidade aumentou 7 pontos percen-
tuais, passando de 3% para 10% (Decreto-Lei 653/70 de 28 de maio). Dado que eram as em-
presas jornalísticas quem de facto pagavam e não os anunciantes, o Grémio (no seu relatório 
e contas relativo a 1970) previa que o aumento deste imposto agravasse a “já precária situa-
ção económica da maior parte das Empresas agremiadas”.

No Estado Novo, o Governo interferia decisivamente na alteração do preço de venda 
ao público dos jornais, mas fazia-o nos bastidores, para não se associar negativamente ao 
aumento do preço que por norma desagrada os consumidores; diferente do que acontecera 
na I República em que essa alteração se fazia por decreto.

Em 1946, menos de um ano após o fim da II Guerra Mundial, o preço dos jornais aumen-
tou, passando de 38 centavos aos vendedores e de 50 centavos ao público para 65 centavos (+ 
71%) e 80 centavos (+60%), respetivamente. A margem de lucro dos vendedores, isolando ou-
tros fatores, baixou de 31,6% para 23,1%. Ao Grémio Nacional de Imprensa Diária — que agru-
pava as entidades patronais na lógica do Estado Corporativista — cabia assumir publicamente 
essa subida, ainda que afirmasse ter “Pedida ao Governo autorização, devidamente funda-
mentada, para este novo preço” no início de março desse ano (Diário de Lisboa, 29 de outubro 
de 1946). Asseverou que tomou esta resolução pela “absoluta impossibilidade de suportar por 
mais tempo prejuízos que de há muito se mostravam cada vez maiores”, apresentando como 
“razões justificativas” os “extraordinários aumentos nos principais produtos que entram na 
confeção dos jornais”, nomeadamente nos custos de papel que aumentaram 245%. 

Os valores referidos eram relativos a março de 1946; o comunicado do Grémio — para 
esclarecer os leitores da “justiça” da resolução e de que não havia “qualquer propósito de 

Suzana Cavaco



390

especulação ou ganância” — tinha data de 29 de outubro, dia em que foi divulgado no mes-
mo dia no Diário de Lisboa. A subida de preço, ocorrida a 1 de novembro, terá sido retardada 
pelo Governo, como sugere a carta que Salazar enviou a Caetano em meados de outubro, ao 
interpretar a atitude da imprensa como retaliação ao adiamento para novembro da entrada 
em vigor do aumento de preço (Salazar in Antunes, 1994, p. 196).

Em 1956, perante a solicitação do Grémio e dalguns diretores de jornais para se elevar o 
preço dos jornais para 1$00, o ministro da Economia, Ulisses Cortês, manifestou o inconve-
niência desse aumento “em face da política dos preços do governo”; e, considerando tratar-
-se de um problema com “incidências políticas” cuja solução transcendia a sua competência, 
reencaminhou-o para Marcello Caetano, o então ministro da Presidência, de quem depen-
diam diretamente as relações com os jornais (Ulisses Cortês cit. in Cavaco, 2012). Depois de 
ouvir Salazar e de acordar com o ministro da Economia, o então Ministro da Presidência, 
chamou Pereira da Rosa, administrador-delegado de O Século e procurador à Câmara Corpo-
rativa, para lhe “comunicar” a data em que seria alterado o preço de venda dos jornais, e para 
lhe “explicar”: “1º a iniciativa não devia ser do Governo, o que quer dizer que o aumento não 
seria obrigatório; 2º portanto apenas aumentariam, por resolução sua, as empresas que qui-
sessem; 3º não falariam em dificuldades recentes” (Caetano in Antunes, 1994, p. 380). A 1 de 
outubro de 1956, o preço dos jornais subiu para 1$00. Não foi o Grémio quem publicamente 
deu a cara pelo aumento de preço. Mas os jornais — dez diários — que o assumiram e se expli-
caram junto dos leitores/consumidores:

Jornal do Comércio, O Comércio do Porto, Diário de Notícias, O Primeiro de Janeiro, O Século, Jornal 

de Notícias, República, Diário de Lisboa, Diário Popular e Diário do Norte vêm participar aos seus 

leitores que tomaram a deliberação de aumentar o preço de venda dos seus exemplares de oitenta 

centavos para um escudo (...).

O público não desconhece as dificuldades com que temos lutado e que vêm a avolumar-se desde 

há anos (...). De resto, a situação difícil da Imprensa não se verifica só entre nós, mas é antes uma 

crise de caráter mundial que encontra a sua origem na guerra de 1939-45. (...) [Em 1946], foi a Im-

prensa portuguesa muito mais comedida do que a estrangeira, pois limitou-se a pequena subida 

[do preço], ao contrário do que sucedeu noutros países. (...)

Seguimos a política de apenas tentarmos afastar a crise que nos assombra (Diário de Lisboa, 30 de 

setembro de 1956).

O preço de venda dos jornais manteve-se inalterado durante treze anos. Em 1969, de-
pois do Grémio Nacional da Imprensa Diária diligenciar junto do Governo, Marcello Caetano, 
agora Presidente do Conselho de Ministros, acabou por permitir que a subida para 1$50 ocor-
resse a três semanas e meia das eleições legislativas. Contudo, esse aumento foi mais uma 
vez considerado insuficiente pelo Grémio (Relatório e contas relativo a 1969). O relatório e 

Suzana Cavaco



391

contas relativo a 1973 revela que, a situação deficitária que atingia a maior parte das empresas 
jornalísticas levou o Grémio, reunido em Assembleia Geral, a considerar que se “impunha” 
um novo aumento: para 2$50. Revela também que, a alteração foi suspensa perante a possi-
bilidade colocada pelo Secretário de Estado da Informação e Turismo de serem concedidos 
“determinados benefícios” aos jornais diários. Nessa altura, os custos agravavam-se com o 
choque petrolífero. Os benefícios recebidos ficaram aquém das expectativas do Grémio, ao 
limitarem-se a estabilizar o preço do papel de jornal com a concessão aos jornais diários de 
um subsídio relativo ao consumo no período de Março a Dezembro de 1973. A alteração do 
preço de venda avulsa para 2$50 ocorreu a 1 de Fevereiro de 1974, numa altura em que o Gré-
mio estava convencido, mais uma vez, de que tal subida já não cobria o aumento de custos 
entretanto verificado. Também O Comércio do Porto lamentava que este aumento tivesse sido 
“retardado até ao limite máximo possível, com grande prejuízo das empresas jornalísticas”, 
considerando que serviria “apenas para minorar a grave situação económica das empresas 
jornalísticas” (O Comércio do Porto, 27 de fevereiro de 1974). 

Este procedimento, habitual no Estado Novo, de controle do preço de venda dos jornais 
pelo Governo ilustra a situação de dependência da imprensa portuguesa. O protelar repeti-
damente as alterações do preço de venda, contribuía para a fragilidade financeira das em-
presas jornalísticas, tornando-as potencialmente mais vulneráveis a pressões. Na prática, a 
economia corporativista autodirigida pelos organismos corporativos “nunca existiu”, estan-
do esses organismos “sempre, até ao fim, sujeitos à direção e ao apertado controlo do Estado” 
(Lopes, 2002). Na prática, assistiu-se a um desvirtuamento do corporativismo ao subjugar os 
organismos às decisões do Governo que decidia consoante as suas próprias conveniências.

Em 1974, a cerca de dois meses do golpe militar de Abril, o Conselho de Ministros aprovou 
um diploma tendo em vista isentar de impostos aduaneiros a importação de papel de impres-
são destinado a ser utilizado nas publicações periódicas (Decreto-Lei 45/74 de 14 de fevereiro).

7.3. Políticas entre o 25 de Abril e a institucionalização da democracia

No dia 25 de abril de 1974, pela Lei 1/74, o Presidente da República Américo Thomas, foi 
destituído, o Presidente do Conselho Marcello Caetano exonerado7, a Assembleia Nacional e 
o Conselho de Estado dissolvidos, passando esses poderes a ser exercidos pela Junta de Sal-
vação Nacional, presidida pelo general António Spínola. 

7	 Nesta Lei 1/74, publicada no suplemento número 97 do Diário do Governo de 25 de abril, a Junta de Salvação Nacional 
deu nova redação aos nomes Américo Thomaz e Marcello Caetano que passam respetivamente a Américo Tomás e 
Marcelo Caetano. Ainda nesse mesmo dia, o Diário do Governo escrevera esses nomes na versão original, como era 
habitual.

Suzana Cavaco



392

Entre 1932 e 1974, durante 42 anos, Portugal conheceu apenas dois chefes de Governo 
(Salazar e Caetano) e três Presidentes da República (Óscar Carmona, Craveiro Lopes e Amé-
rico Thomaz). Entre Abril de 1974 e 1976, conhecerá três Presidentes da República: Francisco 
Costa Gomes, nomeado a 30 de setembro de 1974 na sequência da renúncia de Spínola, virá 
a ser sucedido por Ramalho Eanes. Este último, depois de eleito, tomou posse em julho de 
1976. No entretanto, Portugal viveu vários episódios tão conturbados quanto determinantes, 
como o 28 de setembro 1974, o 11 de março de 1975, o 25 de novembro de 1975.

A 15 de maio de 1974, o professor universitário e ex-bastonário da Ordem Advogados 
Adelino da Palma Carlos é nomeado Primeiro-Ministro (Decreto 204/74). Raul Rêgo, dire-
tor do vespertino República e um dos fundadores do Partido Socialista, é o homem escolhido 
para o novo Ministério da Comunicação Social (Decreto 205/74).

Porém, este I Governo Provisório caiu dois meses depois de tomar posse. A “ação concer-
tada” entre Spínola e o Primeiro-Ministro para reforçar os poderes presidenciais não conven-
cera o Conselho de Estado; e perante esta tentativa fracassada de “golpe de Estado constitucio-
nal”, Palma Carlos demitiu-se a 9 de julho (Rezola, 2007, p. 83-87). Este episódio, que deixou 
o Presidente da República numa posição enfraquecida, marca “uma importante viragem na 
complexa correlação de forças”, geradas na sequência do 25 de Abril (Rezola, 2007, p. 87).

Em julho de 1974, o militar Vasco Gonçalves foi nomeado Primeiro-Ministro (Decreto 
336/74 de 17 de julho). O militar José Sanches Osório assumiu, neste o II Governo Provisório, 
o Ministério da Comunicação Social (Decreto 337/74 de 17 de julho), que teve como subsecre-
tário de Estado o jornalista Luís de Barros (Decreto-Lei 342/74 de 18 de julho e Decreto-Lei 
350/74 de 7 de agosto). Após o 28 de setembro de 1974, Luís de Barros voltou a exercer esse 
cargo no III Governo Provisório (Decreto nº 520/74 de 4 de outubro), tendo sido então no-
meado pelo Presidente da República Costa Gomes, que sucedeu a Spínola.

Cada vez mais isolado no aparelho de Estado e militar, Spínola, a 10 de setembro, a pro-
pósito do reconhecimento por Portugal da independência de Guiné-Bissau, apelou à “maio-
ria silenciosa” que despertasse e que se defendesse “ativamente dos totalitarismos extremis-
tas que se digladiam na sombra” (Spínola in Diário de Lisboa, 30 de setembro de 1974). Alguns 
dias depois, um anúncio de página foi enviado pela Publifarma, aos jornais, com a convoca-
ção da manifestação da “maioria silenciosa” em “homenagem ao general Spínola, contra os 
extremismos”; mas os jornais diários ter-se-ão recusado a publicar esse anúncio por suspei-
tarem “das intenções reacionárias que estariam por detrás da homenagem”, como escreve o 
Diário de Lisboa, de 30 de setembro de 1974, que relata que foram colados cartazes com esse 
anúncio nas ruas de Lisboa na madrugada do dia 19, e lançados, nesse dia, por avionetas, 
cartazes nos arredores da capital, em Coimbra “e outras zonas do país”. Nas divergências 
políticas sobre o processo de democratização, as partes em confronto sentiram necessidade 
de controlar/silenciar os meios de comunicação social:

Suzana Cavaco



393

Por determinação do general António Spínola, o Ministério da Comunicação Social informou os 

jornais, cerca das 2 da manhã, de que não poderiam sair no sábado [28 de setembro]. Pouco depois, 

também por ordem do Presidente da República, a Polícia de Segurança Pública ocupou a Emissora 

Nacional e a Rádio Renascença, enquanto a GNR fazia suspender as emissões da Rádio Clube Por-

tuguês. No Porto, as estações de radiodifusão eram ocupadas pela Polícia de Segurança Pública. 

O COPCON, por seu lado, reforçava o dispositivo de defesa da Radiotelevisão Portuguesa e do 

Aeroporto de Lisboa (Diário de Lisboa, 30 de setembro de 1974)

Na perspetiva do Diário de Lisboa, o Governo de Vasco Gonçalves considerou a mani-
festação “muito justamente, como tentativa de restabelecimento do regime fascista” (Diário 
de Lisboa, de 30 de setembro de 1974). Na manhã de 30 de setembro, Spínola comunicou ao 
Conselho de Estado, num discurso transmitido pela rádio e pela televisão que renunciava 
às funções de chefe de Estado, lamentando que o país vivesse num “clima generalizado de 
anarquia” (Spínola in Diário de Lisboa, 30 de setembro de 1974). “Duas horas depois do dis-
curso do general Spínola, o Primeiro-Ministro reunido com os representantes da Informação 
anunciaria comovidamente que o general Costa Gomes acabava de ser designado Presidente 
da República”, escreve o Diário de Lisboa, na segunda edição desse dia 30. 

No III Governo Provisório, o Primeiro-Ministro, Vasco Gonçalves chamou a si a gestão 
da pasta da Comunicação Social (Decreto-Lei 516/74 de 2 de outubro) e criou a Secretaria 
de Estado da Comunicação Social, dada “a importância que a comunicação social reveste 
no processo de democratização do País” (Decreto-Lei 516/74 de 2 de outubro). O militar 
Guilherme Conceição Silva foi o homem escolhido para essa Secretário de Estado (Decreto 
518/74 de 2 de outubro). Por despachos de 3 de outubro, o Primeiro-Ministro delegou no 
ministro sem pasta Vítor Alves “a gestão da pasta da Comunicação Social” que acumulou 
com “a gestão da Defesa” (Diário do Governo, suplemento de 3 de outubro de 1974). Depois 
do militar Vítor Alves, foi a vez do militar Jorge Correia Jesuíno ser nomeado Ministro da 
Comunicação Social (Decreto-Lei 83-C/75 de 24 de fevereiro).

O Ministério da Comunicação Social esteve a cargo de Jorge Jesuíno em 1975, entre 24 
de fevereiro e setembro de 19 de setembro, compreendendo os III (em parte), IV e V Gover-
nos Provisórios, liderados por Vasco Gonçalves.

O 11 de março de 1975 — classificado por uns como intentona e por outros como inven-
tona — termina com a fuga de Spínola (Diário de Lisboa, 11 de março de 1975, 3ª edição). Con-
siderando, entre outros, “que os acontecimentos ocorridos em 11 de Março de 1975 impõem 
uma tomada de atitudes muito firmes por parte do Movimento das Forças Armadas”, a Junta 
de Salvação Nacional e o Conselho de Estado são extintos, e instituído o Conselho da Revo-
lução que passa a ter poderes constituintes até à promulgação da nova Constituição (Lei 5/75 
de 14 de março). Entre o 11 de março 1975 e o 25 de novembro 1975, acentuou-se “a influência 
e a manipulação partidária na imprensa” (Conselho de Imprensa, 1979, p. 43).

Suzana Cavaco



394

No primeiro aniversário do 25 de Abril, os portugueses foram chamados a escolher os 
seus representantes na Assembleia Constituinte. Na véspera, a imprensa publicou um guia 
prático das eleições com as informações mais elementares (Figura 2). Afinal, estas eram as 
primeiras eleições livres, depois de décadas de sufrágio que, para além de não ser universal, 
era constrangido/falseado. Pelo Decreto-Lei 621-A/74, de 15 de novembro, foi dado “o direito 
de voto aos maiores de 18 anos e aos analfabetos, bem como aos emigrantes que preencham 
determinadas condições, julgando-se assim ter cumprido o imperativo democrático que con-
fere ao povo a soberania”.

No dia 25 de abril de 1975, votaram para a Assembleia Constituinte 5,7 milhões de 6,2 
milhões de eleitores inscritos (91,7%). O PS-Partido Socialista elegeu então 116 deputados, o 
PPD- Partido Popular Democrático 81, o PCP- Partido Comunista Português 30, o CDS-Cen-
tro Democrático Social 16, o MDP/CDE-Movimento Democrático Português 5, a UDP-União 

Suzana Cavaco

Figura 2
Guia prático das eleições.
Fonte: República, 24 de abril de 1975 
(segunda página).



395

Democrática Popular 1, e a ADIM-Associação de Defesa dos Interesses de Macau 18. Em ter-
mos de número de votos, o PS obteve 37,9%, o PPD 26,4%, o PCP 12,5%, o CDS 7,6%, o MDP/
CDE 4,1%, a UDP 0,79%, a ADIM 0,02% (Diário do Governo, 19 de maio 1975, suplemento).

A viragem à esquerda acentuou-se depois do 11 de março, mas não tanto quanto algu-
mas forças de esquerda desejavam. Nessa altura, a Imprensa era uma espécie de microcosmo 
social, com fronteiras demasiadamente porosas, onde se jogava o futuro do macrocosmo po-
lítico, económico e social do país.

Exatamente um mês depois do 11 de março, o Conselho de Ministros do IV Governo 
Provisório, liderado por Vasco Gonçalves, declarou “pronta a efetuar” “a transferência do 
estabelecimento da Companhia Nacional Editora para a Editorial República” (Diário do Go-
verno, 23 de abril de 1975). De acordo com aquela Resolução do Conselho de Ministros, o que 
estava em causa era “a defesa dos interesses dos trabalhadores” da empresa que antes pu-
blicava o órgão da Ação Nacional Popular (o diário Época). A Editorial República tinha um 
posicionamento publicamente assumido como próximo do PS.

No mês seguinte, a 19 de maio de 1975, os conflitos bipolarizados no República, entre 
tendências socialistas (administração, direção, redação) e tendências comunistas e de ex-
trema-esquerda revolucionária (restantes trabalhadores, sob liderança do setor gráfico) su-
biram de tom, a ponto de a direção e redação se afirmarem “sequestradas” pela Comissão 
Coordenadora dos Trabalhadores. Sentindo-se traído, o ministro Mário Soares protestou, 
ameaçando demitir-se. Ele e outros dirigentes do PS participaram na manifestação, que se 
reuniu nessa tarde, em frente ao jornal, onde foram entoadas palavras de ordem: “Não se 
pode ignorar a vontade popular!” “Este jornal não é do Cunhal!” e “República é do povo, não 
é de Moscovo” (cit. in Mesquita, 2005)

Na madrugada do dia 20 de maio, o edifício do jornal foi evacuado e selado por forças 
militares. No dia em que República completaria 64 anos de publicação (20 de maio), o jornal 
não se publicou. Reaparecerá nas bancas a 10 de julho, com nova direção e redação renovada; 
provocando a demissão dos ministros do PS e depois do PSD, do então governo de coligação 
(IV Governo Provisório). A 19 de julho, no comício que ficou conhecido como “Comício da 
Fonte Luminosa”, Mário Soares pediu a substituição do Primeiro-Ministro, Vasco Gonçalves 
(Diário de Lisboa, 21 de julho de 1975).

Na perspetiva de Inácia Rezola, o caso República não só tornou “as posições do PS e 
PCP irreconciliáveis”, como também “contribuiu para o reforço do PS como líder contra as 
tentativas hegemónicas do PCP”, tendo sido “a gota de água que desencadeia o processo de 
resistência e luta do Verão Quente de 75” (Rezola, 2007, pp. 171). Para José Rebelo, este caso 

8	 O nome dos deputados da Assembleia Constituinte podem ser consultados aqui https://debates.parlamento.pt/ou-
trasInformacoes/r3/dac/deputados-constituintes

Suzana Cavaco

https://debates.parlamento.pt/outrasInformacoes/r3/dac/deputados-constituintes
https://debates.parlamento.pt/outrasInformacoes/r3/dac/deputados-constituintes


396

“assumiu dimensões paradigmáticas no contexto da guerra fria, fazendo do PS um exemplo 
no combate pelas liberdades” (2018, p. 173). Para João Figueira, o caso República constitui um 
exemplo do impacte que o exercício do jornalismo atingiu em Portugal:

O país vive em clima de grande efervescência e, no meio desse vulcão político-partidário, o con-

flito protagonizado pelo República representa um microcosmo do Portugal da época, no plano seja 

das lutas, seja da argumentação, das estratégias e das alianças. Mas constitui, também, um exem-

plo notável da importância da imprensa naquele período conturbado e, acima de tudo, de como 

o exercício do jornalismo era, na realidade, uma atividade com um impacte político como nunca 

voltou a ter, em Portugal. (Figueira, 2014, pp. 69-70)

A 29 de maio de 1975, apareceu O Jornal do Caso República, com o antetítulo “jornalistas 
em luta pela liberdade de expressão” indicando no cabeçalho não só o diretor (Raul Rêgo) 
como os nomes dos vinte e dois redatores saídos do vespertino República, de entre os quais, 
por exemplo, Arons de Carvalho e Jaime Gama. Prometia publicar-se enquanto o caso Repú-
blica não fosse solucionado. Saíram apenas dez números, sendo o último a 15 de julho de 1975.

A 25 de agosto de 1975, os autoassumidos “espoliados de uma trincheira” [do jornal Re-
pública] lançaram o vespertino A Luta:

Espoliados de uma trincheira, com o consentimento de autoridades tão imbecis como conscientes 

da injustiça que era praticada, aqui estamos de novo na refrega, com a mesma fé nos destinos da 

Pátria. Nem as algemas de ontem, nem os atropelos de hoje mataram em nós a esperança. 

A Luta tinha como antetítulo “jornal socialista, pluralista e independente” (Figura 3) e 
era dirigido por Raul Rêgo, que fora diretor do República e Ministro da Comunicação Social 
no I Governo Provisório. Em maio de 1975, Rêgo recebera a “Pena de Ouro da Liberdade” 
pela Federação Internacional dos Editores de Jornais e Publicações que “quis premiar uma 
longa luta pela liberdade de Informação e pela dignificação da Imprensa” (Conselho de Im-
prensa, 1979, p. 87).

Suzana Cavaco



397

Na primeira página deste primeiro número de A Luta, lemos com curiosidade uma notí-
cia feita com base em “fontes geralmente bem informadas” que asseguram que o militar Car-
los Fabião era indicado como Primeiro-Ministro de um elenco governativo que seria apresen-
tado nesse mesmo dia ao Presidente da República, e onde o militar Vítor Alves era “apontado 
como certo” para a Comunicação Social (Figura 3). O jornal não acertou no nome do futuro 
Primeiro-Ministro.

O VI e último Governo Provisório surgiu a 19 de setembro de 1975, sendo o militar José 
Pinheiro de Azevedo nomeado Primeiro-Ministro (Decreto 507-A/75 de 19 de setembro) e An-
tónio Almeida Santos nomeado Ministro da Comunicação Social (Decreto 507-B/75 de 19 de 
setembro). A Vítor Alves foi-lhe atribuído o Ministério da Educação e Investigação Científica.

No outono de 1975, vivia-se em Portugal um clima de pré-guerra civil que culmina com 
o 25 de novembro de 1975 que representa a “derrota” da linha gonçalvista e o “desmantela-
mento da esquerda militar” (Rezola, 2007, p. 271). Para Inácia Rezola, o 25 de novembro é 
“um dos episódios mais complexos da Revolução Portuguesa”, tendo o “grande mérito (...) 

Suzana Cavaco

Figura 3
Primeira número de A Luta.
Fonte: A Luta, 25 de agosto de 1975 
(Primeira página).



398

provavelmente de possibilitar o fim da Revolução e o aceleramento do processo de transição” 
entre o processo revolucionário, que marcara os anos de 1974-1975, e a “institucionalização 
da democracia” em que a “tomada de posse de Ramalho Eanes como presidente da Repúbli-
ca assinala o fim da ordem revolucionária” (2007, pp. 251, 272, 370-371). 

Eanes — um militar que se notabilizou na crise do 25 de novembro — foi democratica-
mente eleito a 27 de junho de 19769 com 61,59% dos votos. Eanes reconhecerá mais tarde que 
o controlo político-partidário da comunicação social foi a questão mais crítica do seu manda-
to (Cádima, 2022).

A 23 de julho, Mário Soares tomou posse como Primeiro-Ministro do I Governo Consti-
tucional10. Manuel Alegre foi então chamado a desempenhar o cargo de Secretário de Estado 
da Comunicação Social (Decreto 603-C/76 de 27 de julho). As eleições para as legislativas 
haviam ocorrido a 25 de abril de 1976, destacando-se cinco partidos com deputados eleitos: 
o PS (34,88%), o PPD (24,35%), o CDS (15,97%); o PCP (14,39%) e a UDP (1,68%) (Diário da 
República, 16 de outubro de 1976).

A Constituição fora promulgada já a 2 de abril de 1976 (Decreto de aprovação da Cons-
tituição de 10 de abril). Nela, a liberdade de imprensa é consagrada no artigo 38º, onde se 
afirma que a liberdade de imprensa implica a liberdade de expressão e criação dos jornalis-
tas, bem como a intervenção destes na orientação ideológica dos órgãos de informação, “sem 
que nenhum outro sector ou grupo de trabalhadores possa censurar ou impedir a sua livre 
criatividade”. É também consagrado constitucionalmente o direito de fundação de jornais e 
de quaisquer outras publicações, independentemente de autorização administrativa, caução 
ou habilitação prévias. 

Em substituição da ideologia corporativa do Estado Novo, o novo quadro constitucional 
consagrou a ideologia de orientação socialista. A República Portuguesa passou a “um Esta-
do democrático, baseado na soberania popular”, com o objetivo de “assegurar a transição 
para o socialismo mediante a criação de condições para o exercício democrático do poder 
pelas classes trabalhadoras” tendo em vista a “transformação numa sociedade sem classes”. 
Proclama-se ainda que a organização económico-social “assenta no desenvolvimento das 
relações de produção socialistas, mediante a apropriação coletiva dos principais meios de 
produção e solos, bem como dos recursos naturais, e o exercício do poder democrático das 
classes trabalhadoras”.

9	 Eanes será reeleito em 1980.
10	 Ocupou esse cargo até 1978. Virá a ser eleito Presidente da República entre 1986 e 1996.

Suzana Cavaco



399

7.3.1 Obstáculos ao funcionamento

No dia 25 de abril de 1974, o jornal República publicou na primeira página da sua pri-
meira edição “Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura (Figura 4). Na 
manhã seguinte, as instalações da Comissão de Exame Prévio foram assaltadas por po-
pulares e parte do recheio e arquivos do jornal do regime (Época) foi destruída (Diário de 
Lisboa, 26 de abril de 1974).

“A ‘institucionalização’ pública da ideia de que a democracia reconquistada em Portu-
gal, a 25 de abril de 1974, acabou com a censura nos media portugueses é uma falsa ideia”, 
afirma Cádima, para quem à censura marcelista sucedeu “a censura de Abril” ou “censura 
‘revolucionária’ que nasceu a par da democracia e em conflito com ela” (2022, p. 22).

O Programa do MFA aboliu a censura e o exame prévio. Mas, no “imediato” também 
criou uma comissão ad hoc “para controle da imprensa, rádio, televisão, teatro e cinema”, 
dependente diretamente da Junta de Salvação Nacional e em funções até à publicação de 
novas leis de imprensa e de outros media pelo futuro Governo Provisório. O objetivo desta 

Suzana Cavaco

Figura 4
Primeira edição de 25 de abril de 1974 
do República.
Fonte: República, 25 de abril de 1974 
(Primeira página).



400

Comissão ad hoc era “evitar perturbações na opinião pública, causadas por agressões ideoló-
gicas dos meios mais reacionários” (Programa do MFA). Extinta a 29 de novembro de 1975, 
a Comissão ad hoc surgiu perante aquilo a que se considerava ser “a necessidade imperiosa 
de evitar o uso indevido de uma liberdade que tem de ser responsável”. Se por um lado, se 
reconhecia o dever de “garantir ao povo português uma completa isenção de informação”; 
por outro lado, atribuía-se aos meios de comunicação “a missão fundamental” “de coope-
rar ativamente na reconstrução do País, dentro de um indispensável regime de responsabi-
lidade, quer das direções, quer dos corpos redatoriais” (Decreto-Lei 281/74 de 25 de junho). 
Ou seja, de acordo com as conveniências, tanto se podia exigir à Imprensa que fosse isenta, 
como exigir que fosse cooperadora. Atendendo a que a comissão ad hoc era constituída por 
militares, a Imprensa continuava a estar sujeita a um controlo político que recorria ao poder 
militar para se impor. 

As empresas de comunicação social que infringissem os princípios do Programa do 
Movimento das Forças Armadas e da Lei 3/74 , ficariam sujeitas a multa até meio milhão 
de escudos e à pena de suspensão até sessenta dias do órgão através do qual se processara a 
infração, “sem prejuízo da responsabilidade criminal prevista nas leis vigentes que possa ser 
exigida às pessoas singulares, as quais ficam sujeitas ao foro militar” (Decreto-Lei 281/74).

A 2 de agosto de 1974, cerca de um mês depois da publicação do Decreto-Lei que auto-
riza a Junta de Salvação Nacional a nomear uma comissão ad hoc, os vespertinos de Lisboa 
— República, Diário de Lisboa e A Capital — foram sujeitos a uma “interrupção forçada” de um 
dia (Diário de Lisboa, 3 de agosto de 1974). 

Na madrugada do 28 de setembro de 1974, dia da fracassada “manifestação silenciosa”, 
que conduzirá à renúncia de Spínola de Presidente da República, os jornais foram informa-
dos pelo o Ministério da Comunicação Social de que não poderiam ser publicados nesse dia.

No início do ano seguinte, a situação era muito diferente. O cerco ao gonçalvismo aper-
tava-se e a situação do V Governo era cada vez mais precária.

A 9 setembro, o Conselho da Revolução decretou a chamada “lei da censura militar” 
(Lei 11/75 de 9 de setembro), proibindo a divulgação de relatos, notícias, comunicados, mo-
ções ou documentos sobre acontecimentos ou tomadas de posição em unidades ou estabe-
lecimentos militares, exceto se essas informações fossem provenientes de determinadas 
entidades. O objetivo era “prevenir as atuações que visam atingir a coesão, a disciplina e a 
dignidade das forças armadas”. No preâmbulo dessa Lei 11/75, o Conselho da Revolução jus-
tificava-se considerando que os órgãos de comunicação “nem sempre (...) desempenham o 
seu importante papel de maneira clara e responsável”, atribuindo-lhes uma “pesada respon-
sabilidade (...) na elucidação e esclarecimento da opinião pública”, evocando o Plano de Ação 
Política [do Conselho da Revolução] em que se reconhecia “a necessidade e o desejo de que 
ela fosse ‘ao mesmo tempo verdadeira e pedagógica, elucidando e ensinando o povo, e não 
excitando-o e confundindo-o, como até agora, por vezes, tem sido praticado’.”

Suzana Cavaco



401

Esta Lei esteve pouco tempo em vigor. Vasco Gonçalves demitir-se-á pouco depois, ten-
do sido em seguida empossado Pinheiro de Azevedo como Primeiro-Ministro (VI Governo 
Provisório). Por essa altura, o Conselho da Revolução revogou a Lei 11/75 com o argumento 
de que, naquele momento, considerava-se “possível e conveniente optar por outros mecanis-
mos” que, “sem se repercutirem gravemente nos órgãos de informação”, conduzissem à de-
sejada “coesão, a disciplina e a dignidade das forças armadas” (Lei 12/75 de 25 de setembro).

Dois dias após o 25 de novembro de 1975, o Conselho da Revolução recomendava ao Gover-
no que tomasse “medidas de reestruturação do sector da informação escrita, nomeadamente 
das empresas estatizadas, tão urgentemente quanto possível, de molde a”, entre outros “promo-
ver a publicação de um código deontológico”, bem como “garantir o pluralismo, a objetividade 
e o prestígio interno e internacional da informação por elas praticadas” (Diário do Governo, de 
27 de novembro de 1975, segundo suplemento). O Conselho da Revolução lamentava que “na 
generalidade, embora com diversos graus de culpa e algumas exceções”, as administrações, di-
reções, conselhos de redação e corpos redatoriais, se mostrassem “sistematicamente renitentes 
ao acatamento de algumas disposições da Lei de Imprensa em vigor (...), esquecidos, sobretudo, 
de que o direito à informação inclui o direito de ser informado.” No entender do Conselho da 
Revolução, alguns desses jornais produziam “uma informação tendenciosa por ação ou omis-
são, distorcida, monolítica e em alguns casos panfletária”, acusando essa informação de alienar 
o povo não só para a sua leitura (resultado em significativas reduções de tiragem e ou aumen-
tos de sobras), como “em alguma medida para a Revolução”. Considera que nos jornais onde 
tal ocorre, além de representar “uma clara reprovação popular do teor da informação por eles 
praticada”, “é contribuinte do respetivo deficit de exploração, juntamente com o empolamen-
to dos custos (nomeadamente do papel, dos salários e das taxas) e a redução da publicidade”.

É curioso que esta convulsão na Imprensa tenha ocorrido a despeito da Lei de Imprensa 
— prevista no Programa das Forças Armadas — ter já sido promulgada a 3 de março de 1975 
(Decreto-Lei 85-C/75 de 26 de fevereiro). Esta Lei de Imprensa faz uma “referência especial” 
à criação do Conselho de Imprensa, “como órgão independente, em que convergem repre-
sentantes dos órgãos de imprensa e da opinião pública portuguesa”. Competia ao Conselho 
de Imprensa “salvaguardar a liberdade de imprensa, nomeadamente perante o poder políti-
co e poder económico” (Decreto-Lei 85-C/75). Em abril de 1975, esta entidade era presidida 
por um juiz e constituída por mais dezassete elementos representantes: do MFA (3), dos jor-
nalistas (6), dos representantes de empresas jornalísticas (2), dos diretores de publicações 
(diária e não diária) (2) e dos partidos de coligação (4) do então IV Governo Provisório. Em 
novembro de 1976, perante a institucionalização dos novos órgãos do poder político (Gover-
no e Presidente da República eleitos nos termos da Constituição), o Conselho de Imprensa 
deixou de funcionar junto do Governo para exercer as suas funções junto da Assembleia da 
República, pois, entendeu-se que “a garantia da sua independência” passava “por um enqua-
dramento alheio ao Poder Executivo” (Decreto-Lei 816-A/76 de 10 de novembro).

Suzana Cavaco



402

Considerada como das mais avançadas da época (Rezola, 2019), a nova Lei de Imprensa 
garantia um dos requisitos básicos da investigação jornalística, e, como tal, fundamental à 
democracia: o sigilo profissional. Lê-se no número 4 do artigo 5º:

Os jornalistas não são obrigados a revelar as suas fontes de informação, não podendo o seu silêncio 

sofrer qualquer sanção direta ou indireta. Os diretores e as empresas não poderão revelar tais fon-

tes, quando delas tiverem conhecimento. (Decreto-Lei 85-C/75 de 26 de fevereiro).

A Lei de Imprensa estabelecia a obrigatoriedade de se criar um conselho de redação 
sempre que o periódico tivesse mais de cinco jornalistas profissionais. A esse conselho de re-
dação — composto “por jornalistas profissionais eleitos por todos os jornalistas profissionais 
que trabalham no periódico” — competia, entre outros, cooperar com a direção na definição 
das linhas de orientação do periódico, bem como pronunciar-se, sob voto deliberativo, sobre 
questões deontológicas .

Enquanto os jornalistas se envolviam em lutas laborais/políticas; é o poder político que, 
através da Lei de Imprensa, deu ao Sindicato dos Jornalistas um prazo para elaborar o código 
deontológico dos jornalistas: noventa dias a contar da entrada em vigor desta Lei de Imprensa.

7.3.2 Outras intervenções

O programa do Governo Provisório de maio de 1974, pressupunha que os órgãos de 
informação tratariam dos problemas da vida pública portuguesa, “de modo responsável e 
construtivo” (Decreto-Lei 203/74 de 15 de maio). O programa, aprovado pela Junta de Sal-
vação Nacional, estipulava que o Governo Provisório atuaria de acordo, entre outros, com: 
a “Garantia e regulamentação do exercício das liberdades cívicas, nomeadamente das de-
finidas em Declarações Universais de Direitos do Homem”, bem como a “Garantia da inde-
pendência e pluralismo dos meios de informação, com salvaguarda do carácter nacional da 
Radiotelevisão Portuguesa e da Emissora Nacional”. Dois meses após o 25 de Abril, o serviço 
concedido à Radiotelevisão Portuguesa foi suspenso, por tempo indeterminado, passando a 
ser gerida diretamente pelo Governo (Decreto-Lei 278/74 de 25 de junho).

Na verdade, ainda que se proclamasse “a independência e pluralismo dos meios de in-
formação”, evitava-se a diversidade e promovia-se a homogeneidade de pensamento. Tal 
como no Estado Novo, os media continuaram a ter importância estratégica para os agentes 
políticos. O controlo da informação continuou a fazer-se quer através da censura mais ou 
menos oculta, quer através da propaganda mais ou menos descarada.

A 27 de fevereiro de 1975 (antes do 11 de março), o III Governo Provisório, lidera-
do por Vasco Gonçalves, nomeou (em Conselho de Ministros) o presidente do conselho de 

Suzana Cavaco



403

administração da Sociedade Nacional de Tipografia, S.A.R.L., justificando essa decisão com 
o argumento de que era “grave” a situação económica e financeira a que chegara a empresa 
e que “tem sido motivo de preocupação dos seus trabalhadores”, pelo que afirma: “não pode 
o Governo deixar de atender, desde já, à situação dos trabalhadores e à importância social 
de (...) o jornal O Século” (Diário do Governo, 27 de fevereiro de 1975). Foi então nomeado 
presidente do conselho de administração dessa empresa o militar Aventino Alves Teixeira. 
O Despacho acrescenta: “logo que os trabalhadores o indicarem por eleição — o que se torna 
extremamente urgente — será nomeado outro vogal para o conselho de administração”. Nes-
se mesmo dia 27 de fevereiro de 1975, é também aprovado em Conselho de Ministros a no-
meação do militar Manuel de Oliveira Rego para vogal, “por proposta do presidente do con-
selho de administração da Sociedade Nacional de Tipografia, S.A.R.L.” (Diário do Governo, 
27 de fevereiro de 1975). No dia seguinte, o Conselho de Ministros “decidiu nomear” Álvaro 
Manuel Pinto dos Santos para exercer o cargo de vogal, “conforme decisão da comissão dos 
trabalhadores da referida empresa” (Diário do Governo, 8 de março de 1975).

A 18 de dezembro de 1975, o VI Governo Provisório, liderado por Pinheiro de Azevedo, 
nas dezoito nomeações que fez para as seis empresas jornalísticas, quatro eram militares, 
distribuídos pelas empresas proprietárias de A Capital, Diário de Notícias, Diário Popular e O 
Século (Diário do Governo, 18 de dezembro de 1975).

Para José da Silva Lopes, a filosofia económica que inspirou os primeiros governos a se-
guir ao 25 de Abril “foi mais intervencionista do que no regime anterior”, tendo o movimento 
de intervenções em empresas atingido “o seu pico” em 1975 e continuado em 1976, “embora 
bastante enfraquecido, e esgotou-se em 1977” (2002, p. 289, 308).

O programa do Governo Provisório de maio de 1974 afirmava que, em matéria de polí-
tica económica e financeira, o Governo atuaria de acordo, entre outros, com: a “Eliminação 
dos protecionismos, condicionalismos e favoritismos que restrinjam a igualdade de oportu-
nidades e afetem o desenvolvimento económico do País”; a “Adoção de novas providências 
de intervenção do Estado nos sectores básicos da vida económica, designadamente junto de 
atividades de interesse nacional, sem menosprezo dos legítimos interesses da iniciativa pri-
vada”; e o “Apoio e fomento de sociedades cooperativas”. Previa ainda a “nacionalização dos 
bancos emissores” (Decreto-Lei 203/74 de 15 de maio).

A 15 de setembro de 1974, o Banco Nacional Ultramarino — detentor de um terço do 
capital do jornal Diário de Lisboa (Renascença Gráfica) — foi uma das primeiras instituições a 
serem nacionalizadas (Decreto-Lei 451/74 de 13 de setembro). Mais tarde, na sequência do 11 
de Março de 1975, foram decretadas as nacionalizações (Decreto-Lei 132-A/75 de 14 de mar-
ço). Isto ocorreu a despeito do Programa do MFA, onde se lê: “as grandes reformas de fundo 
só poderão ser adotadas no âmbito da futura Assembleia Nacional Constituinte” (anexo à Lei 
3/74 de 14 de maio).

Suzana Cavaco



404

Por via da nacionalização da banca, das empresas seguradoras e outras, o Estado, em 
novembro de 1975, era, direta ou indiretamente, titular (“de mais de 20% do capital social ou 
credor por empréstimos ou dação de garantias correspondentes, em globo, a mais de 50% do 
ativo total, líquido de amortizações, e excluindo contas de ordem, constante do último balan-
ço aprovado”), de oito empresas detentoras de jornais diários:

— Sociedade Nacional de Tipografia, S. A. R. L., proprietária do jornal O Século, além de outras 

publicações periódicas;

— Empresa Nacional de Publicidade, S. A. R. L., proprietária do Diário de Notícias;

— Sociedade Gráfica de A Capital, S. A. R. L., proprietária de A Capital;

— Empresa do Jornal de Notícias, S. A. R. L., proprietária do Jornal de Notícias;

— Renascença Gráfica, S. A. R. L., proprietária do Diário de Lisboa;

— Sociedade Industrial de Imprensa, S. A. R. L., proprietária do Diário Popular;

— Empresa de O Comércio do Porto, S. A. R. L., proprietária de O Comércio do Porto;

— Empresa do Jornal do Comércio, S. A. R. L., proprietária do Jornal do Comércio. 

(Diário do Governo, de 27 de novembro de 1975, segundo suplemento).

Por Resolução do Conselho de Ministros de 12 de agosto de 1975, presidido por Vasco 
Gonçalves, o sector da imprensa diária a cargo do Estado foi declarado “em crise”, preven-
do-se introduzir nessa imprensa “no mais breve prazo”, “a política de austeridade que o País 
inadiavelmente exige” (Diário do Governo, de 27 de agosto de 1975).

A 27 de novembro de 1975, dois dias após o 25 de novembro, perante a “crise” do setor da 
Imprensa, o Conselho da Revolução resolveu demitir imediatamente todos os membros em 
exercício da administração daquelas empresas e dissolver as direções, incluindo diretores-
-adjuntos e subdiretores, e conselho de redação. Resolveu também suspender a publicação 
dos jornais e revistas editados por aquelas empresas até à nomeação pelo Governo, de novos 
administradores (“dentro do prazo de dez dias, a contar da data desta resolução”), “conco-
mitantemente com necessária medida de intervenção em todas as referidas empresas”. O 
Conselho da Revolução recomendou ao Governo que tomasse “medidas de reestruturação 
do sector da informação escrita, nomeadamente das empresas estatizadas, tão urgentemen-
te quanto possível”. Essas medidas tinham também em vista “Reduzir o número de empresas 
estatizadas ou, no mínimo, dos jornais, e eventualmente outras publicações por elas edita-
das”, para assegurar a viabilidade financeira das empresas e órgãos de informação resultan-
tes dessa reestruturação. 

O Conselho da Revolução entendia que perante empresas “fortemente deficitárias” — 
com um deficit global mensal da ordem dos 50 milhões de escudos, a sua massa salarial mensal 
da ordem dos 45 milhões de escudos e o seu débito global perante a banca ou empresas nacio-
nalizadas da ordem de mil milhões de escudos — “se não justifica a existência, só no sector 

Suzana Cavaco



405

estatizado, de cinco diários matutinos e três vespertinos, a que acrescem os matutinos e ves-
pertinos privados, alguns dos quais já ou a caminho de justificarem medidas de assistência ou 
intervenção”. Naquela Resolução de 27 de novembro de 1975, o Conselho da Revolução lamen-
tava que as referidas empresas estatizadas laborassem “em regime de total autonomia”, em ter-
mos de composição, impressão, e distribuição, o que representava “duplicação, e consequente 
inutilização de circuitos, com reduzido índice de ocupação do equipamento e dos serviços”. Ou 
seja, o Conselho da Revolução defendia a concentração de mercado e de propriedade no setor 
da informação jornalística. Isto, apesar de no programa do Governo Provisório, aprovado pela 
Junta de Salvação Nacional em Maio de 1974 (Decreto-Lei 203/74 de 15 de maio), se prever a 
“montagem de esquemas antimonopolistas em matéria de informação”.

Em 1976, uma das primeiras medidas do Primeiro Governo eleito democraticamente 
por sufrágio universal foi nacionalizar as posições sociais não pertencentes direta ou indire-
tamente ao Estado no capital de quatro sociedades anónimas — Empresa Nacional de Publi-
cidade (editora do Diário de Notícias) Sociedade Nacional de Tipografia (editora de O Século), 
Sociedade Industrial de Imprensa (Diário Popular), e Sociedade Gráfica de A Capital (A Ca-
pital). No Decreto-Lei 639/76 de 29 de Julho de 1976 afirma-se que todas essas “empresas 
editoras de publicações periódicas ditas estatizadas” se encontravam “em situação de falên-
cia técnica” e que, apenas tinham podido subsistir “à custa de empréstimos da banca nacio-
nalizada garantidos ou não por aval do Estado, devem hoje ao sector público — ultrapassada 
a sua capacidade de endividamento — mais do que valem.” Para enfrentar a crise do sector 
da informação escrita estatizada, esse diploma estabelecia a fusão (“por incorporação”) de 
quatro empresas, duas a duas, resultando na Empresa Pública dos Jornais Notícias e Capital 
(EPNC); e na Empresa Pública dos Jornais Século e Popular (EPSP). O Estado explicará mais 
tarde essa medida de concentração dois a dois: 

Tratou-se, nessa altura, de ensaiar uma estratégia de concentração empresarial, com vista à obten-

ção de economias de escala. Cada jornal tinha a sua estrutura de composição, de impressão e de dis-

tribuição, as suas instalações e os seus serviços administrativos de apoio autónomos. Vindos todos 

eles, por força das circunstâncias, à titularidade do mesmo dono, afigurou-se um desperdício essa 

multiplicação inútil de estruturas, e uma boa medida a concentração 2 a 2, e mais tarde num só, dos 

equipamentos, dos circuitos de distribuição, dos serviços administrativos e de contabilidade. (Re-

solução do Conselho de Ministros 44/83, in Diário da República, Série I, de 24 de setembro de 1983).

Contudo, a situação não melhorou.
“Apesar de ter sido instrumento já muito importante da política económica do Estado 

Novo, o controle de preços tornou-se ainda mais generalizado e apertado nos primeiros anos 
após o 25 de Abril”, afirma Silva Lopes (2002, p. 296). Porém, em relação à venda de jornais, 
o novo regime atuou (aparentemente) de forma diferente. Pelo Decreto-Lei 645/76 de 30 de 

Suzana Cavaco



406

julho, os preços de venda ao público, as tabelas de publicidade e as margens de comerciali-
zação das publicações periódicas passam a ser estabelecidos “livremente” pelas respetivas 
empresas editoras. Porém, a alteração do preço de venda ao público dos jornais estatizados 
estava dependente da autorização, em despacho, dos Ministros da Comunicação Social e das 
Finanças (Despacho conjunto in Diário do Governo, 27 de setembro de 1976). O aumento 
de preço foi autorizado nesse Despacho Conjunto de setembro de 1976. Ainda assim, a livre 
comercialização apresenta-se-nos aparente atendendo a que quase toda a imprensa diária 
de Lisboa e Porto (à exceção de poucos, como O Primeiro de Janeiro) era detida por empresas 
estatizadas ou sob intervenção do Estado. 

Conclusão

Entre o golpe militar de 28 de maio de 1976 e o 14 de julho de 1976, altura em que foi 
eleito por sufrágio universal o primeiro Presidente da República, há uma distância de meio 
século. Durante esse período, a comunicação social esteve sob controlo político que não dei-
xou de recorrer à ajuda militar para se impor.

A imprensa, pouco depois do golpe de 28 de maio de 1926, foi informada pela Polícia 
Cívica que passaria a estar sujeita a censura. Estava nessa altura convencida de que a censura 
existiria por pouco tempo; mas não foi assim que aconteceu. Construído sobre o alicerces 
autoritários da Ditadura Militar, o Estado Novo — que durará até 1974 — assumiu constitucio-
nalmente em 1933 uma perspetiva autoritária e paternalista em relação à imprensa. Durante 
décadas, amordaçou a imprensa com controlos preventivos discriminatórios.

Manipulava-se a concorrência, beneficiando uns e sufocando/evitando/eliminando os 
inconvenientes. Mas, aqueles que eram favorecidos por exemplo por subsídio indireto (atra-
vés da publicidade de organismos do Estado) estavam sujeitos à pressão política, pois tratava-
-se simultaneamente de um incentivo e de uma ameaça para não prevaricarem. 

A censura/exame prévio impossibilitava a imprensa de satisfazer as necessidades infor-
mativas do público leitor, independentemente do investimento que a imprensa tivesse feito 
em trabalho e material. O caráter perecível da informação jornalística era incompatível com 
as delongas nas decisões da Censura, que variava de censor para censor. O Estado Novo es-
forçou-se por impor um discurso moral e político uniformizado, proibindo o debate plural, ou 
opiniões desviantes da linha oficial, ou sequer a publicação de qualquer informação que não 
lhe conviesse. A autocensura era uma das virtudes convenientes ambicionadas por Salazar, 
desejando que a Imprensa lhe fosse laudatória ou pouco mais do que a extensão do Diário do 
Governo. O “Governo conseguiu disciplinar a Imprensa” afirmou Salazar, para quem havia 
“menos desvantagem em não se deixar criticar do que em não se fazer obedecer”. Com Cae-
tano não foi muito diferente.

Suzana Cavaco



407

Procurando explorar o poder simbólico das palavras, Caetano fez várias alterações que 
não passavam de meras manobras cosmética. Não prescindiu da censura, crismada agora de 
exame prévio. Preferiu estimular o mercado, acabando com a autorização prévia e a caução. 
Esta última era geradora de relações de dependência que fragilizavam a imprensa e o jorna-
lismo. Ainda assim, o Estado Novo mantinha-se interventor, agindo nos bastidores consoan-
te os interesses do Governo. O caso do aumento de preço de venda dos jornais é um exemplo 
de como o poder político podia agir egoisticamente/oportunisticamente apesar do impacte 
negativo que tal poderia ter nas empresas jornalísticas e na qualidade dos produtos. 

Portanto, um jornalismo omisso e/ou mutilado tendencialmente amorfo e/ou acrítico 
e/ou reverente não atraia leitores nem era cativante. Atendendo ao poder simbólico do jorna-
lismo capaz de modelar a perceção, torna-se impossível quantificar as externalidades negati-
vas geradas pelas políticas de informação que vigoraram no país durante décadas. 

Com o golpe militar de 25 de Abril, Portugal mudou. E a imprensa também. Mas tam-
bém se registaram falsas alterações.

O posicionamento estratégico dos partidos políticos passou pela Imprensa. Esta trans-
formou-se numa espécie de microcosmo de fronteiras muito porosas onde os agentes polí-
ticos, militares, laborais e jornalísticos se digladiavam na definição do rumo e natureza po-
lítica, económica e social do novo regime. As fortes divergências políticas sobre o processo 
de democratização do país levaram as partes em confronto a controlar/silenciar os meios de 
comunicação social. Em nome da Liberdade e da Democracia/Revolução.

Apesar das virtualidades do Conselho de Imprensa , a quem competia “salvaguardar a 
liberdade de imprensa, nomeadamente perante o poder político e poder económico”, pare-
ce-nos evidente que este mecanismo de media accountability teve muito pouco poder de in-
fluência perante um país em convulsão.

O caso República é bem ilustrativo deste período conturbado da imprensa portuguesa. 
Este o jornal foi suspenso e as instalações seladas por forças militares na madrugada do seu 
64º aniversário. Isto ocorreu em maio de 1975. Os resultados da Editorial República relativos ao 
exercício de 1974 eram francamente positivos, uma vez que não só a empresa deu lucro depois 
de anos de prejuízo; como era nesse ano uma exceção na Imprensa diária em termos de resul-
tados. Em 1975, a crise profunda em que mergulhava a Imprensa diária portuguesa agravou-se.

Todavia, o novo regime democrático “herdara” um conjunto de empresas jornalísti-
cas com resultados líquidos negativos. Na verdade, a intervenção governamental do Estado 
Novo e a instrumentalização da imprensa também não haviam sido favoráveis ao desempe-
nho económico das empresas jornalísticas.

Em conclusão, quer no Estado Novo, quer no início do novo regime, as políticas da 
informação foram influenciadas, não só pelas ideias políticas e económicas, como também 
pela confusão entre interesse publico e interesses particulares (por exemplo, dos partidos, 
dos governantes).

Suzana Cavaco



408

Ainda que se reconheça que o jornalismo, enquanto “parte ativa e empenhada do com-
bate político”, se tenha revelado “uma atividade com um impacte político como nunca voltou 
a ter, em Portugal”, este estudo fornece evidências de que o exercício do jornalismo como 
agente partidário pode não favorecer a saúde económica das empresas.

Suzana Cavaco



409

Bibliografia
Antunes, J. F. (1994). Salazar e Caetano: cartas secretas 

(1932-1968). Difusão Cultural.
Balsemão, F. P. (1971). Informar ou depender? Edições Atica.
Baker, C. E. (2004). Media, markets, and democracy. Cam-

bridge University Press.
Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Difel.
Bourdieu, P. (1992) Economia das trocas simbólicas. Editora 

Perspectiva.
Bourdieu, P. (1997) Sobre a televisão. Celta Ed.
Cabral, L. (1994). Economia industrial. McGraw-Hill.
Cabrera, A. (2006). Marcello Caetano: poder e imprensa. Li-

vros Horizonte.
Caetano, M. (1935). Lições de direito corporativo. s/e.
Caetano, M. (1941). Problemas da revolução corporativa. 

Editorial Acção.
Caetano, M. ([1958]). Páginas inoportunas. Bertrand.
Caetano, M. (1959). Curso de ciência política e direito consti-

tucional. Coimbra Editora.
Caetano, M. (1971). Ensaios pouco políticos. Editorial Ver-

bo.
Caetano, M. (1974). Depoimento. Distribuidora Record.
Caetano, M. (2000). Minhas memórias de Salazar. Verbo.
Cádima, F. R. (2022). Os presidentes, a política e os media: 

uma história do 25 de Abril. D. Quixote.
Carvalho, A. A. (1973). A censura e as leis de imprensa. Seara 

Nova.
Carvalho, A. A., Cardoso, A. (1971). Da liberdade de im-

prensa. Editora Meridiano.
Cavaco, S. (2012). Mercado media no período marcelista: os 

media no cruzamento de interesses políticos e negócios 
privados. Edições Colibri.

Cavaco, S. (2019). Imprensa portuguesa no fim do Es-
tado Novo: consumo e contextos. Media & Jornalis-
mo, (19)35, 85-100. https://doi.org/10.14195/2183-
5462_35_6

Comissão do Livro Negro Sobre o Regime Fascista (1980). 
A política de informação no regime fascista. Vol. I. 
C.L.N.S.R.F.

Conselho de Imprensa (1979). A imprensa escrita em Portu-
gal. Conselho de Imprensa.

Correia, F. & Baptista, C. (2010). Memórias vivas do jorna-
lismo. Editorial Caminho.

Croteau, D. & Hoynes, W. (2001). The business of media: 
corporate media and the public interest. Pine Forge 
Press.

Toussaint-Desmoulins, N. (2004). L’économie des médias. 
Puf.

Doyle, G. (2013). Understanding media economics. Sage.
Fernandes, B. H. (1973). Portugal através de alguns núme-

ros. Prelo Editorial.
Figueira, J. (2014). Caso República: a morte de um jornal 

cansado de lutar, in M. I. Rezola & P. M. Gomes (2014). 
A revolução nos média (pp. 53-78). Tinta-da-China. 

Godinho, J. M. [1973]. Carta aberta ao presidente do conse-
lho: análise de um regime. Cadernos República.

Hallin, D. C. & Mancini, P. (2004). Comparing media sys-
tems: three models of media and politics. Cambridge 
University Press.

Hoskins, C., McFayden, S. & Finn, A. (2004). Media eco-
nomics: applying economics to new and traditional Me-
dia. Sage.

Krugman, P. & Wells, R. (2018). Microeconomics. Macmil-
lan Learning.

Lemos, M. M. (2006). Jornais diários portugueses do século 
XX: um dicionário. Ariadne Editora.

Lima, H. (2011). A imprensa portuense e os desafios da mo-
dernização. Livros Horizonte.

Lopes, J. S. (2002). A economia portuguesa desde 1960. Gra-
diva.

Maddison, A. (1991). Dynamic forces in capitalist develop-
ment: a long-run comparative view. Oxford University 
Press.

Mankiw, N.G. (2012). Essentials of economics. South-West-
ern Cengage Learning.

McQuail, D. (2003). Teoria da comunicação de massas. Fun-
dação Calouste Gulbenkian.

Mesquita, J. (2005) Quando um jornal se torna o prota-
gonista da luta política. Jornal de Notícias, 19 de maio 
de 2005. https://www.jn.pt/arquivo/2005/quando-
-um-jornal-se-torna-o-protagonista-da-luta-politi-
ca-481338.html 

Mesquita, M. (1996). Os meios de comunicação social, in 
A. Reis (coord.). Portugal: 20 anos de democracia (pp. 
360-405). Temas e Debates.

Moura, F. P., Neves, M., Fernandes R. & Zenha, S. (1968). 
O estatuto da imprensa. Prelo Editora.

Palla, M. A. (1990). A liberdade de imprensa entre o poder 
e a independência. In A. Reis (dir.) Portugal Contempo-
râneo (Vol. VI, pp. 271-280). Publicações Alfa.

Pires, J. C. (1970). Técnica do golpe de censura, in J. C. Pi-
res, E agora, José? Publicações Dom Quixote.

Rebelo, J. (2018). República. In A. Reis, M. I. Rezola & P. B. 
Santos (coord). Dicionário de História de Portugal: o 25 
de Abril. Figueirinhas.

Rego, R. (1969). A censura prévia administrativa, in II 
Congresso Republicano de Aveiro: Teses e Documentos. 
Seara Nova.

Rezola, M. I. (2007). 25 de Abril: mitos de uma revolução. 
Esfera dos Livros.

Rezola, M. I. (2019). Romper com o passado: a Revolução 
nos Média (Portugal, 1974-1975). Media & Jornalis-
mo, (19)35, 249-262. https://doi.org/10.14195/2183-
5462_35_17

Salazar, A. O. (2007). Como se ergue um Estado. Esfera do 
Caos.

Samuelson, P. A. & Nordhaus, W. D. (2010). Economics. 
McGraw-Hill.

Soares, M. (1974). Portugal Amordaçado: depoimento sobre 
os anos do fascismo. Arcádia.

Stiglitz, J. E. (2019). People, power, and profits: progressive 
capitalism for an age of discontent. W. W. Norton & 
Company.

Weber, M. (2017). A ciência e a política como ofício e voca-
ção. Antropos.

Suzana Cavaco

https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_6
https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_6
https://www.jn.pt/arquivo/2005/quando-um-jornal-se-torna-o-protagonista-da-luta-politica-481338.html
https://www.jn.pt/arquivo/2005/quando-um-jornal-se-torna-o-protagonista-da-luta-politica-481338.html
https://www.jn.pt/arquivo/2005/quando-um-jornal-se-torna-o-protagonista-da-luta-politica-481338.html
https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_17
https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_17

